Cultura - Teatro

Inédito no Brasil, espetáculo Bull expõe o bullying no ambiente de trabalho

20 de Março de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Três colegas de trabalho. Um deles deverá ser demitido. A situação, bastante comum no meio corporativo, serve de plano de fundo para a exploração dos labirintos do psicológico humano no espetáculo Bull, que estreia dia 9 de abril, às 21h no Tucarena, com direção de Eduardo Muniz e Flávio Tolezani.

Com texto do dramaturgo inglês contemporâneo Mike Bartlett, a montagem, inédita no Brasil, investiga um tema recorrente no mundo corporativo de hoje, o bullying e a pressão psicológica no ambiente de trabalho, levantando questionamentos sobre os limites entre a ambição descontrolada e a busca irrefreável pelo sucesso.

Cenograficamente, a montagem opta pelo minimalismo. Com um cenário composto apenas de aparadores empresariais e dress code corporativo, a força da ação fica por conta dos conflitos das cenas e gestos dos atores que, no decorrer do espetáculo, transformam o escritório em um ringue de luta.

A concepção do espetáculo partiu de Eduardo Muniz que, estudando o teatro inglês há seis anos, deparou-se em Manhattan com o espetáculo Cock, do mesmo autor. Cativado pela dramaturgia crua e psicológica de Mike Bartlett, traduziu o texto para o português e encontrou o espetáculo Bull que decidiu encenar no Brasil.

Já tendo montado espetáculos em Londres de Alan Ayckbourn, dramaturgo inglês contemporâneo de Bartlett, Eduardo convidou Flávio Tolezani para dividir não apenas a direção como o cenário, iluminação, e a atuação -- ambos os diretores estão em cena. A eles se uniram os atores Bruno Guida e Cynthia Falabella que, juntos, compõem a equipe do escritório.

Com um tom ácido e tragicômico, a montagem de fácil autoidentificação aproxima-se de um hiperrealismo que beira o absurdo, construindo gradativamente um ambiente de violência e opressão que, acima de tudo, não julga seus personagens e busca apenas revelar os meandros de todo ser humano.

Em outubro de 2013, Mike Bartlett recebeu o prêmio de Melhor Novo Espetáculo no The National Theatre Awards por Bull,  concorrendo com espetáculos de Alan Ayckbourn e Tom Wells. Cock, também de Bartlett e traduzido por Eduardo Muniz, ganhará montagem em maio deste ano no Rio de Janeiro, com direção de Inez Vianna e Felipe Lima no elenco.

SERVIÇO:

Bull – quartas e quintas, às 21h, de 9 de abril a 29 de maio. Comédia Dramática. Duração: 55 minutos. Classificação indicativa: 14 anos. Local: Tucarena, Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes (entrada pela Rua Bartira). Capacidade: 300 pessoas. Ingressos: R$40 inteira e R$20 meia entrada. Compra online: ingressorapido.com.br

 

FICHA TÉCNICA:

Elenco: Bruno Guida, Cynthia Falabella, Eduardo Muniz, Flávio Tolezani. Texto: Mike Bartlett. Tradução: Eduardo Muniz.Concepção e Direção: Eduardo Muniz e Flávio Tolezani. Assistente de Direção: Mateus Monteiro. Figurino: Fernanda Kenan.Designer: Kelson Spalato. Fotos: João Caldas. Direção de Produção: Andresa Lenzi e Daniella Griesi. Assessoria de Imprensa: Pombo Correio – Helô Cintra e Douglas Picchetti. Realização: Solo Entretenimento.

 

Comentários
Assista ao vídeo