Informes - GERAIS

Dia da Mulher: cursos profissionalizantes são saída para independência financeira

7 de Março de 2025

Generation Br oferece cursos gratuitos, acompanhamento e oportunidade para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Foto: Divulgação

No Dia Internacional da Mulher, a reflexão sobre a inclusão e o fortalecimento das mulheres no mercado de trabalho se torna ainda mais relevante. Com o compromisso de transformar realidades e abrir portas para carreiras promissoras, a Generation Brasil oferece cursos profissionalizantes gratuitos para capacitar mulheres em áreas de tecnologia e vendas, voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social e público LGBT+. A iniciativa promove não apenas empregabilidade, mas também autonomia financeira e crescimento profissional.

Segundo o IBGE, as mulheres ainda enfrentam desafios significativos para acessar oportunidades de trabalho em igualdade de condições, lidando com disparidades salariais e barreiras estruturais. Com programas direcionados, a Generation Brasil trabalha para mudar esse cenário, proporcionando formação e oportunidades a mulheres que desejam se desenvolver profissionalmente ou encontrar uma alternativa segura para conquistar sua independência financeira.

Erika Ferreira, ex-aluna do curso de tecnologia da Generation, encontrou na capacitação um trampolim para transformar sua vida. Graças à sua formação em desenvolvimento de software, conseguiu a força necessária para dar uma reviravolta em sua trajetória profissional e pessoal.

Eu tinha acabado de voltar para São Paulo quando conheci a Generation. Meses antes, ao descobrir que estava grávida, fui morar com minha sogra, mas acabei voltando. Ao chegar aqui, me vi morando com meu filho, meu ex-marido, minha mãe e meus irmãos. Eu precisava mudar a minha vida”, relembra Erika, hoje analista de engenharia de TI no Itaú.

Durante o curso de curta duração oferecido pela Generation, Erika precisou do apoio da família para seguir frequentando as aulas e também recebeu suporte da instituição. “Quando decidi me separar, faltava pouco tempo para concluir a formação. Naquele momento, precisei de todos ao meu redor para cuidar do meu filho pequeno enquanto eu perseguia meu sonho. Expliquei minha situação à ONG, que passou a me ajudar com o valor das passagens e com a alimentação”, conta.

Formada em 2019, Erika recebeu uma proposta de emprego do Itaú no mesmo dia em que concluiu o curso. Desde então, conquistou promoções, aumentos salariais e reconhecimentos dentro da empresa.

Com a Generation, descobri uma área que amo. Cheguei lá sem saber nada sobre TI e saí com a vida completamente transformada. Realizei o sonho de tirar minha habilitação, comprei meu carro, minha casa e estou prestes a me formar na faculdade de TI”, comemora.

Empoderar mulheres por meio da educação e do trabalho é essencial para construir uma sociedade mais justa e igualitária. “Desde o início da nossa atuação no Brasil, já formamos mais de 3 mil alunos. Deste total, aprox. 50%  são mulheres que buscam essa liberdade financeira em setores como o de Tecnologia, com alta sub-representatividade de gênero. Nosso principal papel é mostrar ao mercado a potência de cada uma delas, conectando-as a grandes empresas”, afirma Andrea Matsui, CEO da Generation Brasil.

O trabalho da instituição vai além da formação profissional gratuita. Ele promove a inclusão produtiva das mulheres e acompanha suas trajetórias mesmo após a conclusão dos cursos, garantindo que tenham suporte para crescer e prosperar no mercado de trabalho.

Aluna de uma das primeiras turmas de vendas da Generation, Júlia Muniz sempre teve dificuldades na carreira devido a uma paralisia no braço direito. Encontrou no curso uma oportunidade para retornar ao mercado de trabalho após se mudar com o marido e seu bebê de nove meses. “Eu vivi toda a minha vida em Canela, no Rio Grande do Sul, mas, ao me casar, decidi me mudar para Caxias do Sul, onde mora a filha do meu marido. Cheguei sem rede de apoio, sem emprego e com um filho para cuidar. Foi quando conheci o curso da Generation”, conta Júlia, hoje especialista de CX e Negócios na Pulse Client Experts.

A área de vendas sempre fez parte de sua vida, mas faltava uma profissionalização e um impulso para recomeçar. Diante das dificuldades para manter os estudos, recebeu apoio da instituição, que custeou sua internet, alimentação e tratamentos psicológicos, que a ajudaram a enfrentar esse momento desafiador longe da família e dos amigos.

Hoje, aos 27 anos, Júlia sente orgulho de contribuir financeiramente para sua família, arcando com os principais custos de educação do filho e das despesas da casa. “Me sinto como o camisa 10 do meu time na empresa. Todos os dias, mando meu filho para a escola e fico aqui, trabalhando na área que amo e que me faz feliz. Consegui mudar minha vida e a da minha família”, celebra.

Os cursos da Generation Brasil são voltados preferencialmente para o público feminino e LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade. A iniciativa busca promover a mobilidade econômica através do emprego, preparando, apoiando e empregando as pessoas para carreiras transformadoras que, de outra forma, seriam inacessíveis. Para saber mais sobre datas, locais e próximas turmas basta acessar o site da instituição.

Comentários
Assista ao vídeo