Ayrton Montarroyos Lira do Povo |
Créditos: @mualvesso |
O cantor pernambucano Ayrton Montarroyos sobe ao palco da Casa de Francisca para três noites de apresentações imperdíveis com seu mais recente trabalho, “A Lira do Povo”, elogiado pela crítica e por artistas como Zizi Possi (“É um trabalho tão lindo, que me parece uma poesia”) e Edu Lobo (“Ayrton é um grande cantor e intérprete, com uma capacidade muito boa de escolher repertório”). Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, o público terá a oportunidade de vivenciar esse espetáculo em um ambiente intimista que favorece o contato direto entre o artista e os espectadores. Montarroyos, acompanhado por uma banda formada por Arquétipo Rafa (percussão, baixo e direção musical), Ariane Rodrigues (flautas) e Regis Damasceno (violões), promete uma performance rica em nuances e profundidade.
“A Lira do Povo” é uma viagem sonora que explora a cultura do homem brasileiro em suas diversas facetas. Do sertão à cidade, passando pelo mar, Montarroyos traz à tona o folclore, a oralidade e as histórias de pescador que moldam a identidade nacional. O espetáculo é composto por três suítes que narram a jornada de um personagem cujas experiências de vida são amplificadas e transfiguradas, com um pássaro-observador simbolizando o sentimento brasileiro e suas transformações.
O repertório de “A Lira do Povo” é uma costura que abrange 29 músicas, divididas em três suítes, e vai desde clássicos do repertório de Cascatinha & Inhana e Jararaca & Ratinho até composições contemporâneas de Kiko Dinucci, passando por nomes como Edu Lobo, Sérgio Ricardo, João do Vale e Sidney Miller.
Sobre Ayrton Montarroyos
Ayrton Montarroyos iniciou sua carreira musical aos 11 anos em Recife, destacando-se em saraus e rodas de choro. Aos 18, participou de gravações em álbuns relevantes, incluindo um indicado ao Grammy Latino em 2013. Ganhou notoriedade como vice-campeão do The Voice Brasil aos 20 anos e, aos 22, lançou seu primeiro álbum, que recebeu elogios da crítica.
Em 2019, lançou seu segundo álbum, "Um Mergulho no Nada", com uma abordagem minimalista, acompanhado apenas pelo violonista Edmilson Capelupi. Durante a pandemia, criou uma série de lives explorando a música brasileira, transmitida para milhares de pessoas.
Montarroyos também participou de trilhas sonoras de novelas e realizou turnês ao lado de grandes nomes como Edu Lobo. Atualmente, está em turnê com o show "A Lira do Povo", que explora mitos e folclores brasileiros em uma experiência sensorial e "Ayrton Montarroyos Canta Caetano Veloso". Ele também está presente na trilha sonora da novela "No rancho fundo", da TV Globo, com duas canções.
Serviço:
- Quarta-feira, 11 de setembro - 21h30
- Quinta-feira, 12 de setembro - 21h30
- Sexta-feira, 13 de setembro - 22h00
Local: Porão da Casa de Francisca