Viver - Esporte

Juliana Viana garante vaga nas quartas da II Etapa Nacional de Badminton

3 de Abril de 2025

Representante do Brasil em Paris-2024, a atleta do Paulistano venceu Maria Fernanda Santos nas oitavas. Já no simples masculino, o favorito Jonathan Matias bateu Caio Henrique Silva

Juliana Viana
Créditos: Eduardo Zindeski

A chave de simples masculina e feminina do Campeonato Brasileiro Interclubes – CBI® de Badminton – II etapa do Circuito Nacional começou nesta quarta-feira (2). Líderes do Ranking Nacional (RN) e principais cabeças de chave, Juliana Viana e Jonathan Matias venceram na estreia e estão nas quartas de final. Já na I Etapa do Circuito Nacional de Parabadminton, os melhores ranqueados Ana Gomes, Marcelo Conceição, Maria Gilda Antunes e Júlio Godoy são finalistas, sendo os dois primeiros na WH1 e os outros dois na WH2.

Juliana estreia sem dificuldade

Representante do Brasil no feminino nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, Juliana Viana debutou na chave de simples da II Etapa do Nacional de Badminton, evento disputado no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. Na primeira rodada da disputa entre as mulheres, a atleta do Paulistano venceu Maria Fernanda Santos, por 2 games a 0, parciais de 21/4 e 21/11.

“O primeiro jogo é sempre mais complicado. Não cheguei a treinar aqui, por isso, não sabia bem como estava a peteca, se mais rápida ou lenta. Já joguei o campeonato, mas a peteca era diferente. Então, essa estreia serviu mais para entrar no campeonato, sentir a peteca, a quadra e a atmosfera também. Estou feliz porque acho que fiz um bom jogo e consegui controlar a maior parte. Porém, errei bastante e isso não pode acontecer”, avaliou Juliana Viana.

Jeisiane Alves, 2ª cabeça de chave, derrotou Gabriela Low nas oitavas, parciais de 21/2 e 21/5. Ainda no feminino, Maria Emanuelle Rocha avançou com triunfo diante de Geisa Oliveira (21/19 e 21/9), assim como Sâmia Lima despachou Isabella Carvalho (21/13 e 21/4) e Karen Souza eliminou Rosalina Souza (21/11 e 21/16). As últimas três classificadas às quartas foram Jackeline Luz, que bateu Tainara Sehn Lima (duplo 21/6), Maria Julia Nascimento, que superou Bianca Lima (21/14 e 21/15) e Ana Júlia Ywata, algoz de Renata Faustino (21/10 e 21/7).  

Jonathan vence com domínio

Jonathan Matias, líder do RN no individual masculino, não teve dificuldades na primeira rodada da II Etapa Nacional de Badminton. Ele encarou Caio Henrique da Silva e ganhou com tranquilidade, por 2 a 0 (21/6 e 21/11). Com o triunfo, o atleta do Paulistano confirmou vaga entre os oito melhores. “Estreia é sempre difícil. A gente vem com aquela tensão de jogar um torneio, mas gostei muito da forma como lidei dentro de quadra. Acho que foi bem tranquilo a questão do mental e, mesmo estreando, me senti confortável”, afirmou Jonathan Matias.

“Joguei ano passado aqui no Pan American por Equipes e estava bem familiarizado com ginásio, portanto, foi só mais uma experiência no local”, acrescentou. Por fim, o jogador do Paulistano comentou sobre as pessoas pararem na quadra dele para acompanhá-lo. “É gratificante e a primeira vez que sinto que estava todo mundo olhando meu jogo. Meu foco foi fazer o meu máximo para que vejam o melhor badminton que eu possa mostra e que eu seja um bom exemplo para o pessoal que estava assistindo”, concluiu Jonathan Matias.

Além de Jonathan Matias, mais sete atletas confirmaram classificação na II Etapa Nacional de Badminton. Deivid Silva sofreu, mas ganhou de virada de Gabriel Fonseca, parciais de 18/21, 21/12 e 21/11. Já Artur Pomoceno, segundo melhor ranqueado da competição, passou sem problemas por Matias Oura, sets de 21/4 e 21/10. Donnians Oliveira, outro bem cotado, venceu Rogério Oliveira em games diretos: 21/8 e 21/9. Em confronto disputado e equilibrado, Vinicius Sugiura eliminou Pedro Mendonça Taveira com parciais de 26/24, 17/21 e 21/17.

Os últimos três garantidos nas quartas da simples masculino conquistaram suas vagas sem perder sets. Rafael Faria superou Renan Melo, por 2 a 0 (21/18 e 21/14), assim como Arthur Botini levou a melhor diante de João Pedro Munhoz (21/16 e 21/12) e Welton Menezes não tomou conhecimento de Marcelo Bosa Oliveira (21/6 e 21/5). 

Finalistas no Parabadminton

O terceiro dia de evento também definiu os primeiros finalistas da I Etapa Nacional de Parabadminton. E já foram conhecidos os confrontos das decisões nas chaves de simples feminina e masculina das classes WH1 e WH2 (cadeirantes). Entre os homens, na WH1, Marcelo Conceição ganhou de Rômulo Morais (21/8 e 21/9) e Arthur Dias venceu Rodolfo Cano (21/8 e 21/13). Já no WH2, Júlio Godoy bateu Victor Amorim (21/6 e 21/14) e José Chaves Neto superou Roberto Barbosa (21/7 e 21/13).

“A geração nova está chegando bem e está sendo bacana ver a juventude chegando no alto nível, mas a experiência ainda está fazendo a diferença. Consegui manter o foco e jogar pensando bem no que estava fazendo”, disse Júlio Godoy, de 44 anos. Natural de Campinas, ele espera disputar três finais nesta quinta-feira (3). “Tem mais uma final e as semifinais de dupla mista e masculina. Se tudo é certo, amanhã serão três finais”, concluiu o experiente atleta, que terá frente na decisão de simples o jovem Arthur Dias.

No feminino, Ana Gomes derrotou Milani Gomes (21/12 e 21/6) e está na decisão da WH1. E ela encara Daniele Souza, que eliminou Auricelia Evangelista (21/16 e 21/17). “Eu estava insegura no começo porque é sempre difícil jogar contra a Milani. Ela joga bem e sei que tem potencial. Mas depois fui me soltando e consegui dominar o jogo”, disse Ana Gomes. Por fim, na WH2, Maria Gilda Antunes bateu Aline Cabral (21/15 e 21/11) e faz final contra Maiara Oliveira, que levou a melhor contra Elis Franco (21/15 e 21/17). 

Sobre a CBBd

A CBBd (Confederação Brasileira de Badminton) é a entidade responsável por administrar, dirigir, controlar, incentivar e difundir em todos os estados brasileiros a prática de badminton, parabadminton e airbadminton. Fundada em 1993, a CBBd tem sede no Rio de Janeiro e um Centro de Treinamento em Piracicaba, no interior de São Paulo. A entidade é filiada à Confederação Sul-Americana (CONSUBAD), Confederação Pan-Americana (BPAC) e Federação Mundial (BWF) da modalidade e tem apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro, parcerias com o Ministério do Esporte, Universidade Federal do Piauí, CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) e Comitê Brasileiro de Clubes e patrocínio de Loterias CAIXA e DAIANOX. Siga a CBBd nas redes sociais: Xinstagram e facebook.

Comentários
Assista ao vídeo