Leo Franco/ Ag News |
O verão é uma estação que inspira a leveza, a atitude, e a naturalidade. São estes elementos que ditam as tendências de beleza da semana de moda paulista, a São Paulo Fashion Week Verão 2015.
Bastante democrática, a moda dita muitas tendências para a época mais calorosa do ano e com isso os cabelos assumem a identidade natural. Em sua grande maioria tem aspecto liso, polido e solto. Mas, há variações de texturas e os cabelos passam do liso ao leve ondulado – as madeixas recebem “ares descomplicados”, de formato mais realista, contemporâneo e simplificado para o dia-a-dia.
A beleza dos hair’s recebe uma característica individualista nas diversas produções. “Na semana de moda, o que notei foi o estilo de cada pessoa ser muito individual – e isto faz referência à personalidade de cada um. Os cabelos naturalmente soltos, como os coques super altos, rabos de cavalo, ou meio rabo em um aspecto polido denota a pluralidade de escolhas e identidade”, explica Carlos Murari, cabeleireiro especialista em Visagismo.
Mas não são apenas as texturas lisas e onduladas que recebem destaques. As tonalidades ganham as suas luzes: solares, quentes, vibrantes. “Os tons dos fios serão na cor de damasco, são “fios de ouro” – a luminosidade vai predominar. O blond hair já em alta em estações anteriores se reafirma e mostra a sua força. No entanto, as ruivas, as morenas garantem sua participação no mercado da beleza”, analisa Murari.
Backstage | Tufi Duek |
A maquiagem segue a mesma linha das colorações capilares. “Serão vibrantes em uma aquarela de cores: verde, amarelo, laranja, marrom e azul, com a predominância do dourado que faz uma forte referência aos raios solares em um aspecto bem naturalista”.
A composição da pele no make será bem hidratada, uma tendência forte observada nas passarelas internacionais. “A pele translúcida e com aspecto úmido é a cara do verão e tem tudo para “pegar” entre as mulheres brasileiras”, afirma Carlos.
O dourado está mesmo em todas as produções. A cor solar ganha lugar na criação dos olhos, assim como tem vez, os tons terrosos e metalizados. “Essas tonalidades valorizam todas as cores dos olhos”, pontua o especialista em visagismo.
Celso Kamura faz a produção em desfile de Herchcovith/ Fonte: FFW |
O contraponto polido e o casual permanecem na estação. “A produção mais ‘bagunçada’ cria um contraponto com a mais arrumada, e cria-se uma atmosfera jovem. E a grande maioria das pessoas quer permanecer jovens. Seja pela ditadura social ou a ditadura da beleza que somos inseridos diariamente”, reflete Carlos Murari.
Carlos Murari, profissional especialista em visagismo, marcou presença na 37° da SPFW - Verão 2014-2015 |