Informes - GERAIS

Curso do Instituto Incluir de prevenção contra a violência sexual na primeira infância muda olhar

30 de Abril de 2025

Iniciativa gratuita voltada a moradores do Morro da Providência e especialistas

O curso de capacitação ‘Práticas Pedagógicas – Orientações Metodológicas para Intervir, Prevenir e Notificar Violência Sexual contra Crianças’ tem transformado a perspectiva de profissionais, pais e responsáveis que participam da iniciativa, que contou com atividades promovidas no Museu de Arte do Rio, na sede da ONG Sparta, no RioSolidario e na Biblioteca Parque Estadual.

Promovido pelo Instituto Incluir, o curso é parte do projeto Crescer com Cuidado, que tem como público-alvo multiplicadores do Morro da Providência, profissionais das áreas da educação, saúde e segurança na cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa proporciona formação pedagógica focada em estratégias metodológicas para atuar, prevenir e reconhecer casos de violência sexual contra crianças.

Para a cursista e assistente social Thamyres Castro, o curso de capacitação ‘Práticas Pedagógicas – Orientações Metodológicas para Intervir, Prevenir e Notificar Violência Sexual contra Crianças’ oferece uma experiência completa e enriquecedora:

“O curso ampliou meu conhecimento sobre estratégias e ferramentas pedagógicas e lúdicas, que me possibilitam atuar, na prática, com mais intencionalidade. Além disso, proporcionou uma atualização sobre a temática e reforçou minha confiança para a atuação profissional. O que me impressionou foi o fato de muitos alunos estarem ali em busca de conhecimento por também enfrentarem situações de atendimento a casos de abuso sexual. Isso tornou a experiência ainda mais relevante e significativa”, avalia.

A profissional também dá um conselho a pais e responsáveis de crianças em vulnerabilidade nessa situação: 

“Que estejam mais atentos às suas crianças, oferecendo um ambiente de acolhimento e confiança. Que também estimulem o protagonismo das crianças e acreditem nelas, validando seus saberes e falas. Além disso, que busquem conhecimento sobre os direitos das crianças e todas as formas de violência. E se tornem parceiros das escolas e da rede de proteção, para que possamos, juntos, combater a violência sexual contra crianças e adolescentes”, ressalta a profissional.

Mãe e filha na iniciativa

A beneficiária Jennifer Silveira conta que também levou a filha para participar da iniciativa e destaca o tratamento humanizado recebido pelas crianças, além de perceber a comunidade feliz pelo projeto:

“Recomendaria o projeto a outros pais e responsáveis. Esse é o melhor que temos na Pedra Lisa. Já conheço o trabalho do Sparta e fiz parte quando era criança. Hoje, minha filha também faz parte desse novo projeto do Instituto Incluir. Destaco a forma como as crianças são tratadas e o conhecimento que estão desenvolvendo sobre diversos assuntos” diz Jennifer, que completa: “Um conselho que daria para pais e responsáveis de crianças em vulnerabilidade nessa situação é ‘coloque seu filho em primeiro lugar. Uma criança precisa de cuidados’. A comunidade está muito feliz com esse projeto, minha filha gosta muito de passar a tarde nele”.

Confiança no acolhimento

A capacitação inclui palestras sobre diversas temáticas: “O Crescer com Cuidado também tem foco no acolhimento familiar e no aprendizado. São promovidas palestras de conscientização sobre assuntos que se complementam. Algumas delas abordaram os seguintes tópicos: ‘Reflexões sobre a violência sexual, protegendo a primeira infância’; ‘Proteção à violência sexual infantil’; ‘Violência Sexual e suas Consequências para o Desenvolvimento Psicoafetivo de Crianças’”, esclarece a coordenadora do projeto, Liziane Bogéa.

Também beneficiária, Jéssica Serazo ressalta o que a motivou a participar da iniciativa:

“É o único que atende a crianças da idade dos meus filhos, além de também conhecerem o local. Participei do projeto Sparta e ter meus filhos em um projeto dentro do mesmo espaço em que convivi é maravilhoso. Tenho confiança em deixar meus filhos participarem. Recebi conhecimento, ainda mais nas reuniões feitas mensais que abordam temas muito legais”.

Jéssica também compartilha um conselho a outros pais e responsáveis e frisa a excelência dos profissionais envolvidos:

“Procure um local onde nos acolham como fomos acolhidos aqui. Gostaria de deixar registrado que os profissionais são excelentes, acolhedores, prestativos e atenciosos com todos”.

Projeto Crescer com Cuidado

O Crescer com Cuidado, promovido até abril de 2025, visa a mobilizar e orientar a comunidade do Morro da Providência para que ela enfrente e previna a violência sexual contra as crianças. O projeto oferece atividades semanais, com profissionais de psicologia, psicopedagogia, oficineiros de arte, assistente social e assistência jurídica. As atividades de formação e qualificação envolvem 150 profissionais de segurança, saúde e educação.

O projeto promove as seguintes ações integradas de cuidado e prevenção contra a violência sexual na primeira infância (do 0 aos 6 anos de idade):

•⁠⁠Atendimento psicológico e Assistência jurídica e social às famílias;

•⁠Arteterapia e atendimento psicopedagógico para as crianças;

•⁠Palestras de conscientização sobre os cuidados na primeira infância;

•⁠Qualificação de profissionais das áreas de educação, saúde e segurança para identificar sinais de violência sexual em crianças com deficiência na primeira infância.

“A partir de pesquisas, identificamos que este tipo de curso acontece pouquíssimo no país. Queremos cuidar e proteger nossas crianças, garantindo que possam crescer e se desenvolver em um ambiente seguro e saudável”, diz a fundadora do Instituto Incluir, Carina Alves.

Para implementar o projeto, a organização da sociedade civil conta com o apoio da ONG Sparta, parceira em outros projetos na Providência, uma das favelas mais antigas do Brasil. Desde 1987, a Sparta atua nas áreas de esporte, cultura e educação, com programas voltados a crianças e adolescentes da comunidade da Providência em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, viabilizado a partir de edital nacional. O Projeto Crescer com Cuidado é realizado por meio do Termo de Fomento nº 951124/2023, firmado entre o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e o Instituto Incluir, organização da sociedade civil.

Comentários
Assista ao vídeo