Wild, Monteiro e Laura perderam na chave de simples. Duplas feminina e masculina e Bia jogam nesta segunda
Créditos: André Gemmer/CB |
Beatriz Haddad Maia garantiu, neste domingo (28), a primeira vitória do tênis brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris. Com direito a ‘pneu’ no terceiro set, a canhota paulista superou na estreia da chave de simples a francesa Varvara Gracheva, com parciais de 6/4 4/6 6/0, após 2h14 de partida.
Vivendo sua primeira participação em uma Olimpíada, Bia é a segunda brasileira a vencer em chaves femininas de simples nos Jogos Olímpicos. Antes dela, apenas Gisele Miró, em Seul-1988, havia conseguido esse feito.
“Por ser minha primeira rodada, jogando pela primeira vez as Olimpíadas, contra uma adversária que joga bem no saibro, vindo de outro piso e sabendo que tinha um jogo duro, eu saí satisfeita com a minha atitude e a minha briga interna”, afirmou Bia. “O jogo teve muitos momentos duros e eu tentei ser calma e disciplinada. Tenho ainda alguns detalhes a melhorar, mas fiquei feliz com o meu desempenho”, completou ela.
Mesmo com a torcida contra e a favor, Bia também usou a energia do público, que lotou as arquibancadas, como apoio e motivação para vencer a dona da casa. “É especial, um carinho muito gostoso. É muito gratificante estar dentro da quadra e eles (torcida) gritando o meu nome, o do Brasil, é uma gratidão indescritível. A gente trabalha muito duro e quando passamos por esses momentos é muito gratificante dividir essa felicidade com todo mundo”.
Classificada para a segunda rodada, Bia volta à quadra, nesta segunda-feira (29), para enfrentar a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, que derrotou a britânica Katie Boulter, por 6/4 6/2. A partida está programada para o segundo jogo da quadra 8, por volta das 8h30 (horário de Brasília).
Thiago Wild foi o primeiro brasileiro a entrar em quadra. Fazendo sua estreia nos Jogos Olímpicos, o paranaense oscilou em quadra e não conseguiu aproveitar as chances que teve contra o argentino Tomas Etcheverry e acabou sendo derrotado por 7/6(7) 6/2. Depois, Thiago Monteiro foi superado pelo também argentino Sebastian Baez, por 6/4 6/3, enquanto Laura Pigossi se despediu do torneio olímpico, ao ser superada pela ucraniana Dayana Yastremska, de virada, por 3/6 7/5 6/0.
Além da segunda rodada de Bia na chave de simples, nesta segunda, o Brasil fará sua estreia nas duplas masculina e feminina. Monteiro e Wild enfrentam os cazaques Alexander Bublik e Aleksandr Nedovyesov, às 7h (de Brasília), na quadra 12. Já Bia e Luisa Stefani encaram as chinesas Shuai Zhang e Yue Yuan, por volta das 11h30 (de Brasília), na quadra 11.
Resultados dos brasileiros neste domingo (28):
Beatriz Haddad Maia (BRA) d. Varvara Gracheva (FRA) – 6/4 4/6 6/0
Dayana Yastremska (UKR) d. Laura Pigossi (BRA) – 3/6 7/5 6/0
Tomas Etcheverry (ARG) d. Thiago Wild (BRA) – 7/6(7) 6/2
Sebastian Baez (ARG) d. Thiago Monteiro (BRA) – 6/4 6/3
Jogos dos brasileiros nesta segunda (29):
· Horário de Brasília
Quadra 8
Por volta das 8h30
Beatriz Haddad Maia (BRA) vs Anna Karolina Schmiedlova (SVK)
Quadra 11
Por volta das 11h30
Beatriz Haddad Maia (BRA)/Luisa Stefani (BRA) vs Shuai Zhang (CHN)/Yue Yuan (CHN)
Quadra 12
7h
Thiago Monteiro (BRA)/Thiago Wild (BRA) vs Alexander Bublik (KAZ)/Aleksandr Nedovyesov (KAZ)
Transmissão
O tênis está sendo transmitido ao vivo pelo canal oficial dos Jogos Olímpicos – www.olympics.com/pt/paris-
A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).