Ivan Lins celebra 80 anos com um show especial
Em comemoração aos 30 anos do Tokio Marine Hall, uma das casas de espetáculos mais icônicas de São Paulo
![]() |
Ivan Lins | Foto: Divulgação |
Ivan Lins comemora seus 80 anos cercado por sucessos, lembranças, família e amigos, no dia 01 de agosto. A apresentação faz parte da programação comemorativa que celebra as três décadas de história do espaço, a casa mais antiga em funcionamento da cidade de São Paulo, palco de grandes nomes da música nacional e internacional, e referência em cultura, entretenimento e experiências inesquecíveis.
No roteiro de Ivan Lins 80, alguns dos seus grandes sucessos, como “Madalena”, “Vitoriosa” e “Lembra de mim”. No show em que comemora seus 80 anos de vida (e 55 de carreira), Ivan Lins não tem nenhuma intenção de privar seu público de entoar versos e melodias que marcaram gerações. Mas numa obra tão monumental (e tão internacional), é de se esperar que alguns “lados B” e pérolas preferidas do artista também deem o ar da graça. Afinal, o aniversariante é ele, que garante: “O presente será para todo o meu público e terá um gostinho especial”.
O roteiro, quase sempre agrupado em blocos, aborda alguns dos temas mais recorrentes de sua obra. Seu lado romântico, por exemplo, está representado pelos sucessos “O amor é o meu país”, “Iluminados” e “Ai Ai Ai Ai Ai”. Da mesma maneira, o tema dos “relacionamentos conturbados” traz de volta aos seus shows as clássicas “Saindo de mim” e “A Noite”.
Outros temas recorrentes na obra de Ivan são os que versam sobre política e questões sociais. Aqui, o compositor mostra que continua ativo e sincronizado com os dias atuais ao trazer a inédita “Meninos de Gaza”, parceria com Simone Guimarães. Canção essa que se junta à emocionante “Aos nossos filhos” e à combativa “Cartomante”, gravadas por Elis Regina... e assim outro fio da meada está puxado. Afinal, a amiga que ajudou a lançá-lo foi uma de suas grandes intérpretes.
Os letristas e parceiros Ronaldo Monteiro e Vítor Martins também são celebrados. Mas este último ganha um olhar especial no momento do show dedicado a canções regionais, afinal, foi Vítor, natural de Ituverava-SP, quem apresentou a Ivan o universo mais “interiorâno” pra um “litorâneo” Ivan. Com muito lirismo e vozes abertas, “Guarde nos olhos” será entoada, seguida de uma que já se tornou tradição em festas religiosas do interior: “Bandeira do Divino”. Nessa “roda de viola” não pode faltar a recente “Olhos pra te ver”, gravada por Milton Nascimento e Chitãozinho & Xororó.
Mas Ivan tem muitos outros parceiros, no Brasil e no exterior. Estes serão representados por três deles: Paulo César Pinheiro, Celso Viáfora e Chico Buarque, no bloco que traz sambas como “Porta entreaberta”, “Emoldurada” e “Sou eu”, esta última gravada com sucesso por Diogo Nogueira. A direção do espetáculo é do ator e cantor, Claudio Lins, filho de Ivan, que aposta em sua longa trajetória entre teatro e música para envolver o público numa experiência completa. “Sem exageros cênicos, a intenção é criar uma narrativa de contextos musicais calcada na minha própria relação afetiva com a obra dele”, diz Cláudio, que completa: “Queremos brindar o público com um show emocionante ao destacar sua linda relação com a música. Afinal, Ivan Lins nunca fez uma música feia”.
A afetividade também aparece em outras áreas do projeto. A direção de produção está sob responsabilidade de João Lins, empresário e também filho de Ivan, e Carlos Costa, longo companheiro de estrada. E apesar de o próprio Ivan assinar a direção musical, ele não abre mão de receber a contribuição da sua banda base, com quem toca há muitos anos.
Ainda completam o roteiro sucessos como “Começar de novo”, “Vieste”, “Depois dos Temporais”, “Lua soberana”, etc. Quem estiver na plateia de Ivan Lins 80, com certeza será tocado pela beleza e magnitude de sua música, num show que promete ser inesquecível.
