Cultura - Música

Aline Calixto celebra Clara Nunes em apresentação única na Casa de Francisca

23 de Outubro de 2024

Show acontece no dia 25 de outubro, com entrada gratuita até as 22h, e traz clássicos do samba como "O Mar Serenou" e "Conto de Areia"

Créditos: Márcia Charnizon

A cantora e compositora Aline Calixto revisita a obra de Clara Nunes em uma apresentação única em São Paulo, na Casa de Francisca, no dia 25 de outubro. O show faz parte da turnê Clara Viva, que celebra, além do lançamento do disco homônimo, mais de uma década de homenagens à icônica intérprete do samba brasileiro. A entrada é gratuita até as 22h; após esse horário, os ingressos custam R$ 35,00.

"Clara Nunes sempre foi uma referência forte em minha vida, muito antes de eu me tornar cantora profissional. A primeira vez que tive contato com a obra dela foi ainda criança, assistindo a um show de calouros. Me lembro de uma apresentação onde uma drag queen se apresentou como Clara Nunes. Fiquei estática, admirando aquilo, e depois comecei a imitá-la, vestindo roupas brancas e usando arquinhos na cabeça. Clara sempre me fascinou. Fazer um tributo a ela foi um caminho natural na minha carreira. É, mesmo, um sonho se realizando”.

O disco Clara Viva, que inspira a turnê e já passou por Belo Horizonte e Rio de Janeiro, com ingressos esgotados, além de várias cidades do interior de Minas Gerais, como Ouro Preto, Três Marias e Teófilo Otoni, explora as raízes culturais e religiosas de Clara Nunes. O repertório, que conecta a trajetória de Clara ao contemporâneo, trazendo novas interpretações para seu legado, inclui sucessos como "Guerreira" e " Você Passa e Eu Acho Graça", além de faixas menos conhecidas, como "Afoxé pra Logun".

Aline também é influenciada pelas origens de Clara, cujo pai, Seu Mané Serrador, participava de grupos de folias de reis. Com seu próprio estandarte, a artista segue essa tradição como fundadora do bloco Filhas de Clara, mas demonstra com Clara Viva que, apesar de "filha", tem luz e identidade próprias.

Para o biógrafo de Clara Nunes, Vagner Fernandes, "Clara Nunes já foi reverenciada muitas vezes. Mas poucos ousaram trilhar por caminhos não óbvios. Aline o faz de forma grandiosa e surpreendente."

"O que temos de semelhante é o amor pelo samba e nossa cultura, além da forte ligação com as religiões afro-brasileiras. Sou umbandista há 17 anos, e sempre represento essa espiritualidade nos meus discos. A diferença é que, enquanto Clara se mudou para o Rio e construiu sua carreira lá, eu fiz o caminho inverso: nasci em Botafogo e finquei raízes em Minas Gerais".

No palco, a artista será acompanhada por Thiago Delegado (violão) e Robson Batata (percussão). Clara Viva é realizado via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais, com o patrocínio da GASMIG.

Saiba mais: @alinecalixto

SERVIÇO

Data: 25 de outubro de 2024

Horário: 21h30 (casa abre às 20h)

Local: Casa de Francisca (Rua Quintino Bocaiúva, 22, São Paulo, SP, 01004-010)

Entrada: Gratuita até as 22h, R$ 35,00 após as 22h

Duração: 70 minutos

Classificação etária: 14 anos

Comentários
Assista ao vídeo