Informes - GERAIS

Projeto social lança segunda edição de podcast sobre carreiras inovadoras em sustentabilide

2 de Abril de 2025

Aberto ao público, evento de estreia será on-line, gratuito e ao vivo e contará com a participação especial do ambientalista e líder comunitário Tião Santos, mundialmente conhecido após o documentário “Lixo Extraordinário”, indicado ao Oscar em 2011

A ONG JA Rio de Janeiro lançará, no dia 8 de abril, terça-feira, às 18h, a segunda edição do SuperPod, podcast que abrirá as ações do projeto social Super Futuro, promovido pela Supergasbras, em 2025. Com transmissão ao vivo pelo YouTube da organização, o evento aberto ao público terá como tema o desenvolvimento de negócios e carreiras que contribuam com a preservação do meio ambiente. Os especialistas convidados vão contar um pouco sobre suas trajetórias de vida e profissional, darão dicas de carreira com foco em Sustentabilidade e compartilharão informações para estudantes e educadores interessados em participar ou que já estão inscritos no projeto Super Futuro.

A iniciativa contará com a presença do ambientalista e líder comunitário Tião Santos, participante do documentário “Lixo Extraordinário”, de Vik Muniz, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2011; e do empreendedor sustentável Ezequiel Vedana, fundador de uma startup que produz uma solução para economia de água em sanitários.

Além deles, também participarão do evento Artur Martins Jr., gerente regional de RH, e Estevão Paiva, head de Marketing, ambos da Supergasbras. Informações e inscrições podem ser feitas pelo link: https://conteudo.jarj.org.br/superpod-2-super-futuro.

“O SuperPod é um evento importante do Super Futuro, pois, além de ser a aula inaugural do projeto, nele, dividimos com toda a sociedade o conhecimento de pessoas que impactam positivamente o contexto socioambiental por meio das suas iniciativas. Isso não só reconhece a história desses profissionais de destaque no mercado brasileiro, como inspira e prepara os jovens para construir um futuro mais promissor e sustentável não apenas para eles, mas para todos nós”, destaca a gerente de Projetos na JA Rio de Janeiro e responsável pelo Super Futuro, Maria Clara Wasserman.

Para o gerente regional de RH da Supergasbras, Artur Martins, a parceria com o Projeto Super Futuro é fundamental para preparar os jovens para o mercado de trabalho, conscientizar sobre a sustentabilidade e impulsionar o empreendedorismo:

“Ao unirmos forças com iniciativas que capacitam estudantes, oferecendo formação em carreiras de alto crescimento, não estamos apenas promovendo a educação, mas também fortalecendo as bases de uma comunidade mais próspera e sustentável. Acreditamos que a educação é um catalisador para transformar vidas e construir um futuro melhor para todos”, afirma Artur.

Aplicação do projeto Super Futuro em salas de aula

A primeira fase do Super Futuro consiste na aplicação do programa educacional "Negócios Sustentáveis", que faz parte do portfólio da rede Junior Achievement (JA) no Brasil. O conteúdo – que apresenta temas como Justiça Climática, Racismo Ambiental, Hidrogênio Verde, Química Verde, entre outros – é aplicado em sala de aula, mais precisamente para estudantes de escolas e instituições de ensino públicas.

Além da aplicação em sala de aula, a implementação do projeto, que tem formação de até 50 horas, acontece por meio de disciplinas ou do Itinerário Formativo a ser escolhido pela instituição de ensino. Em ambos os casos são oferecidas também mentorias on-line com profissionais da Supergasbras, orientação vocacional, oficinas de capacitação para o mercado de trabalho, Feira de Profissões do Futuro, assim como uma Olimpíada de Empreendedorismo Sustentável, com premiações para estudantes.

No segundo semestre, outro programa educacional da JA é aplicado, chamado “O Futuro do Trabalho”, que apresenta um panorama sobre as transformações do mercado no passado e no presente.

Em 2025, a iniciativa pretende realizar mais de 6 mil experiências de aprendizagem para estudantes de 115 escolas estaduais, em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, os municípios participantes são: Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nova Iguaçu, Porto Real, Queimados, Rio de Janeiro, São Fidélis, São João de Meriti, Três Rios e Volta Redonda.

Serviço:

Lançamento do SuperPod

Data: Dia 8 de abril (terça-feira)

Horário: A partir das 18h

Inscrições: https://conteudo.jarj.org.br/superpod-2-super-futuro

Gratuito

Sobre a JA Rio de Janeiro

Fundada em 1999, a JA Rio de Janeiro é membro da JA Brasil e faz parte da rede global Junior Achievement, uma das dez organizações de bem social mais impactantes do mundo, segundo a thedotgood, e indicada ao Prêmio Nobel da Paz durante quatro anos consecutivos. Há 25 anos ajudando a transformar vidas, a JA Rio de Janeiro é também uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2023 e a Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade.

Com participação de mais de 17 mil pessoas voluntárias, proporcionou mais de 600 mil experiências educacionais a adolescentes, jovens, estudantes da rede pública de ensino e pessoas em vulnerabilidade. Com o apoio financeiro da iniciativa privada e de pessoas doadoras, a organização realiza ações, programas e projetos em parceria com as secretarias de Educação, profissionais do setor e instituições de ensino, inspirando e preparando jovens para o sucesso em uma economia global.

Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br

Comentários
Assista ao vídeo