Data: 01 de agosto (sexta-feira)
Horário: 22h
Lifetime homenageia divas da música de diferentes gerações
Gloria Gaynor, Britney Spears, Whitney Houston e Keyshia Cole
![]() |
Whitney Houston | Foto: Divulgação |
O Lifetime apresenta um especial dedicado às vozes que marcaram gerações. No dia 28 de julho, a tela do canal se enche de música, emoção e empoderamento feminino, com uma maratona de quatro filmes biográficos que retratam o talento, as lutas e a resiliência de grandes divas como Whitney Houston, Gloria Gaynor, Britney Spears e Keyshia Cole. Uma verdadeira homenagem a mulheres que deixaram uma marca indelével na indústria musical e na vida de milhões de fãs em todo o mundo.
Da febre disco dos anos 70 ao pop dos anos 2000, este especial do Lifetime Movies explora cinco décadas da história da música feminina, começando às 13h com Britney Para Sempre, uma jornada pela vida de Britney Spears que mostra sua ascensão meteórica, sua exposição midiática, seus casos amorosos turbulentos e sua luta para retomar o controle de sua vida. Um olhar cru e humano sobre a princesa do pop que marcou uma geração. Dirigido por Leslie Libman e estrelado por Natasha Bassett como Britney, o filme também tem no elenco Nathan Keyes como Justin Timberlake, Clayton Chitty como Kevin Federline e Nicole Oliver como Lynne Spears, a mãe da cantora. De seu início como uma criança da Disney à sua icônica transformação artística e seus escandalosos anos de crise, este filme captura os momentos mais intensos da vida de uma estrela que, apesar de tudo, permanece de pé.
Depois, às 14h40, chega às telas do Lifetime a cinebiografia Whitney, dirigido pela renomada atriz Angela Bassett. Estrelado por Yaya DaCosta, o filme retrata a carreira de Whitney Houston e seu relacionamento conturbado com Bobby Brown, desde seu auge artístico até seus anos mais sombrios. Com Arlen Escarpeta como Brown e Yolonda Ross como Robyn Crawford, o filme explora o transtorno emocional da vida de Houston, seus conflitos com a família, seu papel no icônico filme O Guarda-Costas e a luta interna entre sua carreira e seus relacionamentos. A história abrange desde os prêmios e sucessos que a consagraram até os momentos mais vulneráveis de sua vida privada.
Às 22h, o Lifetime apresenta seu recente lançamento Gloria Gaynor: I Will Survive, a emocionante cinebiografia que abrange cinco décadas da carreira da rainha da música disco. Estrelado por Joaquina Kalukango, o filme mostra a jornada de Gloria das casas noturnas à consagração mundial com seu hino inspirador I Will Survive, passando por dores pessoais, quedas físicas e um renascimento espiritual por meio do gospel. Este filme, dirigido por Alicia K. Harris e produzido pela jornalista Robin Roberts, também tem a participação de Lance Gross como Linwood Simon, marido e empresário de Gaynor. Com música original, grandes performances e uma história de fé, transformação e força, a produção destaca não apenas o legado musical de Gloria, como também sua capacidade de se reinventar, superar adversidades e brilhar em todas as fases de sua vida.
Finalmente, às 23h40, a maratona culmina com Keyshia Cole: Esta é Minha História, em que a própria artista faz sua estreia como atriz, interpretando a si mesma em um filme profundamente pessoal. Conhecida por sucessos como Love e I Should Have Cheated, Keyshia Cole tornou-se uma figura de destaque no R&B nos anos 2000, mas, por trás de sua aclamação, estava uma história repleta de adversidades: uma infância marcada pelo abandono, o reencontro com sua mãe biológica e uma carreira forjada por talento e determinação. Baseado em sua vida real, o filme biográfico narra sua jornada dos bairros de Oakland ao estrelato como uma cantora multiplatina, sem se esquivar da dor de suas perdas ou da complexidade de seu vínculo com sua mãe, Frankie Lons, interpretada por Debbi Morgan. Uma história crua e emocionante de cura, amadurecimento e fidelidade a si mesma.
