Desde março deste ano, a Escola de Pós-Graduação do IOA Ribeirão Preto já atendeu, de forma gratuita, mais de 700 crianças da rede pública municipal por meio de um programa assistencial que oferece tratamento odontológico completo.
![]() |
Foto: Divulgação/IOA Ribeirão |
A iniciativa, em parceria com as escolas EMEF Prof. Honorato de Lucca e E.E. Esplanada da Estação, acontece na própria estrutura da instituição e segue ativa, sem previsão de encerramento. O projeto atende cerca de 180 crianças por mês, selecionados pelas escolas com base na identificação de problemas bucais. As crianças são levadas por uma van até a instituição. No local as crianças são alocadas no auditório, onde assistem filmes até o momento de seus atendimentos clínicos.
Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A gestora e pedagoga, Cléo Garcia, do EMEF EMEF Prof. Honorato de Lucca, enxerga o momento de recepção como acolhedor para os alunos.“O carinho e respeito com que foram atendidos, o cuidado em preparar uma sala de cinema para que pudessem esperar o seu momento para ser atendido e os espaços enfeitados com bexigas e bichinhos. Nada disso será esquecido por esses pequenos”, afirma.
A ação conta com uma equipe formada por professores referência na área e cirurgiões-dentistas em processo de especialização, que realizam desde triagens e limpezas até procedimentos complexos, como extrações e restaurações. “O impacto é imediato. Alunos que chegam com dor, medo ou vergonha do sorriso saem mais confiantes.
A transformação é visível”, afirma Rafael Camargo, SócioDiretor IOA Ribeirão Preto. Ele também explica que casos mais delicados, como crianças com deficiência ou necessidades especiais, também são acompanhados com cuidado e continuidade, com retornos programados sempre que necessário.
Além do tratamento, as crianças participam de atividades educativas sobre saúde bucal, higiene e prevenção, tornando a visita uma experiência completa de cuidado e aprendizado. Apesar de relativamente nova, as duas escolas avaliam que a iniciativa causa impacta significativo nos alunos de famílias de baixa renda, que muitas vezes não tem acesso a um tratamento odontológico pelo alto custo. “Em uma comunidade tão carente como a nossa, a presença do IOA, e seu projeto de atendimento gratuito, mudou a vida de alguns dos nossos alunos. Chegamos a ter um aluno de apenas 7 anos precisando extrair mais de 5 dentes, um de 10 que precisou de cirurgia para retirada de dentes nascidos no céu da boca e outros que estavam com dor de dentes há meses”, afirma Garcia.
Sobre o IOA
O IOA Ribeirão Preto faz parte do Instituto Orofacial das Américas, maior rede de pós-graduação em odontologia do país, e integra o Grupo Kefraya. A mesma estrutura moderna, com laboratórios de última geração e ensino personalizado, utilizada na formação dos alunos, é colocada à disposição do projeto social.
Serviço
Quem pode participar: alunos da rede municipal de Ribeirão Preto, indicados pelas escolas parceiras.
Número de atendimentos mensais: aproximadamente 180 crianças.
Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Onde: Faculdade IOA Ribeirão Preto.
Como participar: Escolas públicas interessadas podem entrar em contato diretamente com a instituição para firmar parceria.