Informes - GERAIS

FIFA apoia Copa Sul-Americana de Futebol para amputados, que acontece em São Paulo em Agosto

23 de Julho de 2025

Evento histórico reúne seleções de oito países e reforça os pilares da inclusão, acessibilidade e impacto social. ESG é protagonista nas oportunidades para marcas patrocinadoras

Foto: Acervo particular CBFA

Um novo capítulo está sendo escrito na história do esporte adaptado. Entre os dias 25 e 31 de agosto, a cidade de São Paulo será sede da Copa Sul-Americana de Futebol para Amputados – Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, com apoio inédito da Fundação FIFA, chancela da World Amputee Football Federation (WAFF) e organização da Confederação Brasileira de Futebol para Amputados (CBFA).

O campeonato reunirá oito seleções nacionais sul-americanas, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela, em busca de três vagas para o Mundial, previsto para 2026. A fase de Grupo será realizada no Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET) e as finais em estádio, a ser definido, na capital paulista. Além da alta competitividade, o torneio simboliza um avanço institucional sem precedentes em relação à inclusão, diversidade e acessibilidade no esporte global.

Esta é a primeira vez que a Fundação FIFA apoia oficialmente uma competição de futebol para amputados. O torneio representa não apenas uma disputa esportiva, mas um marco de reconhecimento ao potencial humano, à superação e à equidade de oportunidades”, afirma Diego Nunes, coordenador de futebol da CBFA.

O CERET, localizado na zona leste de São Paulo, é um espaço público que oferece diversas opções de lazer e prática esportiva para a população. Ele possui uma grande área, com piscina olímpica, quadras esportivas, campos de futebol, pista de atletismo, entre outras atrações. O CERET tem como objetivo promover a prática de atividades físicas e recreativas, além de oferecer atividades educativas.

ESG em foco: oportunidade para marcas com propósito

O evento também se destaca por seu alinhamento prático com os valores do ESG (Ambiental, Social e Governança), que cada vez mais direcionam as estratégias de empresas e instituições comprometidas com o impacto positivo.

Patrocinar ou apoiar a Copa Sul-Americana de Futebol para Amputados é mais do que investir em visibilidade: é posicionar a marca de forma autêntica em uma agenda global de transformação social, inclusão de pessoas com deficiência e fortalecimento do esporte como ferramenta de cidadania.

O futebol é uma paixão nacional e o futebol de amputados é a prova viva de que essa paixão não conhece limites.

Os negócios que se conectam a causa, seja por meio de cota de patrocínio ou de apoio, ganham relevância junto ao mercado e aos consumidores atentos e engajados. Não é apenas uma entrega publicitária efetiva, é a declaração de um mindset voltado as boas práticas sociais valorizadas no mercado.”, reforça a diretoria da Eleva Marketing Comercial, que atua na captação estratégica de recursos e na condução das diretrizes de comunicação oficial do campeonato.

Mais do que futebol: um festival de superação e cultura

Além dos jogos, a programação contempla cerimônias oficiais, um show de abertura e uma exposição histórica da modalidade, reunindo troféus, uniformes, imagens e registros que valorizam a memória e o legado dos atletas, estão na agenda.

A expectativa é de um público expressivo, com presença de autoridades da FIFA, WAFF, CBF, representantes governamentais, organizações do terceiro setor e grandes nomes do esporte nacional e internacional.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), esta última atuando através do premiado programa Inclui Sampa, referência em políticas públicas voltadas à inclusão e acessibilidade urbana.

Com transmissão ao vivo para diversos países, a Copa Sul-Americana promete ampliar o alcance do futebol para amputados, engajar novas audiências e inspirar gerações por meio de histórias reais de superação, técnica e paixão pelo esporte.

Mais informações sobre o campeonato:

CBFA – Comunicação Institucional
cbfaoficial@cbfamput.org
www.cbfamput.org/
@cbfamput

Comentários
Assista ao vídeo