Quatro vozes. Quatro jornadas únicas. Quatro histórias profundamente humanas que mostram como, por trás do brilho do palco, cada uma dessas divas enfrentou desafios, sofrimentos e decisões que moldaram sua trajetória. Esta maratona Lifetime é um convite para descobrir — ou redescobrir — a alma das artistas que moldaram diferentes gerações.
Sinopses – 28 de julho
13h – Britney Para Sempre
A produção original Lifetime detalha a meteórica ascensão à fama, a queda e a triunfante ressurreição do ícone pop Britney Spears. Britney (Natasha Bassett) era apenas uma jovem garota de Louisiana, tentando fazer um nome na cena musical. Com um talento inegável, os empresários planejavam todos seus movimentos. Britney encontrou apoio no amigo e cantor pop Justin Timberlake (Nathan Keyes). Tragicamente, enquanto a estrela de Britney continuava a brilhar, sua vida pessoal desmoronou após o divórcio de seus pais e o término do relacionamento, explorado nos tabloides, com Justin.
O comportamento dela rapidamente ofuscou o sucesso, quando o casamento relâmpago com um amigo de infância e, mais tarde, o conturbado casamento com o dançarino Kevin Federline (Clayton Chitty) tornaram-se os assuntos mais comentados do mundo. Com sua vida saindo do controle, Britney chegou ao limite, perdeu a custódia dos filhos e foi colocada sob tutela de seu pai. E, apesar dos problemas do passado, Britney batalhou para reconstruir sua carreira e retomar a antiga glória.
Britney Para Sempre (Britney Ever After, 2017, EUA)
Gênero: cinebiografia
Direção: Leslie Libman
Elenco: Peter Benson, Natasha Bassett, Clayton Chitty
Classificação Indicativa: 14 anos
14h40 – Whitney
Cinebiografia de uma das mais importantes intérpretes de R&B, que também marca a estreia de Angela Bassett, vencedora do Golden Globe e indicada ao Oscar (Tina e American Horror Story) como diretora. Yaya DaCosta (Chicago Fire, Chicago Med) dá vida a Whitney e Arlen Escarpeta (Premonição 5, Além da Escuridão: Star Trek) interpreta Bobby Brown.
Whitney faz uma crônica sobre o relacionamento, sempre presente no noticiário, entre a icônica cantora, atriz, produtora e modelo Whitney Houston e o compositor Bobby Brown – desde o primeiro encontro, o namoro e o tumultuado casamento. O casal de superstars enfrentou dificuldades enquanto lidou com as consequências da fama e da fortuna criadas pela ascensão meteórica de Whitney – que depois iriam arruinar os dois.
As performances musicais de Houston no filme foram realizadas pela cantora Deborah Cox – artista indicada ao Grammy e com alguns discos de platina acumulados na carreira. A trilha sonora inclui os hits de Whitney Greatest Love of All, I’m Your Baby Tonight, I’m Every Woman, além de Every Little Step, de Bobby Brown.
Whitney (Idem, 2015, EUA)
Gênero: cinebiografia, drama
Direção: Angela Bassett
Elenco: Yaya DaCosta, Arlen Escarpeta, Angela Bassett, Yolonda Ross
22h – Gloria Gaynor: I Will Survive
A produção original produzida pela jornalista e apresentadora do Good Morning America, Robin Roberts, narra a extraordinária ascensão à fama da aclamada cantora americana Gloria Gaynor, de seu começo humilde até se tornar uma das vozes mais icônicas da história da música e uma lenda da era disco.
Gloria Gaynor: I Will Survive, protagonizado pela estrela da Broadway e vencedora do Prêmio Tony em 2022, Joaquina Kalukango (Lovecraft Country), no papel de Gaynor, e Lance Gross (Relação em Risco) como o seu marido, Linwood Simon, é uma produção que percorre mais de 50 anos da trajetória da artista na indústria musical. Como "Rainha da Disco Music", Gaynor deixou uma marca inesquecível, e a cinebiografia inclui muitas das músicas que a levaram ao topo das paradas de sucesso — entre elas, seu hino icônico I Will Survive, que dominou as paradas e virou um hino de empoderamento para milhões de pessoas. O filme também aborda os desafios pessoais enfrentados por ela, incluindo a superação de seu longo e turbulento casamento com o marido e empresário.
