Informes - GERAIS

Bruce Gomlevsky estrela nova montagem de “Hamlet", de William Shakespeare, em tradução inédita

11 de Agosto de 2025

Espetáculo faz parte da ocupação da Cia Teatro Esplendor, que está comemorando 15 anos, no Teatro III, e estreia dia 15 de agosto

Créditos: Guilherme Scarpa

“Ser ou não ser? Esta é a questão!”. Tradução inédita do imortal da ABL Geraldo Carneiro, a clássica peça “Hamlet", de William Shakespeare, ganha releitura contemporânea e inovadora pelas mãos de Bruce Gomlevsky, que viverá no palco o príncipe dinamarquês, e também assinará a direção do espetáculo com o qual celebra os 15 da Cia Teatro Esplendor. A estreia é no dia 15 de agosto e a peça faz parte da ocupação que a companhia faz de julho a setembro no Teatro III do CCBB Rio.

Considerada uma das maiores tragédias já escritas, “Hamlet” narra a jornada do jovem príncipe da Dinamarca, que retorna ao castelo de Elsinore após a morte do pai. Ao chegar, descobre que sua mãe, Gertrudes, casou-se com seu tio Cláudio — que agora ocupa o trono. O fantasma do antigo rei aparece para Hamlet e revela ter sido assassinado por Cláudio.

A partir disso, ele mergulha numa busca obsessiva por vingança, que o leva a questionamentos sobre a existência, o destino e a própria loucura. Para desmascarar o crime, ele finge-se de insano, confronta seus aliados e inimigos, e se vê envolvido em uma trama trágica que culmina em um duelo fatal e no colapso de toda a corte.

A nova montagem da Cia Teatro Esplendor propõe uma abordagem intensa, emocional e física — construída ao longo de mais de 11 meses de laboratório nos ensaios — ao mesmo tempo em que preserva a força da poesia shakespeariana. A encenação evidencia os conflitos morais e psicológicos do protagonista e o embate entre aparência e verdade, razão e instinto, poder e corrupção. A adaptação também busca um diálogo direto com o mundo contemporâneo, jogando luz sobre os dilemas éticos que atravessam a sociedade.

“Há muitos anos sonho em fazer ‘Hamlet’ como ator. É uma experiência mágica, falar esse texto é pedagógico, como uma aula de teatro, muito rico sobre a condição humana. É muito vasto, trágico e cômico. O príncipe é vilão e herói, cheio de camadas, e muito complexo, agora me sinto pronto para interpretar esse personagem”, conta Bruce, que também vai dirigir a montagem.

Como de costume, o encenador vai revolucionar e oferecer uma releitura absolutamente original da peça de Shakespeare, em que o público estará dentro da cena. “A plateia poderá assistir à peça de diversos ângulos, a cada ato, e será provocada a se mover. Vamos incorporar elementos da nossa contemporaneidade, como a inteligência artificial. Geraldo Carneiro é um grande poeta e tradutor de Shakespeare e conseguiu manter a poesia do texto de forma absolutamente popular e comunicativa, bastante fluída. A peça escrita no início do século XVII dialoga com questões político-sociais dos dias de hoje", acrescenta.

Entre elas, está a escalação da atriz trans Alitta de Léon, para viver a Princesa Fortimbrás, da Noruega. “É um personagem que muitas vezes é cortado nas adaptações, mas que tem grande importância, pois simboliza uma nova era. Aqui funciona como a destruição do patriarcado. Isso ajuda o público a se conectar com questões de 2025”, reflete.

O elenco conta ainda com Daniel Bouzas como Laertes; Glauce Guima como Ofélia, Gustavo Damasceno no papel do rei Cláudio; Jaime Leibovitch como Polônio e o coveiro; Ricardo Lopes como Horácio e o fantasma; Sirlea Aleixo na pele da rainha Gertrudes; Maria Clara Migliora como Guildenstern; Tamie Panet interpretando Rosencrantz, e ainda Aquarela Neves e Guilherme Pinel. O cenário é assinado por Nello Marrese, a direção de produção é de Gabriel Garcia.

A montagem faz parte da ocupação comemorativa de 15 anos da Cia Teatro Esplendor no CCBB Rio, reafirmando o compromisso do grupo com a experimentação estética, o aprofundamento dramatúrgico e a reinvenção de grandes obras do repertório nacional e mundial. “Hamlet” promete uma experiência teatral arrebatadora, em que o corpo, a palavra e a memória se entrelaçam para lançar o espectador em um turbilhão de emoção e pensamento.

SOBRE A CIA TEATRO ESPLENDOR

Fundada em 2010, a Cia Teatro Esplendor é considerada uma das mais relevantes da cena teatral carioca. Com uma linha de pesquisa que mescla rigor físico e profundidade dramatúrgica, a companhia coleciona prêmios importantes. Bruce Gomlevsky foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Diretor por “Festa de Família” (2009) e “O Funeral” (2014), espetáculo que também rendeu à Cia o Prêmio Cesgranrio de Melhor Espetáculo.

Em 2012, “O Homem Travesseiro” conquistou os prêmios APTR de Melhor Diretor, Melhor Espetáculo e Melhor Ator, com atuação marcante de Tonico Pereira, também laureado por “A Volta ao Lar”. A companhia ainda foi reconhecida com o Prêmio Questão de Crítica pelo conjunto de sua proposta estética e dramatúrgica.

Entre os maiores sucessos recentes, “Um Tartufo” recebeu indicações ao Shell e Cesgranrio nas categorias de figurino, iluminação e inovação, consolidando a força visual da Cia. Já "Outra Revolução dos Bichos” teve sua versão original encenada em 2022 com 20 atores no Espaço Sérgio Porto, com sessões lotadas e repercussão crítica. Em 2023, a montagem foi reescrita como monólogo e voltou a brilhar, agora nas mãos de Damasceno.

Além do teatro, Gomlevsky também recebeu o Prêmio Platino por sua atuação na minissérie “Desalma”, da Globoplay, reafirmando seu alcance nas artes cênicas e audiovisuais.

FICHA TÉCNICA

Texto: William Shakespeare

Tradução: Geraldo Carneiro

Direção: Bruce Gomlevsky

Elenco: Bruce Gomlevsky, Gustavo Damasceno, Ricardo Lopes, Glauce Guima, Sirléa Aleixo, Jaime Leibovitch, Daniel Bouzas, Maria Clara Migliora, Tamie Panet, Alitta de Léon,

Aquarela Neves e Guilherme Pinel

Cenário: Nello Marrese

Figurino: Maria Callou

Caracterização: Mona Magalhães

Trilha Sonora Original: Sacha Amback

Fotos: Dalton Valério

Programação visual: Amarildo Moraes

Assessoria de imprensa: Dobbs Scarpa

Direção de produção: Gabriel Garcia

SERVIÇO

Temporada: 15 de agosto a 08 de setembro de 2025

Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro III

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Dias e horários: Quarta a segunda, às 19h, dom, às 18h

Duração: 2h20 (aproximadamente).

Capacidade: 30 lugares. Classificação etária: 18 anos.

Ingressos: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia)

Vendas: Bilheteria do CCBB ou pelo site www.ccbb.com.br

Comentários
Assista ao vídeo