Cultura - Música

A cantora e compositora P0CKET lança single em parceria com Valesca Popozuda

27 de Março de 2025

Representante do funk carioca, P0CKET estreia sua parceria com Valesca Popozuda no dia 27 de março com a faixa “Desliguei o GPS”, disponível em todas as plataformas via ONErpm

Créditos: Fred Siewerdt e Milena Rosado

Nesta quinta-feira, 27 de março, o projeto Elo Feat dos Sonhos lança o terceiro single da jornada musical do projeto - uma composição autoral da artista P0CKET, natural de Cuiabá-MT e atualmente moradora do complexo da Maré, Rio de Janeiro, em parceria com Valesca Popozuda, precursora do funk carioca no início dos anos 2000. A faixa “Desliguei o GPS”, disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm, segue a série de lançamentos em parceria com os feats dos sonhos e traz o melhor do funk carioca, um dos gêneros mais populares do Brasil e importante movimento cultural das periferias.

Ouça "Desliguei o GPS" aqui

“Achei muito maneiro que um projeto como o Elo Feat dos Sonhos pudesse incentivar novos artistas de tantos ritmos do Brasil. A música brasileira é muito rica, então nada melhor que poder mostrar isso através desse projeto e ainda conseguir um encontro da galera das antigas da cena musical com quem tá chegando - e unir com toda a experiência da Maria Gadú, do Ruxell e do Pretinho da Serrinha. Imagina, um sonho pra quem quer conquistar o mundo da música", comenta Valesca Popozuda. 

O Elo Feat dos Sonhos foi um sucesso de adesão, com mais de mil inscrições recebidas de 25 estados do Brasil e mais de 300 cidades. O projeto selecionou 10 artistas de diversas regiões do país, reforçando o amplo alcance da música regional brasileira e o interesse do público por sua diversidade. O terceiro single a ser lançado pelo projeto é uma composição original de P0CKET e evidencia a cultura do funk carioca, gênero musical originado no Rio de Janeiro nos anos 1980. 

“A produção ficou por conta do Ruxell, que eu adoro! A batida ficou tudo, a cara do Funk Carioca, com aquela batida do tamborzão, sabe? Acho que o que mais diferencia pro Funk Paulista é que em São Paulo, o som tem uma levada menos acelerada, com influência do rap e do trap. No Rio, a galera sobe o bpm. Mas no fim, tudo é funk, um influencia o outro e hoje, por conta da internet, cada vez mais conseguimos misturar os dois estilos", reforça Valesca. 

Nascida em Mato Grosso, P0CKET tem 28 anos de idade e atualmente mora no Complexo da Maré, Rio de Janeiro. Poetisa, atriz, cantora e compositora, acumula em sua trajetória feats com Mac Julia, Deize Tigrona, Shevchenko, entre outros. Participou do projeto de aceleração artística da Fundição Progresso “Estude o Funk”, e desde então vem se destacando na cena  com sua estética única. Destaque este que a levou a ser selecionada para a primeira edição do projeto Elo Feat dos Sonhos, em parceria com uma das maiores cantoras de funk da geração. 

“Fiquei muito feliz e honrada em ser selecionada, afinal, muitas pessoas que admiro passaram pelo processo seletivo, o que me mostrou que estou no caminho certo e me posicionando bem no mercado. Além disso, admiro demais o trabalho da Valesca, a acompanho desde novinha, então ela é uma grande referência para mim. Sou muito grata ao projeto Elo Feat dos Sonhos, que sem dúvidas é um marco na minha carreira, além de apoiar o funk carioca em um momento em que voltamos a discutir sua criminalização, tornando o projeto ainda mais importante e, diria, fundamental.“ finaliza P0CKET. 

A curadoria dos participantes foi realizada por uma comissão independente formada por Roberta Martinelli, apresentadora e radialista; Ana Paula Paulino, colunista do POPline.Biz e gerente de A&R da Warner Music Brasil; e Aíla, cantora e compositora. Também participaram da seleção Pretinho da Serrinha e Maria Gadú, diretores musicais do projeto.

A última fase do Elo Feat dos Sonhos trará, semanalmente, lançamentos das faixas dos artistas selecionados em colaborações com renomados nomes da música brasileira. Cada colaboração representa diferentes gêneros musicais e visa a celebração da diversidade e da cultura nacional.

Os lançamentos do projeto acontecem de março a maio de 2025, e contemplam diferentes gêneros e feats nacionais, sendo eles: 

● Amanda Pacífico, de Belém (PA) - Carimbó com Dona Onete e Suraras do Tapajós;

● Juliano Guerra, de Canguçu (RS) - Milonga com a Filipe Catto; 

● Ketlen Nascimento, de Caruari (AM) – Boi da Amazônia com os bois Caprichoso e Garantido; 

● Maíra da Rosa, de Vargem Grande Paulista (SP) - Samba com Péricles; 

● Meire D’Origem, de São José dos Campos (SP) - RAP de São Paulo com Rappin´Hood;

● Mestre Anderson Miguel, de Nazaré da Mata (PE) - Maracatu com Lenine; 

● P0cket, de Cuiabá (MS) – Funk Carioca com Valesca Popozuda 

● Walder Wolf, de Cametá (PA) - Tecnobrega do Pará com Gaby Amarantos;

● Zenaide Parteira, de Tarauacá (AC) – Forró com Geraldo Azevedo 

O Elo Feat dos Sonhos é uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Elo, empresa 100% brasileira de tecnologia de pagamentos, e é realizado pela Cingulado, especializada em projetos culturais e sociais. O projeto conta com o apoio de recursos incentivados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“Desliguei o GPS” já está disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm.

Comentários
Assista ao vídeo