Notícias -

PF combate abuso sexual infantojuvenil e faz prisão em flagrante

10 de Setembro de 2024

Foi deflagrada mais uma fase da Operação Leafdown de enfrentamento a esse tipo de crime

Foto: Divulgação

Ribeirão Preto/SP - A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 10/9, por meio da Delegacia de Polícia Federal em Ribeirão, mais uma fase da Operação Leafdown, visando desarticular mais um ramo de extenso grupo criminoso voltado à disseminação de conteúdo de arquivos de com cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes na internet. No final de julho, foram cumpridos mais de 40 mandados de busca e apreensão nas cinco regiões do país, com mais de 20 prisões.

Um indivíduo foi preso em flagrante pelo armazenamento de arquivos de abuso sexual infantil, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.  Ele foi conduzido para a Delegacia da PF em Ribeirão Preto, para os procedimentos de praxe.

O trabalho faz parte de operação permanente da Polícia Federal para cessação da propagação desse tipo de material na web. Com a utilização de avançadas ferramentas tecnológicas, além de diferentes meios de obtenção de provas, foi possível rastrear a atuação do investigado na rede mundial de computadores.

Se confirmadas as hipóteses criminais, o envolvido poderá responder pelos crimes de compartilhamento e armazenamento de material de abuso sexual de crianças e adolescentes, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, além de associação criminosa, prevista no Código Penal.

Destaca-se que o consumo desse tipo de conteúdo proibido fomenta a prática de violência sexual contra crianças e adolescentes, cujos danos psicológicos e sociais causados às vítimas são permanentes.

Ressalta-se a importância da participação da sociedade ao denunciar toda e qualquer forma de violência praticada contra crianças e adolescentes.

Comentários
Assista ao vídeo