Por meio de filmes e debates, a Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE) aborda, entre outros tópicos importantes, a luta contra estereótipos
Entre os dias 20 de novembro e 15 de dezembro de 2024, o Centro Cultural Fiesp recebe a 20ª edição da Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE), projeto acadêmico e cultural que se consolidou como fórum de debate sobre o cinema afro e as questões étnico-raciais no Brasil. A MICINE visa promover a inclusão da cultura negra e valorizar a representatividade afrodescendente no cinema.
Celebração dos 20 anos de Cinema Negro
Em um país onde a luta por igualdades é constante e necessária, um projeto contínuo e que apoie iniciativas com esses princípios é sinônimo de resistência.
A partir do tema “Cinema Negro: vinte anos de questionamentos e realizações”, o professor Celso Luiz Prudente, criador e curador da Mostra, busca observar a dinâmica da educação nas relações étnico-cinematográficas da africanidade, com foco nas demandas acadêmicas e culturais, e na realização de atividades diversas que reforcem os valores do projeto.
O SESI-SP, instituição que trabalha pela educação de forma ampla, vê a cultura como um componente essencial desse processo. A parceria com a MICINE e com outros projetos culturais tem como objetivo formar novos públicos, democratizar e ampliar o acesso à cultura, além de incentivar a produção e a difusão de obras nas mais variadas vertentes artísticas.
20ª Mostra Internacional do Cinema Negro
Centro Cultural Fiesp
Av. Paulista, 1.313 (em frente ao metrô Trianon-Masp)
20 de novembro até 15 de dezembro de 2024
Quinta a domingo, confira os horários das sessões
Entrada gratuita