Dezessete atletas da seleção competem entre os dias 11 e 13 nos três estilos da modalidade
![]() |
Atletas como Angelo Anselmo Café (greco-romano) esperam repetir feito de Cesar Alvan, única medalha na edição passada |
A delegação brasileira de wrestling viajou nesta quinta-feira (3) a Querétaro, no México, onde disputará com 17 atletas entre os dias 11 e 13 de abril o Campeonato Panamericano Sub 23. O torneio terá uma importância ainda maior, pois servirá como classificatório para os Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, a serem realizados em agosto deste ano.
“Levar uma equipe em bom número para um evento de alto nível como o Panamericano é sinal do compromisso da CBW com o desenvolvimento da modalidade. Queremos ao menos repetir a campanha do ano passado, mas o principal é garantir uma experiência enriquecedora para nossos atletas”, observa Flavio Cabral, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling.
Em 2024, na edição da Colômbia, o Brasil conquistou uma medalha de prata com o atleta Cesar Alvan, que perdeu a final para o estadunidense Hunter Garvin no estilo livre até 74 kg. Filho de pais brasileiros, Alvan é nascido nos Estados Unidos e se naturalizou brasileiro competindo pelo país desde bem novo.
Nesta edição, a equipe entrará otimista no tapete com os wrestlers do estilo livre Davi Giovanetti (57 kg), Max de Almeida (86 kg) e Gabriel Sousa Silva (125 kg), que bateram na trave no ano passado perdendo a disputa do bronze. Outros atletas do greco-romano, cuja expectativa é alta, são Kauan Ferreira Gomes (87 kg) e Angelo Anselmo Café de Oliveira (67 kg), além das atletas do estilo livre Kailane de Souza (53kg) e Thaís Tertuliano (68 kg).
A CBW agradece o apoio de todos os envolvidos na preparação dos atletas e convida a comunidade esportiva a torcer pela seleção durante o torneio, que será transmitido no canal da United World Wrestling (UWW) - https://uww.org/.
CONFIRA A DELEGAÇÃO BRASILEIRA NO PANAMERICANO SUB 23 DO MÉXICO:
ÁRBITRA
Gisele Sabrina Lucas da Silva
TREINADORES
Kenedy Anderson Moraes Pedrosa
Flavio de Paiva Ramos
Brenda Aguiar dos Santos
ESTILO LIVRE MASCULINO
Marcelo Augusto Miranda de Sousa – 97 kg
Paulo André Gonçalves da Silva – 74 kg
Max Gabriel de Almeida – 86 kg
Matheus Barreto – 65 kg
Gabriel de Sousa Silva – 125 kg
Davi Silva Giovannetti – 57 kg
ESTILO LIVRE FEMININO
Thaís Tertuliano Sales – 68 kg
Thaina Anibal Ribeiro – 57 kg
Mayara Ramos Pereira – 62 kg
Kailane Araujo de Souza – 53 kg
Ilorrany Batista – 76 kg
Ana Beatriz Sales – 50 kg
ESTILO GRECO-ROMANO
Wesley Barros das Dores – 130 kg
Thalyson Aleixo Macedo – 97 kg
Pedro Henrique de Souza Rodrigues – 60 kg
Kauan Ferreira Gomes – 87 kg
Angelo Anselmo Café de Oliveira – 67 kg
Sobre a CBW
A CBW (Confederação Brasileira de Wrestling) é a entidade responsável pelo wrestling nacional em seus estilos greco-romano, livre masculino e livre feminino. Além de gerir também o beach Wrestling, ou wrestling de praia (esporte não-olímpico).
Atualmente, a Confederação Brasileira de Wrestling é presidida por Flavio Cabral Neves. O principal objetivo da entidade é tornar o esporte nacional uma referência, fortalecendo suas federações afiliadas e investindo nas categorias de base para propagação da modalidade. A CBW é filiada ao Comitê Olímpico do Brasil, United World Wrestling e United World Wrestling Américas e conta com o apoio da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Estácio e Comitê Brasileiro de Clubes.
Para aqueles que desejam conhecer mais sobre o wrestling brasileiro, a CBW oferece conteúdos atualizados e informações detalhadas sobre competições, atletas e eventos.
Através dessas plataformas, é possível acompanhar de perto o universo do wrestling nacional, conhecer os campeões e ficar por dentro das novidades e curiosidades sobre a modalidade.
Acompanhe as redes sociais oficiais da CBW:
Facebook: facebook.com/cbwrestling
Instagram: @cbw_oficial
YouTube: CBW TV
Site oficial: cbw.org.br