Operação Selo Fantasma resgatou vinte pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro.
![]() |
Foto: Divulgação/ PF |
A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou, nesta terça-feira (5/8), a Operação Selo Fantasma, com o objetivo de desarticular organização criminosa responsável pela falsificação de anilhas metálicas e documentos fiscais utilizados para dar aparência de legalidade ao comércio irregular de aves silvestres em todo o país.
As equipes cumpriram mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal em São Paulo, numa fábrica clandestina de anilhas metálicas, na capital paulista. No local, foram localizados e apreendidos 20 pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro, 13 gaiolas, diversas anilhas falsificadas, documentos e o telefone celular do principal investigado.
As aves resgatadas foram encaminhadas a um Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), onde receberão cuidados veterinários antes da possível reintrodução ao habitat natural.
O investigado poderá responder pelos crimes de falsificação de documento público, uso de documento falso, manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro e maus-tratos a animais.