Dançando com o Clima reunirá especialistas para discutir e tornar viável soluções para Ribeirão Preto e região
“Dançando com o Clima: preparando corpos, paisagens e territórios para cenários previsíveis” acontecerá no dia 19 de outubro, no Sesc Ribeirão, reunindo cientistas renomados e especialistas que apresentarão as mais recentes pesquisas sobre como Ribeirão Preto e região se enquadram dentro do panorama global do clima. O desafio é grande tanto para o poder público como para a sociedade em geral. Envolve mudança de hábitos e do modo de produção, construção de novas capacidades, criação de novas habilidades. As pessoas não sabem como agir diante desta nova realidade. O pânico é uma reação que complicará ainda mais a situação.
Flávia Ribeiro, professora da USP São Paulo, especialista em clima urbano e Ciências Atmosféricas traz resultados inéditos de estudo que mostra como o clima em Ribeirão Preto é impactado pelas atividades econômicas da região. Flávia estuda também a relação das ilhas de calor na cidade e como a saúde da população vai sofrer com a nova realidade do clima.
Especialistas da região também estarão presentes. Perci Guzzo, ecólogo, falará sobre os panoramas para as áreas da arborização, áreas verdes e lazer. Marcelo Pereira, professor da USP, falará sobre a relação entre o modelo de uso do solo e as mudanças climáticas nas áreas agrícolas e na cidade de Ribeirão Preto. Isaías Reis, gestor ambiental, apresentará os cenários para a produção de alimentos e iniciativas regionais que são referencia nacional, em agroecologia e educação ambiental.
A mediadora será a jornalista Maria Zulmira de Souza (Zuzu) referência na mídia socioambiental, com programas como Repórter Eco e EcoPrático (TV Cultura).
Na segunda parte do evento serão colhidas contribuições dos participantes para uma proposta de estratégia da sociedade civil para o enfrentamento da crise climática.
Como preparar Ribeirão Preto e região para os eventos extremos resultantes das mudanças climáticas? O que tem que ser feito pelo poder público, pela sociedade e por cada um? Estas são algumas questões que se pretende responder no Dançando com o Clima.
Nos últimos anos já tivemos os eventos meteorológicos bruscos como chuvas intensas, ventos muito fortes e maior frequência de ondas de calor. Também sentimos na pele períodos secos mais intensos com estação sem chuva prolongada e incêndios. Os corpos se cansam, funcionam mal e adoecem perante tais situações. Não é diferente com os ecossistemas e as paisagens. A falta de uma estratégia local e regional coloca em risco as pessoas, as paisagens e o território de Ribeirão Preto e região.
Serviço:
Evento: Dançando com o Clima: preparando corpos, paisagens e territórios para cenários previsíveis.
Data: 19/10. Sábado, 13h às 18h
Local: Auditório Sesc Ribeirão Preto – Rua Tibiriça, 50
Grátis