Responsável por 45 milhões de processos, incluindo a primeira e a segunda instância, o Tribunal de Justiça de São Paulo deve adotar a informatização e as vias alternativas de soluções de conflitos, como mediação e conciliação, para responder às demandas da sociedade. A informação é do presidente da corte, José Renato Nalini, e está publicada no Anuário da Justiça São Paulo 2014 — que a revista Consultor Jurídico lança no dia 19 de março, no próprio TJ-SP.
A exemplo dos planos de Nalini para o TJ-SP, o Anuário da Justiça revela dados fundamentais do maior tribunal do país, que viu sua produtividade aumentar nos últimos três anos. O crescimento é resultado de um choque de gestão iniciado pelo desembargador Roberto Bedran, em 2011, e que teve prosseguimento com Ivan Sartori, desembargador que presidiu o TJ-SP até o fim de 2013. Corregedor-geral da Justiça durante a última gestão, Nalini afirma em artigo que o gigantismo da Justiça demanda uma atuação em várias frentes, padronizando serviços sem inibir a criatividade.
Fundamental para os operadores do Direito, o Anuário da Justiça São Paulo 2014 mostra como atuam as câmaras das seções de Direito Privado, Direito Público e Direito Criminal, com local e horário das sessões e sua composição. Cada um dos 360 desembargadores tem seu perfil publicado, com informações sobre o modelo de atuação, sua trajetória profissional, especialidade e votos-paradigma, permitindo aos advogados conhecer os homens e mulheres responsáveis por suas causas.
Os principais julgamentos de cada seção em 2013 também foram incluídos, mostrando as tendências de uma corte que aumenta o ritmo para eliminar seu — ainda grande — acervo histórico. Também há perfis da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, da Defensoria Pública, da Procuradoria-Geral de Justiça e da Procuradoria-Geral do Estado.
O coquetel do lançamento será oferecido por Fadiga e Mardula Sociedade de Advogados; Bradesco S.A.; e Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados.
Serviço:
Data: 19 de março
Horário: 18h
Local: Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça
Endereço: Praça da Sé, s/n, São Paulo
Necessária confirmação de presença pelo e-mail secretaria@consultorjuridico.com.br