![]() |
Foto: Divulgação |
O Chile mostrou, mais uma vez, porque é considerado um dos principais produtores de vinho do mundo. No dia 14 de agosto, São Paulo recebeu o Wines of Chile Grand Tasting 2025, realizado no sofisticado Hotel Rosewood, reunindo vinícolas icônicas, novas propostas e experiências enoturísticas em um dos maiores encontros anuais do setor no Brasil.
Com rótulos que percorrem os terroirs de norte a sul do Chile, o evento destacou a diversidade, a sustentabilidade e a inovação que marcam a vitivinicultura chilena. E os números confirmam o sucesso junto ao público brasileiro: de janeiro a junho deste ano, o Brasil manteve-se como principal destino das exportações de vinhos chilenos, com crescimento de 6,67% em valor e 11,06% em volume em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados da Intelvid.
Masterclasses: legado e identidade costeira
A programação começou com duas masterclasses conduzidas pela jornalista Suzana Barelli, com a participação de enólogos das vinícolas que integraram os painéis.
“As masterclasses contaram com exemplares que traduzem, por meio de um trabalho talentoso, a natureza e a geografia privilegiadas do Chile. Somadas ao walk around, ofereceram uma excelente amostra da nossa pioneira, inovadora e vibrante indústria”, destacou Angélica Valenzuela, diretora comercial da Wines of Chile.
Walk Around Tasting: ícones e diversidade
Após as provas comentadas, os convidados circularam pelos salões do Rosewood no concorrido Walk Around Tasting, que reuniu uma seleção de 23 vinícolas:
Aresti, Carmen, Casa Silva, Concha y Toro, Encierra, Escudo Rojo, Garcés Silva, Indómita, Invina, Koyle, Las Veletas, Maquis, Matetic, Montes, MontGras, Odfjell Vineyards, Pérez Cruz, Requingua, Santa Ema, Santa Rita, Siegel, TerraNoble, Ventolera e Viu Manent.
Pela segunda vez consecutiva, o evento contou com uma área dedicada ao enoturismo, um dos setores mais atrativos para os brasileiros que visitam o Chile. No espaço organizado com apoio da Chile Travel, os visitantes puderam conhecer roteiros exclusivos oferecidos por vinícolas como Concha y Toro, Encierra, Matetic, Santa Rita e Viu Manent.
As experiências unem vinhos de excelência, hospitalidade, paisagens deslumbrantes e a rica herança cultural do país, reforçando o protagonismo chileno não apenas no mercado de vinhos, mas também no turismo internacional.
Conexão Chile-Brasil
Com crescimento consistente no consumo de vinhos chilenos e número recorde de turistas brasileiros no país, o Grand Tasting 2025 reforça os laços entre as duas nações. Mais do que uma vitrine para rótulos consagrados, o evento consolida o Chile como origem premium, inovadora e sustentável, alinhada às preferências do consumidor brasileiro.
Mais informações: www.winesofchile.org | @winesofchilebr
Galeria de Fotos: