Reconhecimento internacional destaca atuação da JA Brasil na formação de jovens para o futuro do trabalho e do empreendedorismo; ONG ocupa a 34ª posição no ranking nacional
![]() |
A Junior Achievement (JA) no Brasil é destaque entre as 40 organizações de impacto social mais influentes do mundo, ocupando o 34º lugar no ranking anual da thedotgood, publicado nesta semana. A lista é uma das mais relevantes do setor e avalia iniciativas com foco em impacto sustentável, inovação e alcance.
A JA Brasil integra a rede global da JA Worldwide, que alcançou a 5ª posição no ranking global. É o sétimo ano consecutivo que a rede aparece no Top 10 da thedotgood, organização com sede na Suíça que anteriormente atuava sob o nome NGO Advisor.
A classificação considera critérios como inovação holística, governança centrada nas pessoas, impacto de longo prazo e presença em escala. Desde sua reformulação em 2021, a thedotgood vem substituindo o termo “ONG” por “SGO” (social-good organization), conceito que abrange um ecossistema mais amplo de entidades orientadas por propósito social.
O reconhecimento reflete o papel da JA na formação de jovens em competências profissionais. Em mais de 40 anos, a JA Brasil já entregou mais de 7 milhões de experiências de aprendizagem com programas e projetos educacionais voltados à educação financeira, ao empreendedorismo e à preparação para o mercado de trabalho. Somente no Rio de Janeiro, onde a JA atua desde 1999, foram realizadas mais de 600 mil experiências de aprendizagem.
“Estar entre uma das organizações sociais mais relevantes do mundo é um reconhecimento que nos enche de orgulho, pois sinaliza para as empresas e parceiros que nos apoiam o quanto o investimento em responsabilidade social pode impulsionar e transformar vidas. Afinal, o que a gente faz é inspirar e preparar adolescentes, jovens e estudantes da rede pública para o mercado de trabalho, além de criar possibilidades para uma vida mais próspera”, destaca a diretora-executiva da JA Rio de Janeiro, Ana Luiza Silva.
Para o CEO da JA Worldwide, Asheesh Advani, o reconhecimento reforça a convicção de que investir na juventude impulsiona o progresso global.
“Em um mundo marcado por mudanças tecnológicas aceleradas, transformações demográficas e incertezas econômicas, a JA está se expandindo para atender a esse momento. Estamos inovando nas formas de ensinar empreendedorismo, preparação para o trabalho e saúde financeira — garantindo que jovens em todos os lugares desenvolvam habilidades, mentalidades e oportunidades para construir comunidades mais inclusivas, justas e prósperas. Ser novamente nomeados entre as dez principais SGOs reflete não apenas nossa história e nosso alcance, mas também nosso compromisso contínuo com o futuro e com o impacto centrado nos jovens”, diz Advani.
Com mais de um século de atuação internacional e presença em mais de 100 países, a JA é reconhecida por fomentar oportunidades educacionais com apoio de escolas, voluntários e setor privado. Em 2024, a rede proporcionou mais de 19 milhões de experiências de aprendizagem ao redor do mundo.