Gloria Gaynor: I Will Survive (Robin Roberts Presents: I Will Survive: The Gloria Gaynor Story, 2024, EUA)
Gênero: cinebiografia
Direção: Alicia Barris
Elenco: Joaquina Kalukango, Lance Gross
23h40 – Keyshia Cole: Esta é Minha História
A cantora americana indicada ao Grammy Keyshia Cole, dona de sucessos R&B, como Love e I Remember, interpreta a si mesma neste filme biográfico. A produção apresenta desde seu início na música até seu sucesso como artista multipremiada e personalidade televisiva. Em sua história, Keyshia supera uma infância difícil para perseguir o sonho de se tornar cantora. À medida que sua fama começa a crescer, a artista se reencontra com suas duas irmãs, enquanto luta pela saúde de sua mãe biológica.
Keyshia Cole: Esta é Minha História (Keyshia Cole: This Is My Story, 2023, EUA)
Gênero: cinebiografia
Direção: Manu Boyer
Elenco: Keyshia Cole, Lindsey Blackwell, Keon Black
"Altemar Canta Sinatra" com Big Band no Teatro B32
Dia 29 de julho, às 20h30, Altemar Dutra Jr apresenta “Altemar Canta Sinatra” com SP Pops Jazz Band, sob a regência do Maestro Ederlei Lirussi, no Teatro B32, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo.
“Altemar Canta Sinatra” é uma homenagem que o intérprete Altemar Dutra Jr entrega com toda sua intensidade em cada acorde, resultando em um espetáculo repleto de emoção dedicado ao fantástico cantor Frank Sinatra, que é eterna referência de canto, romantismo, bom gosto e repertório sofisticado.
Para o show “Altemar Canta Sinatra” foram cuidadosamente escolhidas músicas que retratam a obra desse intérprete que encantou plateias ao redor do mundo, reis e rainhas se dobraram diante deste talento incomparável.
Na apresentação, Altemar Jr. se entrega profundamente em cada interpretação vocal, com afinação impecável, e sua habilidade em transitar da potência à suavidade, do grave ao agudo, com a Big Band da Corporação Musical Villa-Lobos.
O repertório inclui clássicos eternizados por Sinatra, como “The Lady Is a Tramp”, “My Way”, “Let Me Try Again”, “New York, New York”, entre outras, com um novo olhar sobre a obra do ícone.
*“Cantar Frank Sinatra é mergulhar num universo de elegância, é reverenciar um dos maiores ícones da música mundial. Em cada nota, cada palavra, sinto-me em diálogo com um legado imortal. É um privilégio raro e precioso para qualquer cantor – mais que uma performance, é uma experiência que nos exige respeito e entrega.
Dividir o palco com essa Big Band tão repleta de talentos é uma grande experiência musical. Cada instrumentista acrescenta sua alma e faz o som vibrar, transportando o público e a mim mesmo a um tempo mágico da música. São músicos brilhantes, de uma energia inigualável.
Que este show seja uma noite de emoções intensas, uma noite para recordarmos juntos o inestimável legado de Sinatra”*, reflete o cantor.
Mais do que uma homenagem, “Altemar Canta Sinatra” é um registro histórico e a celebração do que há de melhor na canção romântica de todos os tempos. A música brasileira sempre foi rica de grandes intérpretes e este show vem para comprovar, mais uma vez, que esta tradição de grandes cantores permanece viva na nossa cultura, não só pela qualidade do trabalho de Altemar Jr, mas pelo resgate do melhor que a música internacional já teve, destacando a riqueza e a qualidade de sua própria interpretação.
Altemar Canta Sinatra e a Big Band - Teatro B32
Endereço: Rua Lício Nogueira, 92 - Itaim Bibi, São Paulo – SP.
Data: Terça-feira, 29 de julho
Horário: 20h30
Duração: 60 minutos
Ingressos: A partir de R$ 50,00
Vendas online: Teatro B32
Foto: Altemar Dutra Jr
Lwart Soluções Ambientais celebra 50 anos com show gratuito de Fernando & Sorocaba em Lençóis Paulista
Atração acontece no dia 31 de agosto, no Espaço Facilpa, e faz parte do calendário de celebrações que também conta com a retomada do "Dia de Fazer o Bem", que traz ações voluntárias e arrecadação solidária.
