“Petra" reafirma o poder das mulheres, do amor e do teatro.
Nova montagem do clássico de Fassbinder "As Lágrimas Amargas de Petra von Kant estreou em 13 de julho, no Teatro Cacilda Becker.
Foto: Divulgação |
Curtíssima temporada, o espetáculo Petra, nova montagem do clássico de Rainer Werner Fassbinder As Lágrimas Amargas de Petra von Kant. Estrelado pelas atrizes Bete Coelho, Luiza Curvo, Lindsay Castro Lima, Clarissa Kiste, Renata Melo, Miranda Diamant Frias e Laís Lacôrte, com direção de Bete Coelho e Gabriel Fernandes e cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara, este espetáculo é uma reafirmação de três poderes universais: o feminino, o amor e a arte teatral.
Essas três imensas forças estão evidentes na performance do elenco exclusivamente feminino, que dá vida a Petra e suas assistente, amiga, amante, mãe e filha. Mulheres de personalidades fortes que, mesmo tão diferentes entre si, compartilham a busca incessante pelo amor e a cruel incompetência em lidar com este sentimento, invariavelmente não correspondido ou desvirtuado pelas implacáveis relações de poder. Cada uma com idades, aspirações, níveis culturais ou condições sociais diferentes, mas com algo em comum: a necessidade de aceitar e ser aceita pela outra, até mesmo se para isto for preciso sacrificar o amor próprio.
Com tradução direta do original em alemão feita por Marcos Renaux, uma trama fortemente emocional que se sustenta em diálogos tensos e muito bem construídos, em que, para muito além do amor, é a paixão, o desejo e a insatisfação que norteiam o comportamento das personagens, de certa forma refletindo a contínua busca pela tal felicidade comum a qualquer ser humano. “Mesmo mais de cinco décadas após sua estreia, um texto lapidado para o teatro, que ultrapassa as marcas setentistas do ótimo filme e continua muito atual. As louváveis intenções feministas e provocações políticas do autor à época continuam relevantes nos dias de hoje, mas é o desconforto decorrente das relações humanas e suas frustrações que funciona como principal ponto de identificação com o espectador”, reflete Bete Coelho.
Curta temporada: de 13/julho a 7/agosto/2024
Horários: de quarta a sábado, às 21h; domingos, às 19h
Local: Teatro Cacilda Becker -R. Tito, 295, Lapa, São Paulo - SP - Telefone: (11) 3864-4513
-
A Última Entrevista de Marília Gabriela tem temporada prorrogada
As novas apresentações da peça acontecem de 30 de agosto a 27 de outubro
Marília Gabriela e Theodoro | Foto: Divulgação |
Com diversas sessões esgotadas, o espetáculo ganha mais um mês em cartaz no Teatro Unimed, em São Paulo, e vai até o dia 28 de julho, com sessões todas as sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 18h
Estrelado por Marília Gabriela e Theodoro Cochrane, o espetáculo coloca a apresentadora frente a frente com seu filho para discutir temas como feminismo,conflito de gerações e homofobia abordando a relação entre mãe e filho com uma honestidade brutal.
“A Última Entrevista de Marília Gabriela” é um verdadeiro sucesso de crítica e público! A comédia dramática vem enfileirando sessões esgotadas e, devido a demanda do público, terá sua temporada prorrogada em um mês. O espetáculo ficará em em cartaz até o dia 28 de julho, no Teatro Unimed, em São Paulo. No espetáculo, Marília Gabriela entra em cena para ser entrevistada por uma pessoa que lhe é muito familiar: seu filho caçula, Theodoro Cochrane. Com conversas brutalmente sinceras e amorosas, o público é automaticamente teletransportado para suas relações mais pessoais com seus familiares.
Os ingressos estão à venda na internet (www.sympla.com.br) e pela bilheteria oficial do próprio Teatro Unimed. As apresentações ocorrem todas as sextas-feiras e sábados, às 20h; e domingos às 18h. “A Última Entrevista de Marília Gabriela” é apresentado pelo Teatro Unimed com a realização da Rega Início Produções Artísticas, de Renata Alvim.
