Antônio Abujamra entrevista o músico Fernando Anitelli, fundador da trupe O Teatro Mágico, no Provocações. O programa da TV Cultura vai ao ar nesta terça-feira (25/3), às 23h30.
O compositor conta que o Teatro Mágico surgiu com o intuito de reunir no palco diversas expressões artísticas. “O grupo foi inspirado nos saraus para compartilhar com outras pessoas, coisas que são reais e verdadeiras”.
A trupe é conhecida por disponibilizar seu trabalho gratuitamente na internet. Fernando fala que o grupo compreendeu que a briga com a pirataria é inexistente. Ele questiona: “O fã mais apaixonado por você vai na apresentação, vai assistir, vai ficar ali na grade. Acabou o show, ele vai na barraquinha, compra o CD, chega na casa dele, põe no computador, abre a rede social e diz: ‘amigos, ouçam isso’. Isso é crime?”.
O líder diz que durante seus 18 anos de carreira nunca pagou o famoso ‘jabá. ”O jabá se transformou em um grande mal, porque ele censura a possibilidade de carreira de vários artistas que não têm viés financeiro”.
Fernando ressalta a importância da família na sua carreira. ”Meu pai é meu fã número zero. Ele filmou todos os meus shows desde a primeira banda. É o cara que sempre acreditou nos três filhos. Abraça a causa”.