![]() |
Fernando e Sorocaba | Foto: Divulgação |
A Lwart Soluções Ambientais chega aos 50 anos de história celebrando com quem sempre esteve ao seu lado: a comunidade de Lençóis Paulista (SP). Nos dias 30 e 31 de agosto, a empresa irá presentear a cidade com a retomada de um dos eventos mais emblemáticos de sua trajetória, o “Dia de Fazer o Bem”, com uma programação especial marcada por ações solidárias e um grande show gratuito da dupla Fernando & Sorocaba, no domingo (31), no Espaço Facilpa.
Com expectativa de reunir cerca de 10 mil pessoas, o evento integra as comemorações de meio século da empresa e reforça o compromisso da Lwart com a transformação social, o cuidado com o meio ambiente e a valorização das relações com a cidade onde nasceu.
“Chegar aos 50 anos da Lwart Soluções Ambientais é uma conquista que só faz sentido porque sempre estivemos ao lado de uma comunidade que caminhou junto com a gente. Para celebrar essa história, quero convidar todos para um grande show gratuito aqui em Lençóis Paulista, com uma dupla consagrada da música brasileira e várias ações de voluntariado que expressam aquilo em que acreditamos: proximidade, compromisso com o bem coletivo e um olhar constante para o futuro. Mais do que uma festa, essa é uma forma sincera de agradecer, de retribuir e de renovar nosso propósito de transformar, com responsabilidade, inovação e cuidado com as pessoas que fazem parte dessa jornada”, afirma Thiago Trecenti, CEO da Lwart Soluções Ambientais.
Sábado solidário
No sábado (30), a programação começa cedo com diversas ações voluntárias do projeto Sou Bem da Lwart em diferentes pontos da cidade, como a tradicional arrecadação de leite em cinco supermercados das 9h às 19h com doações destinadas à Rede do Câncer:
Gigantão Loja Paraíso - Av. Jácomo Augusto Paccola, 1100
Gigantão Loja Rondon - R. Luiz Ferreira, 168
Supermercado Avenida – Av. 09 de julho, 588
Supermercado Avenida – Av. Brasil, 650
Jaú Serve Supermercados - Av. 25 de Janeiro, 835
Os voluntários também atuarão em uma terceira ação, ainda em definição.
Domingo de música
No domingo (31) a comemoração continua no Espaço Facilpa, com abertura dos portões às 16h. A entrada será gratuita, porém a retirada de ingressos antecipados nos pontos oficiais é obrigatória. O público poderá participar do ingresso solidário, levando alimentos não perecíveis ao local do show que serão destinados a instituições locais.
Os ingressos estarão disponíveis online ou poderão ser retirados nos pontos físicos:
Lar Nossa Senhora dos Desamparados
Rede do Câncer
Antes da atração principal, haverá um show de abertura às 18h e, em seguida, Fernando & Sorocaba sobem ao palco às 20h.
Além da música e da energia do público, o evento também vai contar com uma praça de alimentação beneficente repleta de delícias e com um ingrediente especial: solidariedade. Tudo que for arrecadado será revertido para projetos sociais da cidade, apoiando quem mais precisa.
As barracas serão operadas por instituições locais e cada compra será um gesto de apoio:
Casa Abrigo Amorada: cachorro-quente
APAE de Lençóis Paulista: espetinhos
Lar das Crianças: mini pizzas
Maçonaria, em prol do Hospital Nossa Senhora da Piedade: buraco quente
Dia de Fazer o Bem – Edição 50 anos da Lwart Soluções Ambientais
Data: 30 e 31 de agosto de 2025
Cidade: Lençóis Paulista (SP)
Local do show: Espaço Facilpa - Av. Lázaro Brígido Dutra, 300 – Jardim Lago da Prata, Lençóis Paulista
Abertura dos portões: 16h
Show de abertura: 18h às 19h30
Show principal (Fernando & Sorocaba): 20h às 22h
Entrada: Gratuita, mediante retirada de ingresso, com doação voluntária de 1kg de alimento não perecível
Pontos físicos de retirada de ingressos:
Lar Nossa Senhora dos Desamparados (R. Cel. Álvaro Martins, 539 - Vila Nova Irere, Lençóis Paulista)
Rede do Câncer (R. Carlos Trecenti, 300 - Jardim Santa Cecília, Lençóis Paulista)
Ricardo Vignini lança “Cristalino”: a ousadia de uma viola sem fronteiras
Violeiro, produtor e desbravador sonoro, Ricardo Vignini é um dos nomes mais criativos da música instrumental brasileira contemporânea.
