Cultura - Música

STER lança EP "Funk Erudito"

12 de Julho de 2025

Faixa “Bunda Preta”, em parceria com DJ Will22, chega nas plataformas dia 11 de julho

Com três faixas já lançadas e uma proposta artística inovadora, STER está prestes a concluir o primeiro ato da sua trajetória com chave de ouro. Depois de completar um ano de carreira, ela finaliza o EP “Funk Erudito” com a estreia de “Bunda Preta”, música que chega no dia 11 de julho nas plataformas e assume o posto de faixa-foco do projeto. Misturando elementos da música clássica com o batidão do funk carioca, a canção tem parceria do DJ Will22 e reafirma o exponencial crescimento e o lugar de STER como um dos nomes mais criativos da nova geração da música brasileira.

Em “Bunda Preta”, STER toma como ponto de partida uma das obras mais célebres de Wolfgang Amadeus Mozart: “Eine kleine Nachtmusik”, composta em 1787. A melodia icônica ganha nova vida em meio a batidas de funk 140 BPM, arranjos de violino executados com técnicas como spiccato e glissando, e até elementos da música gospel, como vozes duplas e subidas de tom. O resultado é um som original e empolgante, que transita entre o popular e o erudito com fluidez, personalidade e coloca o baile todo pra dançar.

A faixa dá continuidade à proposta central do projeto “Funk Erudito”: quebrar barreiras entre o erudito e o popular, criando um espaço onde o funk é tratado com o mesmo prestígio e complexidade atribuída à música clássica. Mais do que uma releitura sonora, “Bunda Preta” também carrega um discurso potente: ao mesmo tempo que exalta Mozart, a faixa celebra outra obra de arte — o corpo da mulher negra — com orgulho e irreverência. É uma afirmação estética e política, feita com inteligência musical e linguagem de pista.

Linguagem de pista é quase sinônimo de DJ Will22 – um dos grandes nomes do funk carioca. Cria dos bailes de favela do Rio de Janeiro, o artista passou 9 anos na banda da cantora Ludmilla, construindo a carreira de uma das maiores artistas do país. Will 22 assina a produção de sucessos como "Não Encosta" (Ludmilla), “Onda Diferente” (Anitta), “Tô preocupada’’ (Rebecca) e “MC não é bandido’’ (MC Poze do Rodo). Violinista de formação clássica, cantora, produtora e funkeira, STER tem apenas 24 anos e já soma mais de meio milhão de plays nas plataformas digitais, em crescimento vertiginoso.

Ao longo das quatro faixas do EP, ela explora novas possibilidades para o funk nacional, criando uma sonoridade que atravessa gêneros, referências e espaços. “O ‘Funk Erudito’ é sobre unir mundos que sempre me habitaram: o clássico e o popular. Esse projeto mostra que dá pra dançar até o chão, curtir um som mais elaborado, ser acessível e criativo, tudo ao mesmo tempo, como a música urbana é. E ‘Bunda Preta’ fecha esse ciclo com a energia lá no alto”, explica ela. Este é só o primeiro passo dessa artista que promete alçar voos cada vez maiores nessa nova fase que se inicia.

Comentários
Assista ao vídeo