A Primavera Editorial foi escolhida por Lawrence Hill para publicar, no Brasil, o premiado The Book of Negroes. A obra – que em língua portuguesa ganhará o título de O livro dos negros – está sendo adaptada para a tevê em uma coprodução dos Estados Unidos, Canadá e África do Sul. No elenco, Cuba Gooding Jr. (Oscar de melhor ator coadjuvante por Jerry Maguire), Ben Chaplin, Allan Hawco, Aunjanue Ellis e Louis Gosset Jr., premiado com um Emmy pela minissérie Raízes; e duplo Globo de Ouro por A Força do Destino e The Josephine Baker Story. O livro será lançado no país em abril e contará com uma capa eleita com os votos dos leitores da Primavera Editorial.
Traduzido para o português por Dina Blaj Schaffer, O livro dos negros é uma ficção baseada em pesquisas sobre a trajetória de africanos escravizados na América do Norte. O romance – que conquistou prêmios internacionais como Commonwealth Writers Prize – foi lançado originalmente no Canadá sob o título The Book of Negroes.
Segundo Lourdes Magalhães, presidente da Primavera Editorial, o lançamento marca a estreia de Lawrence Hill no mercado editorial brasileiro. “A equipe da Primavera Editorial está muito animada com o projeto, sobretudo quando soubemos que foram escalados excelentes atores. Além disso, Lawrence Hill é um dos roteiristas da minissérie e preservará a essência do romance. Certamente, como em outros exemplos do mercado editorial internacional, a minissérie impulsionará as vendas do livro em todo o mundo. No Brasil, embora não haja notícia sobre a exibição, temos a convicção de que o livro será um sucesso”, afirma Lourdes Magalhães, acrescentando que se sentiu honrada pelo fato de o autor ter escolhido a Primavera Editorial.
Filho de Donna e Daniel G. Hill – pioneiros no Canadá em movimentos em prol dos direitos civis – o autor de O livro dos negros é sociólogo e estudioso da temática escravidão. Descendente de africanos escravizados nos Estados Unidos, cresceu em Toronto, durante os anos de 1960. Hill – que assina, também, o roteiro da minissérie – passou a escrever sobre a história dos negros no Canadá, tendo iniciado a carreira como repórter do jornal The Globe and Mail. Foi, ainda, correspondente parlamentar do Winnipeg Free Press. Fala francês e espanhol; viveu e trabalhou no Canadá, Estados Unidos, Espanha e França. Como voluntário da Canadian Crossroads International, viajou para Níger, Camarões e Mali. É bacharel em Economia pela Université Laval (Quebec) e mestre em Literatura pela The John Hopkins University (Baltimore).
A atividade de ficcionista complementa perfeitamente a de pesquisador. A vida de Aminata Diallo – protagonista de O livro dos negros – é uma clara representação da história dos africanos escravizados; uma história que, com certeza, emocionará os leitores brasileiros. Além do Canadá, a obra foi publicada nos Estados Unidos – Someone Knows My Name – e na França, com o títuloAminata.
PRIMAVERA EDITORIAL
Com a proposta de ser uma “butique de livros”, a Primavera Editorial estimula o hábito da leitura com conteúdos prazerosos, inteligentes e instrutivos. Investir em novos autores nacionais e estrangeiros tem sido uma das estratégias adotadas pela editora. Com diferentes linhas editoriais como romances históricos e sociais, ficção brasileira e estrangeira e romances policiais, as obras editadas são associadas à inovação e ao pioneirismo dos conteúdos, além da qualidade da produção gráfica. A Primavera Editorial é presidida por Lourdes Magalhães. www.primaveraeditorial.com