Informes - GERAIS

Dia Nacional do Ciclista: Monte Verde (MG) celebra data com tetracampeão de mountain bike

20 de Agosto de 2025

Vice-líder da categoria elite, Siliano de Souza mira pentacampeonato da Liga de Downhill; semestre terá Pedal nas Montanhas e outros eventos com bicicleta no distrito de Camanducaia

Siliano de Souza, ciclista de Monte Verde, conquistou o título da categoria elite nas últimas quatro temporadas da Liga de Downhill de mountain bike

Considerado um destino excelente para quem gosta de pedalar enquanto desfruta das paisagens exuberantes da Serra da Mantiqueira, Monte Verde (MG) possui diversos outros motivos para comemorar o Dia Nacional do Ciclista, celebrado nesta terça-feira (19 de agosto). O distrito de Camanducaia, localizado no Sul de Minas a apenas 160km de São Paulo, conta com um atleta que se mantém como destaque no cenário do mountain bike nacional e terá também uma agenda cheia de eventos de ciclismo neste segundo semestre.

Patrocinado pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) desde 2021, Siliano de Souza subiu ao pódio das últimas duas etapas da Liga de Downhill ao chegar na terceira colocação na prova de Bueno Brandão (MG), em abril, e depois ao repetir a mesma posição na disputa de Monteiro Lobato (SP), em junho. Antes disso, o ciclista abriu a sua participação no calendário deste ano com um quinto lugar em Socorro (SP), em fevereiro. Com esse desempenho, ele é o atual vice-líder da categoria elite, com 28 pontos, atrás apenas de Pedro Rosseto, de Campinas, que soma 35.

Vale destacar que o atleta busca o pentacampeonato após ter ficado com o título nas quatro últimas temporadas. E o seu próximo desafio será justamente em Camanducaia, que abrigará a quarta fase da competição nos dias 30 e 31 de agosto. Em seguida, ocorrerão três corridas no estado de São Paulo, em Ilhabela, Vinhedo e Atibaia, respectivamente em setembro, outubro e novembro, antes da prova final prevista para dezembro, ainda em local a ser definido. “O atual primeiro colocado vem andando forte neste ano, mas estou treinando muito e vou para cima com tudo para conseguir defender os quatro anos de invencibilidade em disputas para ser o campeão da Liga de Downhill”, projeta Siliano, que nesta temporada também conquistou um oitavo lugar na categoria Master A1 no Campeonato Brasileiro, no mês passado, em Sapiranga (RS), onde a sua prova teve a participação de outros 25 competidores.

Apesar de vir acumulando resultados expressivos nas pistas nos últimos anos e de ter fechado 2023 no top 20 do ranking nacional da categoria elite de sua modalidade no mountain bike, Siliano nunca pôde se dedicar exclusivamente à carreira de atleta. O ciclista continua conciliando a rotina de treinos com outra atividade que também exige uma boa condição física: a profissão de pedreiro, ofício que ele segue exercendo em Monte Verde e cumpriu recentemente até mesmo em sua própria moradia. “Agora vai ter a etapa em Camanducaia da Liga de Downhill e eu estou com uma expectativa boa para alcançar um bom resultado nessa pista, que eu conheço muito bem, mas, neste ano, confesso que ainda não consegui treinar como gostaria porque precisei me dedicar a terminar a minha casa, que, graças a Deus, acabei de construir há três meses”, destaca.

Eventos movimentam Monte Verde e ajudam atleta

Em 2025, Monte Verde já contou com diversos eventos de sucesso com bicicletas, como o passeio ciclístico Pedal Luz e um desafio de mountain bike, ambos em janeiro, e a corrida de aventura Haka Race, em março. E o calendário de atrações para quem gosta de pedalar seguirá altamente movimentado neste segundo semestre no distrito, onde, no próximo final de semana, provas de MTB integrarão o programa de modalidades do 1º Festival de Montanha e Desafio Trail Running Serra dos Poncianos, organizado pela Associação Monte Verde de Esportes de Montanha (AMVEM), com apoio da Prefeitura de Camanducaia.

Depois disso, a agenda ciclística do destino terá a terceira e a quarta etapa da Copa Kids de Trail Running e Mountain Bike, respectivamente em 28 de setembro e 21 de dezembro; o Tour da Roça de Mountain Bike, entre os dias 24 e 26 de outubro, além do Pedal nas Montanhas, em 16 de novembro.

Ao comentar sobre os eventos, Siliano revela que pretende usar ao menos uma dessas atrações ciclísticas, além de um evento de corrida, como treino para as suas próximas competições. “Será bom para intensificar os meus treinamentos e para melhorar o meu preparo físico, pois atualmente estou tendo menos tempo para treinar, sendo que, neste segundo semestre, além das etapas do calendário da Liga de Downhill, eu pretendo disputar o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Enduro, em outubro, em São José dos Campos (SP), e a Descida das Escadarias de Santos (maior e mais tradicional prova de downhill urbano do Brasil, cuja data ainda não foi definida para a edição de 2025)”, ressalta o ciclista.

Entre os eventos para quem gosta de correr neste segundo semestre, além do 1º Festival de Montanha e Desafio Trail Running Serra dos Poncianos e das duas últimas etapas da Copa Kids, haverá também em Monte Verde a Corrida Bauer, marcada para 27 de setembro. “O calendário esportivo deste ano do nosso distrito está repleto de ótimas atrações e, quem participar dos próximos eventos, viverá experiências inesquecíveis. Não apenas pelos desafios que irá enfrentar, mas pelo privilégio de poder percorrer paisagens deslumbrantes ao longo dos trajetos da natureza local”, ressalta Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

Comentários
Assista ao vídeo