A comédia dramática se passa durante um programa de entrevistas ao vivo no teatro, onde ficção e realidade se misturam e o que era para ser apenas uma entrevista vira um jogo perigoso que revela os arquétipos da relação entre mãe e filho. Durante o espetáculo, feminismo, conflitos geracionais, etarismo e a fronteira entre o público e o privado são alguns dos temas abordados que norteiam o texto, entretendo e emocionando o público. Sem a quarta parede, o espectador é convidado a participar ativamente da montagem, respondendo até ao famoso bate-bola, marca registrada de Marília Gabriela.
-
Exposição HERÓIS DC: As férias de julho na exposição em São Paulo terá cosplayers de heróis e vilões!
Exposição montada no MorumbiShopping terá programação especial com cosplayers durante as férias de julho
Foto: Bruno Ulivieri/ Divulgação |
Além de conferir a maior exposição já realizada no Brasil sobre os heróis e vilões da DC, visitantes vão poder se divertir e interagir com personagens que vivem seus heróis preferidos.
Apontada como uma das melhores atrações em cartaz no circuito de São Paulo, a EXPOSIÇÃO HERÓIS DC, que ocupa uma área de 1.500 metros quadrados especialmente montada no MorumbiShopping, preparou uma novidade especial para quem for visitá-la no mês das férias escolares de julho: todos os dias, cosplayers caracterizados como alguns dos personagens favoritos do público estarão na exposição, entre 13h e 20h.
Escolhidos como alguns dos heróis e vilões favoritos do público, os personagens Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Coringa, The Flash e Lanterna Verde se revezarão durante toda a tarde e início da noite até o final do mês na mostra, que conta com 18 salas repletas de itens originais, réplicas e ambientes imersivos e interativos montados com tecnologia de ponta. A experiência ainda inclui projeções mapeadas e responsivas, sensores de presença, hologramas e som 5.1.
-
Gravação do novo CD e DVD de Pedro Mariano
Filho de Elis Regina e irmão de Maria Rita, Pedro Mariano grava seu novo DVD em São Paulo capital
Pedro Mariano | Foto: Rafael Ianni |
Seguindo a intenção do Projeto A2, em uma atmosfera intimista, o novo show apresenta importantes canções populares brasileiras.
Contabilizando mais de 29 anos de carreira, 12 álbuns lançados e quatro indicações ao Grammy Latino, Pedro Mariano se prepara para a gravação de seu novo CD e DVD, diretamente de São Paulo capital, no dia 20 de julho. O show acontece no teatro B32 e os ingressos estão à venda.
Seguindo a intenção do Projeto A2, em uma atmosfera intimista, o novo show apresenta importantes canções populares brasileiras que fizeram sucesso na voz de grandes intérpretes e que fazem parte da vida musical de Pedro Mariano, filho de Elis Regina e irmão de Maria Rita.
O público pode esperar canções como "Todo Azul do Mar" (Flávio Venturini e Ronaldo Bastos), "Não Diga Nada" (Ed Wilson / Gilson / Prêntice / Ronaldo Bastos), Estrela (Gilberto Gil), entre outras. Pedro contará com a energia do público para, em formato "Lounge", fazer desta noite um momento especial.
“O projeto A2 surgiu da vontade de reviver, não apenas canções que estão na memória afetiva, mas também reviver a sensação de cantar em violão e voz, como no começo da minha carreira. Agora, no Volume 2, vou explorar mais segmentos e autores musicais que ainda não tinha visitado. Tem sido uma viagem e tanto”, comenta Pedro Mariano.
A marca de Pedro Mariano se consolida entre seu público, fazendo com que mais pessoas passem a conhecer e reverenciar um dos maiores intérpretes de nosso país.
