Série criada pelos empresários Lukasz Gieranczyk e Thiago Yoshinaga, celebra o olhar estrangeiro sobre Portugal, combinando comédia, empreendedorismo e a rica cultura local
Foto: Divulgação |
Uma nova série está prestes a ser lançada no próximo dia 25, trazendo uma visão única sobre o cotidiano de imigrantes em Portugal. Thiago Yoshinaga, diretor audiovisual, e Lukasz Gieranczyk, produtor executivo, são os criadores de "Bitoques & Imperiais", uma produção da 7800 Productions, produtora audiovisual baseada no lusitano e no Brasil. A ideia surgiu durante encontros regados a bitoques (tradicional prato português) e imperiais (cerveja) em conversas sobre o filme "Coffee and Cigarettes", do diretor americano Jim Jarmusch.
"A gente começou a se reunir para falar sobre projetos, e sempre terminávamos a conversa tomando uma imperial e comendo um bitoque. A partir daí, surgiu a ideia de criar algo com essa essência, um formato que capturasse essas trocas descontraídas e os desafios da vida de imigrante", conta Thiago Yoshinaga.
A série busca construir uma imagem de Portugal através do olhar de imigrantes de diferentes partes do mundo. Além dos brasileiros, participam do projeto estrangeiros da China, Catalunha e Polônia.
Foto: Divulgação |
"Queríamos mostrar a diversidade de quem escolhe Portugal como casa, e isso inclui temas como a crise imobiliária, empreendedorismo e stand-up comedy", explica Lukasz Gieranczyk. O empreendedor já conquistou diversos prêmios como Melhor Filme Underground no Boston Shot Film Festival e no Viewpoint Documentary Film Festival (Bélgica), além de Melhor Filme no Super Shorts London e New York com o seu filme The Prisoner, lançado mundialmente em 2022.
Para Thiago, o projeto também tem um toque pessoal. "Eu estava passando por um divórcio e pensar nessa série me deu um novo propósito. A gente trouxe muito do que é importante para nós, desde os restaurantes onde gravamos até as histórias que contamos", relembra.
Os episódios de "Bitoques & Imperiais" não apenas discutem temas atuais, mas também trazem uma perspectiva íntima dos convidados, que revelam suas experiências e desafios em um país novo. "O objetivo é conectar com o público de maneira sincera e autêntica, sem grandes inovações de formato, mas com muito coração", afirma Lukasz.
Foto: Divulgação |
Os episódios estarão disponíveis exclusivamente no canal do YouTube da produtora, acessível pelo site 7800tv.com, onde os espectadores poderão conferir todos os episódios e explorar mais sobre o projeto.