Informes - GERAIS

Com filme sobre a vida prestes a estrear nos cinemas, Ney Matogrosso participa do Clube de Leitura

28 de Março de 2025

Ney Matogrosso e Ramon Nunes Mello debatem, pela primeira vez, sobre o livro Vira-lata de raça

Lenda da música nacional, o cantor Ney Matogrosso, que em maio terá o filme sobre sua vida, Homem Com H, estreando nos cinemas, participa, dia 9 de abril, do Clube de Leitura CCBB 2025. O artista conversará com a curadora e mediadora Suzana Vargas e com o escritor Ramon Nunes Mello sobre o livro Ney Matogrosso - Vira-lata de raça - memórias, recheado de fotos e de informações biográficas que atualizam a vasta discografia do cantor, além das questões familiares e existenciais que resultaram no artista completo em corpo e alma que Ney é.

Segundo Suzana, levar o livro de memórias do Ney Matogrosso para o centro das leituras do Clube significa conhecer mais e melhor esse fenômeno da voz e do palco e que faz parte da história cultural do Brasil.

“Uma das propostas para o Clube de Leitura CCBB, em 2025, é pensar as diversas conexões que a literatura faz com todas as artes, entre elas a música”, reforça Suzana.

O organizador de Ney Matogrosso Vira-lata de raça - memórias, Ramon Nunes Melo, faz uma participação especial ao lado de Ney, explicando suas motivações e a percepção que tem acerca do artista.

Segundo Ramon, Vira-Lata de raça – Ney Matogrosso – memórias surgiu da vontade de compartilhar o pensamento de Ney Matogrosso, esse homem talentoso e firme de caráter. “Não havia uma intenção biográfica, de abarcar uma vida ou os cinquenta anos de carreira de um artista grandioso. O intuito era ter um diálogo profundo com Ney, algo que construímos ao longo de nossa amizade, iniciada em 2011. Ney é um artista e ser humano generoso, aberto ao diálogo de forma honesta. O desafio era saber escolher quais assuntos priorizar diante de fragmentos tão marcantes de sua vida e, consequentemente, da música popular brasileira”, conta o autor do livro lançado em 2018 e sobre o qual se fala até hoje.

Não por acaso, a publicação serviu como fonte fundamental para o roteiro do filme Homem com H, de Esmir Filho.

Esta será a primeira vez que Ney e Ramon farão uma mesa pública, juntos, para conversar sobre o livro. “A ideia é ir além, abordar também os 50 anos de carreira e falar sobre o filme Homem com H’. Para Ramon, a importância de ter Ney Matogrosso no Clube de Leitura CCBB 2025 é o público conquistar a oportunidade de estar próximo de um artista que dialoga com diferentes linguagens artísticas: teatro, cinema, dança, música e literatura, sem contar que Ney é um leitor, que ama livros e literatura.

O encontro acontece na quarta-feira, dia 9 de abril de 2025, a partir das 17h30, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ). A entrada é gratuita e os ingressos ficam disponíveis a partir das 9h da manhã do dia do evento.

*Clube de Leitura CCBB completa quatro anos reforça a interface entre as artes por meio de palavras e se firma como evento internacional de leitura

Com mediação de Suzana Vargas, também curadora do evento, e do poeta Rámon Nunes Mello, a edição de 2025 do Clube de Leitura CCBB pretende trabalhar as relações da literatura com as outras artes: música, teatro, cinema. O objetivo, segundo Suzana, é levar o público leitor a perceber como a palavra rege quaisquer manifestações artísticas.

“Clássicos da literatura, autores contemporâneos, dramaturgos, escritores que expressam parte da alma brasileira, poetas do cotidiano estão programados para essa nova temporada. Com ela pensamos atingir um público mais amplo, diverso, bem como fazer com que os livros sejam compreendidos mais além de suas fronteiras escritas”, antecipa a curadora.

No ano em que a cidade do Rio de Janeiro recebe a nomeação de Capital Mundial do Livro, o Clube de Leitura CCBB, com patrocínio do Banco do Brasil, trará ao país outros escritores internacionais ao longo do ano nos seus encontros mensais, como mais uma forma de contribuir para a visibilidade da leitura como importante veículo de conhecimento e cidadania. “A Biblioteca Banco do Brasil, instalada no 5º andar do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro hoje disponibiliza mais de 250 mil títulos ao público frequentador, gratuitamente, e é uma das bibliotecas com maior extensão de funcionamento diário – das 9h às 20h, incluindo sábados, domingos e feriados. Em 2024, foram mais de 126 mil leitores atendidos. A iniciativa do Clube de Leitura CCBB, criado em 2022, tem se mostrado cada vez mais relevante para aproximar o público frequentador do CCBB das artes literárias, popularizando o tema, o tornando acessível e contribuindo para a reflexão sobre a importância da leitura no mundo contemporâneo”, afirma Sueli Voltarelli, Gerente Geral do CCBB Rio de Janeiro.

