Informes - GERAIS

Imigrante armênio radicado no Brasil lança sua autobiografia baseada nas telenovelas brasileiras

3 de Fevereiro de 2025
Arthur Haroyan | Créditos´: Kim Leekyung e Ellen Soares (Gshow)

E finalmente, a terceira edição do livro “O Armênico”, do artista armênio Arthur Haroyan, escalado na novela das 21h “Mania de você” de João Emanuel Carneiro, que interpreta o papel do mafioso russo Yuri, terá sua tarde de autógrafos presencial na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista! Nesta divertida autobiografia, cheia de história, humor, drama e reviravoltas, Arthur conta a sua trajetória desde a Armênia até parar nas portas dos Estúdios Globo.

Bem no início da queda da União Soviética, na nossa televisão antiga em preto e branco, com o seletor dos canais quebrado que girava só com alicate, passou "A Escrava Isaura”, a versão antiga com Lucélia Santos. Mas, quando o cronograma da eletricidade não batia com o horário da novela, meu tio tinha um jeito genial – ele tirava a televisão de casa e colocava na frente da garagem, passava a energia da bateria do carro para a TV, para ninguém perder nenhum capítulo da novela”- conta Arthur.

A edição nova e limitada do “O Armênico” conta com o novo, chamado “Mania de você”, a novela que marca a estreia do Arthur no horário nobre da TV Globo, onde ele compartilha as curiosidades e os bastidores das gravações.

Nunca imaginei que viraria um livro! Bom, não literalmente, a minha história! Alguma voz interna sempre me conduzia para seguir sem travar e, apesar de tudo, o caminho sempre foi cheio de pedras e vidros, ainda mais quando você é um imigrante, sem saber o idioma local e sem endereço fixo. E, como um canceriano nato, a minha intuição não me desiludiu” - conta Arthur.

Nascido na República Armênia, Arthur Haroyan, é ator, diretor e roteirista formado em Artes Dramáticas no Brasil e em língua e literatura russa pela Universidade Estadual da Armênia. Desde 1999, atuou em mais de 25 espetáculos no seu país. No Brasil, fez parte do elenco de diversos espetáculos, fundou seu próprio grupo teatral "ARCA". Na televisão, realizou trabalhos como "Carinha do anjo" (SBT), "Entre o céu e a terra" (TV Brasil), longa-metragem "A face escura da lua" (distribuição O2), "Mania de você" (TV GLOBO), apresentador "Um armênico na cozinha" (Chef TV Brasil), "Um armênico na cozinha" (Canal 10, México). Sua história de vida foi pauta do “Programa do Jô” da TV Globo, em 2013 e 2015.

Foto: Divulgação

Sinopse

Arthur Haroyan é um imigrante armênio radicado no Brasil desde 2008. Era criança quando a “A Escrava Isaura” passou por lá e a lambada entrou em moda. Dançava com a irmã durante a guerra a pedido de parentes e vizinhos, e não descansou enquanto não se tornou cidadão brasileiro, aprofundando-se em uma carreira artística que jamais imaginou. Este livro conta uma história muito inspiradora e engraçada de um sonhador que amava o Brasil e sentiu-se brasileiro, mesmo em outro país.

Serviço

 A tarde de autógrafos de “O Armênico” acontecerá no dia 9 de fevereiro (domingo), das 15h às 18h, na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509).

Sobre Arthur Haroyan

Motivado por sua paixão pelas novelas brasileiras, que acompanhava desde a infância em seu país natal. Atualmente, aos 41 anos, ele interpreta o vilão Yuri na novela "Mania de Você", exibida pela TV Globo. Seu personagem é um aliado de Mavi (Chay Suede) em Portugal e comanda um restaurante de temática erótica onde Michele (Alanis Guillen) e Cristiano (Bruno Montaleone)se envolvem em situações complicadas.

Antes de alcançar esse destaque na televisão brasileira, Arthur enfrentou diversos desafios.Ele serviu no exército armênio durante períodos de conflito e, ao chegar ao Brasil, dedicou-se a aprender o português, idioma no qual hoje pensa e escreve. Sua trajetória singular e inspiradora é narrada em sua autobiografia, "O Armênico", que recentemente chegou à terceira edição. Nesta nova versão, o autor incluiu um capítulo inédito intitulado "Mania de Você", onde relata sua jornada desde a Armênia até sua participação na novela global. A recepção do público ao seu trabalho tem sido positiva.

Arthur compartilhou que já foi chamado de "bandido" por um professor de academia e que uma vizinha pediu para ele "pegar leve" com os personagens Michele e Cristiano, indicando que sua atuação tem gerado impacto e emoções nos telespectadores.

A história de Arthur Haroyan é um exemplo de determinação e paixão pela arte, mostrando como é possível superar adversidades e realizar sonhos, mesmo quando parecem distantes.

Galeria de Fotos:

Comentários
Assista ao vídeo