Concerto acontece na próxima terça-feira (24), às 20h, com obras de José Julião de Camargo, Pixinguinha, Domingos Pecci e de Samuel Pompeo; entrada é gratuita
O Theatro Pedro II recebe na próxima terça-feira (24), às 20h, um concerto gratuito da USP Filarmônica, que celebrará a música brasileira. Sob regência do maestro assistente José Gustavo Julião de Camargo, o concerto contará com participação especial do saxofonista Samuel Pompeo.
Em sua 205ª apresentação, a USP Filarmônica, formada por estudantes de graduação, bolsistas do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DM-FFCLRP-USP), abre a noite com a obra Na Esquina, Outono Dança Folhas (para saxofone e orquestra), de José Gustavo Julião de Camargo.
Em seguida, o público poderá conferir uma sequência de obras de Samuel Pompeo, como Dodecafonando, com arranjo de Maurício Laws de Souza; Rio Acima, com arranjo de Rafael Piccolotto de Lima, e Choro Do Meu Veínho, com arranjo de Dino Barioni para saxofone e orquestra.
A noite também reserva espaço para obras de Pixinguinha e Domingos Pecci. A obra Naquele Tempo, de Alfredo da Rocha Vianna Filho, o icônico Pixinguinha, conta com um arranjo de Maurício Laws de Souza, trazendo à vida um dos choros mais célebres da música brasileira. Encerrando a noite, a obra De Cachimbo, de Domingos Pecci, com arranjo de Paulo Malheiros.
Como sempre nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra recebe o público com entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos. O Theatro Pedro II se situa no Quarteirão Paulista de Ribeirão Preto, na Rua Álvares Cabral, 370.
A USP Filarmônica apresenta o mesmo repertório na cidade de São Carlos, na quarta-feira, dia 25 de setembro, às 20h, no saguão do Teatro do Campus II da USP, também com entrada gratuita.
Samuel Pompeo
Samuel Pompeo, saxofonista, arranjador e compositor brasileiro, é uma figura proeminente na cena musical instrumental do Brasil. Ele colaborou com artistas renomados da música mundial, como Gilberto Gil, Jon Anderson (Yes), Alice Cooper, Fito Paes, Toquinho, Ivan Lins e Daniel. Além disso, participou de concertos ao lado de nomes importantes do jazz, como Banda Mantiqueira, Tad Nash, Ohad Talmor, Gilson Peranzzetta e Ryan Keberle. Como educador musical, ministra aulas em workshops e master classes no Brasil e no exterior, é professor na Escola Municipal de Música de São Paulo e no festival "Fiato Al Brasile" na Itália. Samuel Pompeo é doutor pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e pela Universidade de Aveiro (Portugal). Suas pesquisas exploram um desafiador percurso acadêmico, se aprofundando na riqueza e na tradição do Choro, uma forma musical intrinsecamente brasileira, o reinterpretando em um panorama sinfônico. Sua abordagem diferenciada não só honra as raízes do Choro, mas também o eleva a novos patamares de sofisticação e complexidade.
Apoiadores de Samuel Pompeo : Wagner Ferreira, André Luiz de Lima Soares, Fabio Vieira Scarpa, Antonio Ricardo Vendramini, Ibraim Filogonio Neto, Luiz Fernando Paina, Aécio Henrique Santos Pereira, Edison Henrique Barcaro, Maria Sebastiana Brondino, Celso Marques Gonçalves, Alexandre Cardoso Veloso, Tércio Danilo Souto Guimarães, Janaina Helen de Melo Silva, Luiz Artur Ledur Brito, Milena Lobo Fontenele, Sidney Luiz Pompeo, Antonio Marcos Correa, Suelen Jaqueline Hostert Mondini, Delphine Elizabeth Gamarra Gaete, Monica Saraiva Francisco, Gabriel Urbano Soares de Souza, Erlon Gianini, Geraldo Moisés de Andrade Junior, Rian da Silva Rodrigues dos Santos, Celso Fernandes de Souza Filho, Wylton Luiz Oliveira Barbosa, João Gabriel Meschieri, Zayon Marcelo de Souza Oliveira, Karina da Mata Castrequini Miura, Wellington Luiz Zoca, Rogério Vieira Travagini, Luiz Henrique Cussolim, Carlos Alberto P. S. Junior, Ronaldo Ferreira da Silva
José Gustavo Julião de Camargo
