Foto: Freepik/ Divulgação |
Participar de conferências e seminários pode ser um desafio por si só, mas esse desafio pode ser ainda maior se estamos falando de eventos internacionais. E foi pensando nisso que criamos um conteúdo completo que pode te ajudar a desenvolver a fluência em inglês para essas conferências e seminários de negócios.
Dessa forma, você não vai mais precisar recusar convites para eventos incríveis apenas por não ter confiança nas suas habilidades de inglês.
Então confira até o fim do conteúdo e fique por dentro de como desenvolver a fluência em inglês para conferências e seminários de negócios!
Aprenda o vocabulário específico
A base para se comunicar de forma eficaz é entender o vocabulário que será utilizado, então não seria diferente com uma conferência ou um seminário em inglês. Então, a primeira dica para te ajudar a desenvolver a fluência em inglês para esses eventos é literalmente aprender o vocabulário específico daquele evento.
Por exemplo, antes de comparecer a uma conferência, você pode pesquisar sobre os assuntos em pauta. Com isso, além de entender melhor o conteúdo, você estará expandindo seu vocabulário sobre aquele assunto e não vai ser pego de surpresa com palavras que não conhece.
Uma dica é também focar sua pesquisa nos chamados phrasal verbs e expressões idiomáticas. Isso porque, expressões como “touch base”, “go over” e “follow up” são usadas frequentemente em seminários e palestras, então é uma boa ideia se familiarizar com esses termos.
Pratique a escuta ativa
Para conseguir desenvolver a fluência em inglês para conferências e seminários, também é preciso aprender a ouvir e entender o que está sendo dito. Então, praticar a escuta ativa ajuda a melhorar a sua compreensão auditiva no idioma, que consequentemente melhora a sua compreensão do idioma como um todo e a fluência.
E uma excelente maneira de treinar sua compreensão auditiva é assistir a vídeos de seminários, palestras e webinars em inglês. Para isso, você pode usar plataformas como TED Talks, que oferecem conteúdos valiosos sobre uma variedade de tópicos empresariais.
Além de aumentar seu vocabulário, essa prática também te ajuda a se acostumar com o ritmo e o tom das apresentações em inglês. Mas lembre-se que em eventos internacionais, os palestrantes podem ser de diversas partes do mundo.
Então, para garantir que você vai conseguir entender o que está sendo dito, pratique ouvindo falantes de inglês com diferentes sotaques.
Treine com perguntas e respostas
Uma parte fundamental em uma conferência e em um seminário é a interação com os palestrantes e outros participantes. E se você quer desenvolver a fluência em inglês, saber fazer perguntas claras e responder de maneira eficaz é uma excelente forma de aumentar seus conhecimentos no idioma.
Então, a dica aqui é aprender a estruturar perguntas eficazes, como “Could you elaborate on...?”, “What’s your opinion on...?” ou “How would you apply this in...?”. Depois, basta agradecer a resposta ou então fazer uma outra pergunta baseada na resposta dada.
Pratique também essas respostas de uma forma confiante, clara e objetiva, lembrando que quanto mais você praticar, mais confiante vai estar na hora de participar dos seminários ou conferências.
Porém, se você está apreensivo, uma dica é preparar essas perguntas antecipadamente com base nos temas que serão discutidos no evento. Ter algumas perguntas prontas pode ajudar a reduzir a ansiedade e garantir que você participe do evento de forma significativa.
Aprenda a falar em público
Se você precisar se apresentar em um seminário ou em uma conferência de negócios, ser fluente em inglês vai ser ainda mais importante. E para conseguir fazer uma apresentação com clareza e confiança é uma habilidade que se desenvolve com prática.
Uma dica é praticar com feedback imediato, como por exemplo pedindo para colegas, amigos ou até mentores para ouvirem sua apresentação e darem feedback construtivo. Isso ajudará a identificar pontos de melhoria na pronúncia e a aumentar sua confiança ao falar em público.
Lembre-se que algumas expressões podem ajudar a guiar sua apresentação de uma forma mais fluida, como “Moving on to…”, “To sum up…” ou “Let’s now discuss…”. Então, é uma boa forma pesquisar e aprender essas expressões para usar durante a sua apresentação.
E se você está com dificuldades de se comunicar no idioma, uma dica é optar por um curso voltado especialmente para a conversação em inglês. Para isso, você pode escolher o melhor curso de inglês online para desenvolver suas habilidades de conversação.
Aprenda a linguagem formal e informal
Além das apresentações formais, a fluência no inglês informal é extremamente importante para as interações de networking que ocorrem nos intervalos das conferências.
Então, junto com a prática da linguagem formal, é uma boa opção aprender também a se comunicar de forma informal. Para isso, frases como “What did you think of the last presentation?” ou “Are you enjoying the conference so far?” são bons pontos de partida para iniciar uma conversa em inglês.
Além disso, prepare o seu “elevator pitch”, um breve discurso de apresentação sobre quem você é e o que você faz. Treinar esse pitch em inglês garante que você estará pronto para causar uma boa impressão e criar uma rede de contatos no evento.
E lembre-se de mostrar um interesse genuíno nas conversas durante o networking. Use expressões como “I see”, “That’s interesting”, ou “Could you tell me more about that?” para se envolver de forma mais profunda nas conversas.
Agora você já sabe como desenvolver a fluência em inglês para conferências e seminários de negócios. Então que tal colocar tudo isso em prática agora mesmo?