![]() |
Ricardo Vignini | Foto: Rita Perran |
Ao longo de quase três décadas de carreira, vem redefinindo o papel da viola caipira dentro e fora do Brasil, colocando o instrumento em diálogo com os mais variados gêneros musicais, testando os limites e possibilidades do instrumento de um jeito que vai além do usual.
No próximo dia 25 de julho, Vignini lança “Cristalino”, seu oitavo álbum solo e o 27º de sua discografia (que inclui trabalhos em grupo, colaborações e projetos paralelos). O novo disco reafirma seu espírito inquieto e experimental, tendo como fio condutor a viola eletrodinâmica, instrumento híbrido que funde a viola tradicional à sonoridade da guitarra elétrica — símbolo da liberdade criativa que o artista imprime em suas obras.
Entre raízes e a sensibilidade aguda: a jornada de um violeiro sem rótulos
Ricardo Vignini tem sido um elo entre o universo da cultura popular rural e o da música urbana contemporânea. Ganhou projeção nacional com o duo Moda de Rock, ao lado do violeiro Zé Helder, projeto que arrebatou públicos ao traduzir clássicos do rock em versões para viola caipira, sem perder a identidade do instrumento. Também fez história com o duo ao lado do saudoso mestre Índio Cachoeira, com quem compartilhou palcos por mais de 15 anos e produziu discos essenciais.
“Cristalino”: uma paisagem sonora em alta definição
Com oito faixas, sendo seis composições próprias, uma parceria com Índio Cachoeira e uma releitura de “Menino da Porteira” (Teddy Vieira e Luizinho), o álbum “Cristalino” percorre diversas atmosferas da música instrumental brasileira ao jazz-rock.
A faixa “Polyando” presta tributo a Poly, instrumentista ativo nas décadas de 1940 a 1980. Já “Boca do Asfalto” homenageia o trombonista Bocato, cuja herança musical inclui uma dupla caipira formada por seu pai. Em “Domingo na Vila”, Vignini rememora sua infância no bairro da Vila Santa Catarina, zona sul paulistana. A faixa-título, “Cristalino”, traz uma introspecção poética inspirada em sua recente cirurgia de catarata, que transformou sua maneira de ver — por dentro e por fora.
O álbum tem participações de seis músicos convidados. O violinista norte-americano Seth Byrd em “Jogo de Espelhos”; Ricardo Berti assina todas as baterias; André Rass nas percussões; e os baixos ficam por conta de Fernando.
Gravado no Estúdio Bojo Elétrico e Space Blues
Disponível a partir de 25 de julho em todas as plataformas digitais.
Pré-save: https://tratore.ffm.to/cristalino
Afroflor lança primeiro single em homenagem a Tereza de Benguela
![]() |
Tereza de Benguela | Foto: Divulgação |
No dia 25 de julho, data que marca o Dia de Tereza de Benguela e o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a cantora Afroflor lança seu primeiro single nas plataformas digitais. A canção “Samba de Tereza”, é uma homenagem à trajetória da líder quilombola Tereza de Benguela — símbolo de resistência, estratégia e poder político no Brasil colonial.
O arranjo passeia entre variações de sambas e jongo, herança musical afro-brasileira e afrolatinas. “Samba de Tereza” é uma composição de Dudu Valdez e Afroflor, com produção musical de Michel Nascimento. A faixa é uma invocação à ancestralidade, um canto de memória, honra e afirmação. A produção da artista é assinada por Igor Veloso.
“Tereza de Benguela foi uma mulher inspiradora. Uma grande líder. Sua trajetória, assim como de tantas outras mulheres negras nesses territórios colonizados, nos mostra que podemos e somos muito mais do que o projeto colonial desenhou para nós. A mulher preta é potência de criação de vida, tanto vida concreta quanto subjetiva." afirma Afroflor.
