Notícias -

PF apura desvio de encomendas em ação conjunta com os Correios

24 de Julho de 2025

Foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência do carteiro investigado

Foto: Divulgação/ PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 24/7, a Operação Entrega Segura, com o objetivo de apurar a prática dos crimes de estelionato e furto de mercadorias atribuídos a um carteiro da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

A investigação teve início a partir de apuração interna realizada pelos próprios Correios, que, ao identificarem indícios de condutas criminosas, acionaram a Polícia Federal para aprofundamento das diligências.

Segundo os elementos colhidos até o momento, o investigado, no exercício da função de carteiro, selecionava endereços de terceiros – localizados em sua rota de entrega – sem o conhecimento dos verdadeiros moradores. Esses endereços eram repassados a outros envolvidos, ainda não identificados, com o intuito de viabilizar o envio de mercadorias de origem ilícita.

Ao receber as encomendas destinadas aos endereços previamente escolhidos, o carteiro dava baixa no sistema de rastreamento oficial dos Correios, simulando a entrega regular. Em seguida, repassava os objetos a um comparsa, recebendo valores em troca de sua participação no esquema.

As investigações indicam que os moradores dos endereços utilizados não tinham qualquer envolvimento ou conhecimento das ações criminosas, o que reforça os indícios de uma estrutura organizada voltada à recepção de produtos adquiridos por meios ilícitos, cuja origem também está sendo apurada.

Comentários
Assista ao vídeo