Os vídeos dos encontros ficarão disponíveis, na íntegra, no YouTube do Banco do Brasil. O projeto vai até dezembro de 2025  e os encontros presenciais são realizados na segunda quarta-feira de cada  mês. Entre os autores já confirmados estão José Miguel Wisnik, Daniel Munduruku e Scholastique Mukasonga.

Sobre o livro:

Ney Matogrosso Vira-lata de raça - memórias: Neste livro, o cantor Ney Matogrosso, um dos artistas mais respeitados do Brasil, lembra de momentos marcantes de sua trajetória pessoal e profissional, dos anos 1970, quando despontou no cenário nacional com a banda Secos & Molhados, até agora. Ele ressalta a importância de sua formação familiar – principalmente a relação conturbada com a autoridade do seu pai –; os lugares onde viveu pelo país; a forte conexão espiritual com a natureza; a experiência com as drogas; a certeza e o desejo de ser um artista realizado; o combate a censura e transgressão estética; a liberdade para lidar com sua sexualidade e seus amores, como a relação que viveu com Cazuza; a firmeza para lidar com as perdas da vida; e a leveza para lidar com o passar do tempo e se reinventar. Com cerca de 70 fotografias PB. Livro novo, sem marcas ou rasuras.

Sobre o Clube de Leitura CCBB

Os encontros do Clube acontecem no Salão de Leitura da Biblioteca Banco do Brasil, localizada no quinto andar do CCBB Rio, até dezembro, sempre na segunda quarta-feira de cada mês, com entrada gratuita, mediante retirada dos ingressos na bilheteria do CCBB RJ ou pelo site bb.com.br/cultura. A mediação é da curadora Suzana Vargas e do poeta Ramon Nunes Mello e o microfone será aberto para a plateia nos 30 minutos finais dos encontros. A gravação integral será disponibilizada no canal do Banco do Brasil no YouTube, na semana seguinte ao evento. Em 2024, 2515 pessoas participaram presencialmente do Clube e foram feitos milhares de acessos na playlist dele. A edição do ano passado recebeu os escritores Marilene Felinto, Eliana Alves Cruz, Viviane Mosé, Eliane Potiguara, Eliane Brum, Anapuaká Tupinambé, Lilian Schwarcz, Beatriz Resende, Luiz Fernando Soares, Nadia Batella Gontlib, Melina Dalboni, Tom Grito, Rita Von Hunty e Ramon Mello, Luiz Eduardo Soares, MV BillLeonardo Padura, Rodrigo Labriola, Pepetela, Carmen Tindó, Jeferson Tenório e Itamar Vieira Jr., Frei Betto e Magali Cunha.

A Biblioteca Banco do Brasil foi fundada em 1931, voltada para as áreas de Administração, Finanças e Economia. Com a criação do Centro Cultural, em 1989, o acervo foi ampliado para as áreas de Artes, Literatura e Ciências Sociais e hoje possui mais de 250 mil exemplares, em constante atualização, ocupando todo o quinto andar deste prédio centenário.

Sobre o convidado

Ney Matogrosso - Ney de Souza Pereira (Bela Vista, 1 de agosto de 1941), mais conhecido como Ney Matogrosso, é um cantor, compositor, dançarino, ator, iluminador e diretor brasileiro.

Ex-integrante dos Secos & Molhados (1973-1974), foi o artista que mais sobressaiu do grupo após iniciar sua carreira solo com o disco Água do Céu - Pássaro (1975) e com suas apresentações subsequentes.

É considerado pela revista Rolling Stone como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos e, pela mesma revista, trigésimo primeiro maior artista brasileiro de todos os tempos.

Sobre os mediadores

Suzana Vargas é poeta, ensaísta, escritora e professora e mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Publicou 16 livros, entre os quais Caderno de Outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e França. Fez a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. Assina a coluna mensal “Escrever para Lembrar” no portal Publishnews - 2021. Há 29 anos criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária Estação das Letras, único no país.

Ramon Nunes Mello  é poeta, escritor e ativista dos direitos humanos. Autor dos livros Vinis mofados, Poemas tirados de notícias de jornal, Há um mar no fundo de cada sonho e A menina que queria ser árvore. Organizou Tente entender o que tente dizer: poesia + hiv / aids (2018), Ney Matogrosso, Vira-Lata de Raça – memórias (2018) e Escolhas, autobiografia intelectual de Heloisa Buarque de Hollanda. Poeta convidado do Rio Occupation London no Battersea Arts Centre (Londres, 2012) e da Festa Literária Internacional de Paraty (2016).

SOBRE O CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.  

SERVIÇO:

Clube de Leitura CCBB 2025 – Ney Matogrosso

Encontro presencial – 09 de abril de 2025

Às 17h30

Evento Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura a partir das 9h do dia do encontro.

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.

Biblioteca Banco do Brasil – 5º andar

Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

bb.com.br/cultura | x.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj

Comentários
Assista ao vídeo