O lançamento, realizado pelo selo Cuíca Música, reafirma a potência da arte negra como expressão política, espiritual e afetiva. O lançamento marca o momento de uma artista que vê na música um lugar de celebração, denúncia e encantamento.
Afroflor é cantora, compositora, atriz e educadora. Fundadora e diretora do Ateliere - por uma infância brincante, projeto de educação antirracista voltada à formação de educadores, crianças e famílias. No teatro, esteve recentemente em cartaz no CCBB com o espetáculo “VINTE”, indicado ao Prêmio Shell 2025 nas categorias Direção, Direção Musical e Figurino. Afroflor também integra o coletivo infantil KEKERÊ, com o qual se apresentou no Teatro Ziembinski com o espetáculo “Xangô Menino”, e é vocalista da banda ORIKI oYÁ, onde aprofunda investigações musicais ligadas à ancestralidade e às sonoridades afro-latinas.
“Samba de Tereza” estará disponível em todas as plataformas digitais a partir de 25 de julho.
Artistas de todo o Brasil se reúnem em SP para customizar esculturas em homenagem ao Silvio Santos
Projeto artístico selecionou 45 nomes que participam da fase de pintura ao vivo até o dia 31 de julho
![]() |
Homenagem ao Silvio Santos | Foto: Divulgação |
Uma homenagem inédita e afetiva ao maior comunicador da televisão brasileira está ganhando vida em São Paulo. Idealizado pelas filhas de Silvio Santos e pelo Grupo Silvio Santos, o projeto Caravana do Silvinho realiza, até 31 de julho, sua fase mais vibrante, com a customização ao vivo de esculturas estilizadas do apresentador, que posteriormente poderão ser vistas em cidades de todo o país.
Das mais de 400 propostas recebidas em edital nacional, 45 artistas foram selecionados por um júri especializado. Os nomes escolhidos representam uma amostra diversa do talento brasileiro, com participantes de diversos estados, incluindo Amazonas, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, além de cidades como Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e Brasília.
Quem passa pela Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, das 14h às 20h, ou pelo Museu da Imaginação, na Água Branca, das 12h às 17h, pode conferir de perto as etapas do projeto ganhando forma. O projeto conta com patrocínio da Tele Sena e apoio da Granero Transportes, além das parcerias com Acrilex, Colorgin, Edding Brasil e o Instituto Kobra. O artista Eduardo Kobra também participa com uma obra exclusiva.
“Essa homenagem é uma forma de eternizar meu pai por meio da arte, conectando o carinho do público a novas gerações”, afirma Cintia Abravanel, artista plástica, filha de Silvio Santos e curadora da exposição. “Fiquei profundamente emocionada com a adesão de tantos artistas do Brasil inteiro. São pessoas que cresceram assistindo ao Silvio e agora ajudam a traduzir esse legado em cor, criatividade e memória afetiva”, completa.
A iniciativa é produzida pela Abrava Arte Produções e pela Breit Produções, com a proposta de levar arte para espaços de grande circulação. Após a finalização, as esculturas, que possuem 1,60 m de altura e são feitas em fibra de vidro, serão instaladas em pontos estratégicos de São Paulo e depois seguem em itinerância por todo o país, passando por shoppings, centros culturais e outros espaços públicos.
“Ver tantos artistas talentosos, de lugares tão distintos, trabalhando juntos em prol da arte pública é emocionante. É um verdadeiro retrato da diversidade criativa do nosso país. Silvio Santos é um ícone da cultura popular brasileira e nosso desejo com a Caravana do Silvinho é que esse tributo possa ser vivido de perto por milhões de pessoas, especialmente em locais onde a arte nem sempre está acessível. É uma exposição democrática, alegre e cheia de histórias para contar”, reforça Cintia.
A escolha por locais como a estação da CPTM também reforça o caráter inclusivo do projeto. “Queremos que essa arte alcance quem está no dia a dia corrido, indo para o trabalho, levando filho para a escola. Silvio sempre foi do povo, e essa caravana é, acima de tudo, uma homenagem popular”, destaca.
Mais informações sobre o projeto, artistas e o calendário completo da caravana podem ser encontradas no site oficial:
www.caravanadosilvinho.com.br