A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval chegou à sua 51ª edição e é organizada pelo Yacht Club de Ilhabela – YCI. Neste que é o maior encontro da modalidade na América do Sul, reuniu os principais nomes do esporte no País divididos em vários barcos de tamanhos e classes diferentes.
Em média, mais de 120 veleiros de todos os estados e até estrangeiros participam das regatas no Litoral Norte de São Paulo de 20 a 27 de julho. As provas foram realizadas tradicionalmente no mês de julho impactando positivamente no turismo de Ilhabela, com alta demanda da infra estrutura turística entre hotéis, pousadas e restaurantes.
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval segue a agenda positiva dos principais campeonatos do mundo reduzindo o seu impacto ambiental a cada edição. Nos últimos anos, além de promover a conscientização do meio ambiente, reduzindo o uso de papel e plástico, o evento promoveu ações pela limpeza e conservação dos oceanos.
Ilhabela se tornou passagem obrigatória das baleias jubartes.
O evento tem a Prefeitura de Ilhabela como parceiro histórico, além da Marinha do Brasil.
O Desembargador Jacob Valente, que é profissional na modalidade, esteve presente para competir. Ele esteve na tripulação do Veleiro Zeus, do Comandante Paulo Moura, representando o Pindá Iate Clube, que terminou o evento em segundo lugar na Classe BRA RGS.
Os campeões foram:
Classe C30 - Veleiro Tonka.
Classe ORC Geral - Veleiro +Bravissimo.
Classe ORC Racer - Veleiro Crioula 52.
Classe BRA RGS - Veleiro Pangea.
Classe RGS Cruiser - Veleiri Náutico II.
Classe Clássicos - Veleiro Kameha Meha.
Entre os participantes estavam atletas olímpicos como Robert Scheidt, Lars Grael e Samuel Albrecht, além de amadores, profissionais e velejadores estreantes.
Barcos de vários estados do Brasil e de países vizinhos, como Argentina e Uruguai, marcaram presença.
Foram realizadas mais de 40 regatas para as cinco classes inscritas na SIVI Daycoval durante os sete dias de competição.
O campeonato foi favorecido por condições climáticas estáveis, com ventos suficientes para encher as raias de Ilhabela.