Notícias -

TJSP inicia 5ª Semana da Acessibilidade com palestras sobre inclusão social e relações de trabalho

17 de Setembro de 2024

Evento promovido pela Daps.

Palestras abordam temas relacionados à acessibilidade e inclusão | Foto: Comunicação Social TJSP

O Tribunal de Justiça de São Paulo deu início, hoje (16) à 5ª edição da Semana da Acessibilidade, promovida pela Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps). A abertura foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença do coordenador da Daps e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJSP, desembargador Irineu Jorge Fava. A programação de palestras on-line, com temas sobre diversidade e inclusão de pessoas com deficiência, vai até sexta-feira (20).

O chefe do Judiciário paulista destacou que o TJSP atua para proporcionar às pessoas com deficiência recursos adequados para o desempenho de suas atividades funcionais. Também ressaltou a importância dos assuntos que serão discutidos durante o evento. “Especialistas vão debater as diretrizes sobre um tema que é tão caro ao Judiciário paulista e à sociedade em geral, com foco na abordagem da educação inclusiva, da diversidade e da maternidade atípica. Nosso objetivo é favorecer o desenvolvimento da cultura do respeito às diferenças”, reforçou o presidente Fernando Torres Garcia. 

Para o desembargador Irineu Jorge Fava, a semana marca a contribuição do Poder Judiciário paulista para o avanço das medidas de promoção da acessibilidade. “Teremos palestras e workshops com discussões de temas que dizem respeito, principalmente, à cidadania, que contribuirão para o aperfeiçoamento e promoção da inclusão que todos almejam”, reforçou.   

A primeira exposição do dia, “Diversidade, equidade e inclusão social”, ficou a cargo da perita do Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), senadora Mara Gabrilli. A parlamentar falou sobre sua experiência como pessoa com deficiência, ressaltou o papel da medicina na melhora da qualidade de vida e o trabalho dos cuidadores. Sobre a importância de oportunidades para pessoas com deficiência, a palestrante citou o desempenho do Brasil nas Paraolimpíadas. “Quando a gente oferta oportunidade, e oportunidade de qualidade, olha o que conseguimos”, celebrou.

Mara Gabrilli citou as mudanças implementadas pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, cujo texto final é de sua autoria, mas reforçou a necessidade de continuar lutando para romper barreiras atitudinais e físicas que limitam a acessibilidade. “Não temos que nos envergonhar de perceber barreira de atitude, temos que ter vergonha de não querer derrubá-la”, afirmou.

Em seguida, o promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia Fernando Gaburri falou sobre “Pessoa com deficiência e relações de trabalho: reflexões sob a ótica da transversalidade”, tratando do capacitismo como ato de discriminação, a educação inclusiva como direito humano fundamental e o direito ao trabalho das pessoas com deficiência. O professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte abordou o papel da educação na promoção da inclusão e na geração de oportunidades e comparou o modelo de educação integrativa do passado com o mais atual de educação inclusiva.

O palestrante citou as disparidades enfrentadas por pessoas com deficiência, que possuem índices mais altos de analfabetismo e menor participação na força de trabalho e de remuneração, e finalizou a exposição parabenizando o TJSP pela iniciativa e destacando a necessidade de maior representatividade nos altos escalões. 

A 5ª Semana da Acessibilidade segue durante toda a semana. Confira a programação dos próximos dias:

Terça-feira (17), das 15 às 17 horas

Tema: “A História das Pessoas que não Tinham História” e “O Poder da Inclusão e o Incentivo à Empatia”

Palestrantes: Maria Valéria de Paula Santos e Cristina Rovai

Quarta-feira (18), das 15 às 17 horas

Tema: “Os Desafios da Maternidade Atípica” e “Desconstruindo a Síndrome de Down”

Palestrantes: Gabriela Arantes Wagner, Monise Sbrissa, Ana Paula Camillo e Pamela Galvão

Quinta-feira (19) das 15 às 17 horas

Tema: “Construção de um Brasil Inclusivo” e “A Importância de Promover um Ambiente Inclusivo”

Palestrantes: Ivone Santana

 

Sexta-feira (20), às 12 horas 

Apresentação Musical no Fórum João Mendes Júnior com Luan Richard e Angélica Cardoso Gama

Comentários
Assista ao vídeo