O skate brasileiro já é um dos mais respeitados no mundo inteiro, graças a qualidade técnica e arrojo dos nossos skatistas. Nesta sexta-feira (20), a partir das 04h, horário de Brasília, acontecem as quartas de final do Campeonato Mundial de Skate Park, que está sendo disputado em Roma, na Itália. Seis brasileiras estão classificadas entre as oito, sendo que duas são do Esporte Clube Pinheiros: Fernanda Tonissi, de 17 anos e Helena Laurino, a caçula entre as brasileiras, de 12 anos de idade.
Além de Nanda (16ª) e Heleninha (18ª), o Brasil colocou também mais quatro skatistas: Raicca Ventura e Ybduara Asp, com a segunda e a quarta nota respectivamente, mais Sofia Godoy (14ª), Dora Varella (23ª). Nanda e Heleninha são filhas da rampa do Pinheiros, onde deram os primeiros passos e tombos.
Um total de 49 atletas participaram da classificatória, sendo que 32 avançaram de fase. Cada skatista pôde fazer duas voltas de 45 segundos, sendo que apenas a maior delas foi válida para a classificação. Raicca Ventura fez duas grandes voltas, marcando 78.34 na primeira – que já lhe renderia a segunda colocação – e 81.08 na segunda, ficando no top-2 da classificação, atrás apenas da espanhola Naia Laso, que teve 83.08.
Heleninha é apontada como um dos maiores prospectos do skate brasileiro. Foi a a jovem que ficou marcada por ser a primeira skatista brasileira a executar a manobra 540º. Ela é a atual campeã brasileira.