Com provas de cinco modalidades, evento no distrito de Camanducaia teve a MOVE entre os seus apoiadores e integrou o calendário de 2025 dos ‘Esportes nas Montanhas’
![]() |
Largada de prova do ciclismo mountain bike da Haka Race de corrida de aventura realizada em Monte Verde |
Com a presença de mais de 500 participantes, Monte Verde (MG) abriu com grande sucesso, no último final de semana, a temporada de 2025 do circuito Haka Race de corrida de aventura. O evento integrou o calendário dos “Esportes nas Montanhas” no distrito de Camanducaia, tradicional destino turístico do Sul de Minas, e contou com a disputa de cinco modalidades: mountain bike, corrida, water trekking, rapel e orientação com mapa e bússola.
A atração, que teve a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) e a prefeitura do município entre os seus apoiadores, ocorreu pela primeira vez no vilarejo mineiro e desempenhou papel importante para fortalecê-lo como polo esportivo e turístico, pois permitiu aos envolvidos desfrutar da localidade no final de semana. Os atletas profissionais e amadores elogiaram a organização da competição e a infraestrutura de hotéis, restaurantes e atrativos para passeios, que também puderam ser curtidos pelos familiares dos inscritos.
A corrida de aventura é um tipo de atividade que combina várias disciplinas esportivas, entre elas o ciclismo e a canoagem, sendo que exige resistência física, habilidades técnicas e estratégia. Durante o evento, os participantes percorreram trajetos de 15km, 35km e 50km, nas categorias solo, dupla e quarteto. Nestas trilhas, eles atravessaram as deslumbrantes paisagens da região, na Serra da Mantiqueira, cujas condições geográficas proporcionadas pelas suas altitudes e diferentes superfícies desafiaram os limites dos atletas.
Guarda-parque e líder das equipes de trilhas administradas pela MOVE em Monte Verde, Tiago Lima ajudou os organizadores para as disputas do rapel, prática que consiste na descida de paredões de rochas com o auxílio de cordas, e exaltou como a competição foi bem-sucedida em Monte Verde no último final de semana.
“Minha impressão sobre a corrida de aventura da Haka Race realizada aqui em Monte Verde e, pelo que acompanhei, foi um evento simplesmente incrível! O distrito, com o seu relevo desafiador e paisagens de tirar o fôlego, se mostrou o cenário perfeito para uma corrida de aventura que exigiu resistência, estratégia e superação. O percurso foi muito bem planejado, explorando ao máximo as trilhas, a altimetria e os terrenos variados da região e o rapel que foi bem planejado e bem seguro para os participantes. Além do desafio físico, a competição exigiu inteligência estratégica e trabalho em equipe, tornando cada etapa ainda mais emocionante”, descreveu Lima.
O membro da MOVE também exaltou o fato de que os atletas foram beneficiados pela boa preparação montada pelos organizadores para que os inscritos pudessem competir com tranquilidade e segurança. “O que mais me chamou a atenção foi a organização impecável, garantindo uma experiência segura e bem estruturada para os participantes. Para quem busca sair da zona de conforto e viver uma verdadeira aventura ao ar livre, Monte Verde foi o palco ideal para essa edição da Haka Race. Sem dúvida, um evento que não só fortalece a marca no cenário das corridas de aventura, mas também destaca o distrito de Camanducaia como um destino perfeito para esse tipo de desafio”, completou.
O clima também acabou colaborando para o sucesso do evento em Monte Verde. Apesar da previsão de chuva, o tempo ficou predominantemente nublado e sem sol forte, o que ajudou a minimizar o desgaste dos participantes ao longo dos percursos das provas. Organizador da Haka Race, Leonardo Barbosa comemorou o êxito da atração esportiva neste final de semana passado.
“A prova foi um sucesso e os atletas gostaram muito, assim como elogiaram demais a infraestrutura da cidade, da rede hoteleira, de restaurantes, sendo que muitos levaram as suas famílias. Todos estão encantados com a receptividade, com tudo que Monte Verde tem pra oferecer. E tem tudo para dar certo a realização de uma próxima etapa no destino”, ressalta. “O que eu destaco nessa etapa é a beleza natural de Monte Verde, a Serra da Mantiqueira, que tem um visual incrível. Muitos lugares que a gente passa não têm essa beleza tão grandiosa”, completa Barbosa, que qualificou como “incrível” a experiência de realizar a prova do rapel na Pedra Redonda, principal atrativo da natureza local.
O calendário deste ano dos “Esportes nas Montanhas” já contou com o passeio ciclístico Pedal Luz e os desafios de corrida e de ciclismo mountain bike, em janeiro, quando essas atividades receberam quase 300 inscritos no total. Na ocasião, os eventos organizados em conjunto pela MOVE e a Haka Race, cujo calendário de corridas de aventura de 2025, aberto no último sábado em Monte Verde, tem etapas agendadas para maio, junho, agosto, outubro e novembro.