Natural de Vista Alegre do Alto, o compositor e maestro paulista José Gustavo Julião de Camargo (*1961) iniciou seus estudos musicais em 1978, em Ribeirão Preto, com Mario Nacarato e Cristina Emboaba. Como instrumentista (clarineta e clarone) atuou na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Jovem de Campinas e no grupo Pipoca Moderna (de 1983 a 1986). Formou-se (1986) em composição e regência pela UNICAMP, onde foi aluno de composição dos professores Almeida Prado, Damiano Cozzella e Raul do Valle; de regência dos professores Benito Juarez e Henrique Gregori, entre outros. Como diretor musical e arranjador do coro cênico “Bossa Nossa” (de 1991 a 2008) desenvolveu intensa atividade no Brasil e no exterior (Itália e Grécia), com espetáculos como Conversa de botequim (1995); bossa@usp.br (1997), 500 e tantas histórias... (2000, 2001, 2002 e 2004) e O boi caipira (2006). Já atuou como professor visitante em diversas escolas de música e conservatórios na Itália (Faenza, Ferrara, Cosenza, Perugia e Campobasso). Participou como compositor convidado dos festivais de Música Nova Klangzeit Musik (2012) e Musik Unser Zeit Brasilien (2014), ambos na cidade de Münster (Alemanha). Trabalhou como assistente de direção musical do Festival Música Nova-Gilberto Mendes de 2011 a 2019. Foi diretor artístico e maestro da Banda Mogiana de 2002 a 2019. É coordenador brasileiro do festival Fiato Al Brsaile desde 2012 na cidade de Faenza (Itália). É compositor de obras para teatro, música de câmara, vocal e instrumental, coral, ópera e sinfônica. Destacam-se ainda a cantata Ode a Zumbi, comandante guerreiro, para coro e orquestra; a ópera Café – em três atos, para coro e orquestra, esta última com libreto de Mário de Andrade, e o Concerto para viola caipira e orquestra. Desde 1988, é orientador de estruturação musical do Departamento de Música da FFCLRP-USP, Campus de Ribeirão Preto. Atua ainda como membro no Nap-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música da FFCLRP-USP) e maestro assistente da USP-Filarmônica. Como instrumentista (Viola Caipira) apresenta-se como solista e nos grupos: “Brasil Matuto Ensemble”, “Mentemanuque Ensemble É produtor e apresentador do programa “Revoredo, o som da Viola Caipira instrumental” no 107,9 FM da Rádio-USP Ribeirão Preto e no 93,7 FM da Rádio –USP São Paulo.
USP Filarmônica
Fundada em fevereiro de 2011 e regulamentada pela Resolução USP-7472, a 19 de fevereiro de 2018, a USP Filarmônica é a única orquestra da USP formada exclusivamente por estudantes bolsistas de graduação, cumprindo rigorosamente as atividades fim de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública. A USP-Filarmônica mantém agenda artística de concertos sinfônicos e récitas de óperas em Ribeirão Preto e São Carlos, além de apresentações especiais já realizadas em outras cidades (Santos, Jaboticabal, Franca, Ourinhos, Registro, Itajubá, Avaré, Birigui, São Paulo, Piracicaba e Patos de Minas). Os compositores e maestros Rubens Russomanno Ricciardi (diretor de orquestra e maestro principal) e José Gustavo Julião de Camargo (maestro assistente) atuam na direção artística desde a sua fundação. A USP-Filarmônica já realizou 165 concertos sinfônicos e récitas de ópera, com participações no Festival Música Nova “Gilberto Mendes” em 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2022. Em consonância com o NAP-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance), contempla a perfeita interação da poíesis (composição ou invenção musical, ofício de compositor) com a práxis (interpretação-execução, ofício de instrumentista e cantor), buscando sempre a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto fecundo entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita.
USP Filarmônica – Theatro Pedro II (Ribeirão Preto)
Data: 24/09 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, nº 370
Entrada gratuita – sem necessidade de retirar ingressos
USP Filarmônica – Teatro do Campus II (São Carlos)
Data: 25/09 (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Saguão do Centro de Convenções - Teatro do Campus II da USP – Av. José Antônio Santilli, 1050, Bela Vista São Carlense – São Carlos/SP
Informações: (16) 3371-4339 / tmsc.pauta@gmail.com
Entrada gratuita