Cultura - Teatro

Escolhidos

6 de Dezembro de 2024

Primeiro curta-metragem do diretor Pablo Diego Garcia em que aborda questões familiares e de escolha fará sessão especial fechada para convidados em São Paulo

No dia 10 de dezembro acontecerá no Cinemark do shopping Eldorado o lançamento para convidados do curta-metragem “Escolhidos” do diretor Pablo Diego Garcia, protagonizado pelos atores e influenciadores digitais Thiago Pessoa e Paulo Tardivo. Após a sessão terá um bate-papo com o elenco e direção.

“Escolhidos”, explora as nuances das relações humanas e as contradições da fé sem nunca entregar o óbvio. Em um bairro aparentemente comum, uma família lida com questões universais que questionam o que realmente significa ser escolhido. O filme convida o espectador a refletir sobre empatia, espiritualidade e os silêncios que falam mais alto que as palavras.

O roteiro do curta, é do ator Tiago Pessoa, que convidou o diretor Pablo Diego Garcia para o projeto. “O filme “Escolhidos” que me encontrou. É uma história sobre as contradições humanas, sobre o que pregamos e o que vivemos. O aspecto religioso é central, mas não como julgamento ou pregação. Ele reflete sobre a espiritualidade versus as aparências da fé, questionando o impacto que isso tem nas relações humanas e no que deixamos de dizer. Tiago foi muito sensível ao escrever sobre isso dessa forma”, relata o diretor.

Na vida real, os atores Tiago Pessoa e Paulo Tardivo, são casados e pais da Sara e do Davi, que também estão no elenco de “Escolhidos”. “O filme veio  de uma necessidade em reafirmar que a nossa formação familiar é igual a qualquer outra e que nenhum preconceito, ignorância ou intolerância vinda da religião, vai nos marginalizar. Nossa pretensão é participar de festivais pelo mundo. Nosso desejo é que essa história seja vista pelo maior número de pessoas possíveis. E que mais uma vez o amor transforme”, conta o ator Tiago Pessoa.

Segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR), 50.838 crianças foram registradas por casais homoafetivos no Brasil entre 2021 e 2023. Esse é o caso dos atores Tiago e Paulo que em 2018 adotaram os seus filhos. “Embora o título seja"Escolhidos ", o curta veio para retratar a exclusão que a sociedade, com sua crença limitante, exerce à nossa família”, afirma Paulo Tardivo.

Todas essas questões envolvendo a família fizeram o diretor Pablo Diego Garcia se encantar pelo roteiro. “Contar essa história tão sensível me fez trazer o som como personagem. O som não é pano de fundo; ele pulsa, invade e incomoda, traduzindo tensões que as palavras não alcançam. Eu queria criar uma experiência sensorial que provoca e convida o público a refletir sobre suas próprias contradições. Essa história não traz respostas fáceis, mas levanta questões que permanecem. Quero que o público saia do cinema pensando, sentindo e carregando algo que vai além do filme”, diz Pablo.

Esse trabalho celebra a amizade e a conexão profunda entre os criadores, destacando o valor de uma equipe majoritariamente LGBT. A estreia de “Escolhidos” nos cinemas da rede Cinemark é um marco que celebra a força do cinema brasileiro e da representatividade. O filme é um testemunho do poder da amizade, da criatividade e da colaboração artística.

Ficha Técnica:

Direção: Pablo Diego Garcia

Roteiro: Tiago Pessoa

Edição: Pablo Diego Garcia

Direção de fotografia: Pablo Diego Garcia

Produção: PDG Produções e Família Pessoa Tardivo

Primeiro Assistente de Direção: Danilo Martim

Som Direto: Michel Peixoto

Assessoria de imprensa: Fabio Camara

Elenco: Sara Tardivo, Davi Tardivo, Paulo Tardivo, Thiago Pessoa, André de Paulo, Marcela Arribêt, Felipe Lacerda, Mariana Faloppa e João Fenerich

Serviço:

LOCAL: Cinemark Eldorado – Av. Rebouças, 3970 - Pinheiros. Shopping Eldorado, São Paulo

DATA: 10/12 (terça-feira) - 20h

CLASSIFICAÇÃO:  10 anos

DURAÇÃO: 9 min

CV - Pablo Diego Garcia

Pablo Diego Garcia faz sua estreia como diretor de cinema em “Escolhidos”, depois de uma carreira consagrada no teatro e no audiovisual. Autor de peças icônicas como “I Love Neide”, “Coisas Estranhas Acontecem Nessa Casa” e “Abandonados Por Você”, que foram sucesso absoluto nos palcos de São Paulo, Pablo já demonstrava sua sensibilidade e visão artística.

Além de ser um premiado ator — com destaque para o prêmio de Melhor Ator Internacional no Brazilian International Film Festival, por seu papel no longa “Descascado”, atualmente disponível na Amazon Prime —, Pablo também é um nome respeitado no mercado audiovisual. À frente de sua produtora, ele colabora com empresas internacionais, desenvolvendo projetos que unem criatividade e excelência técnica.

“Escolhidos” marca não apenas sua estreia como diretor de cinema, mas também é um passo importante em sua preparação para o lançamento de seu primeiro longa-metragem, previsto para 2026.

Comentários
Assista ao vídeo