Gravação do novo CD e DVD de Pedro Mariano, em São Paulo capital
Data: 20 de julho (sábado) - Horário: 21h
Local: Teatro B32 - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.732 – Itaim Bibi. São Paulo/SP - Classificação: Livre
Bilheteria: 1h antes em dias de espetáculos
Link para ingressos: https://teatrob32.byinti.com/?utm_source=site&utm_medium=campaign&utm_campaign=pedro-mariano#/event/dZggHXzb0dGCx8HM7S6g
-
“Reza”, último álbum de estúdio de Rita Lee & Roberto de Carvalho, é celebrado em vinil duplo
O LP, de 2012, é um clássico da dupla e está cheio de joias a serem descobertas
Foto: Divulgação |
“Deus me perdoe por querer que Deus me livre e guarde de você”. O verso de “Reza”, música-título do último álbum de estúdio gravado por Rita Lee e Roberto de Carvalho, de 2012, já diz a que veio. A composição é um hit-assinatura que ficou marcado para sempre no cancioneiro: a música se tornou número 1 e esteve no topo das mais tocadas por semanas.
O álbum finalmente é celebrado com um aguardado relançamento em LP, pela Universal Music, que vem caprichado. Pela primeira vez em disco duplo e, portanto, com todas as músicas que vinham no CD, ele chega nas cores azul e vermelha. A capa original, com a mandala de Rita, é gatefold, com encarte e envelopes. O álbum duplo está disponível para venda na UMusic Store. Saiba mais aqui.
O título soa perfeito para um disco cheio de (claro!) rezas, hinos pagãos, ladainhas, divagações e retratos da vida cotidiana. “Pistis Sophia” dá o tom ao abrir o disco com uma atmosfera esotérica, sobrenatural e com alguma estranheza. A sobreposição de vozes de Rita nos apresenta diversas mulheres, com sotaques, timbres e emoções distintas. É uma daquelas canções em que nos deparamos com o enorme talento da intérprete de Rita.
“Reza”, o grande sucesso do álbum, se tornou trilha sonora da novela “Avenida Brasil”. Uma curiosidade: a letra é realmente uma oração que Rita criou e que ficava na mesa de cabeceira da cama dela. O clipe também é digno de nota: ela passeia por uma floresta. Aqui e ali, seres do bem e do mal vão surgindo em seu caminho. No meio da canção, uma aparição pra lá de bem-vinda: Roberto e sua guitarra ajudam a espantar o mau-olhado.
Mais mundanas, “Tô um lixo” e “Vidinha” trazem uma visão um tanto quanto desiludida da rotina da vida, com críticas mordazes e pitadas de ironias autobiográficas. “Vidinha besta/ Vidinha furreca/ Vidinha chinfrim/ Vidinha de merda”, brada no refrão da segunda, rockão delicioso.
O brilhante álbum é embalado com o que há de mais clássico na dupla Lee-Carvalho. Certa vez, conversando com Rita, ela me disse que considerava esse disco o “casamento entre a sujeira e a sofisticação”. “Divagando", misteriosa, é uma jóia escondida. Ainda será descoberta. “Quanto tempo ainda tenho no mundo? Eons? Milênios? Milésimos de segundo?”, pergunta Rita numa suingada e inspiradíssima canção em que Roberto toca praticamente todos os instrumentos: guitarras, violões, teclado, baixo, além de fazer as programações eletrônicas e loops.
Responsável por grande parte dos instrumentos, Roberto ainda assina a produção junto de Apollo Nove, o coprodutor. A concepção é de Rita & Roberto, assim como a composição de quase todas as músicas, com exceção de “Pistis Sophia”, “Bixo Grilo”, “Bagdá” e “Bamboogiewoogie”, que são só de Rita.
"As Loucas" é um rock pesado com temática feminina/ feminista contra a calhordice de muitos homens. A cara da Rita: “Eles amam as loucas/ Mas se casam com outras”. Delícia pura. Na linha “só podia sair da cabeça genial de Rita” também está “Bixo Grilo”. “Sou bixo grilo sim/ Não me queixo/ Se você gosta de mim/ Eu deixo”, entrega em um vocal tesudo. A volúpia de Rita, que deu o tom a vários discos clássicos da dupla, também aparece em “Rapaz”: “Serei sua escrava, sua dominatrix/ Sua namorada, sua bitch”. Uau!
As supracitadas “Bagdá” e “Bamboogiewoogie” mostram bem a veia tropicalista de Rita e a verve da dupla de passear por estilos musicais sem pudores. O resultado? Uma não poderia ser mais diferente que a outra – mas igualmente geniais. “U Big-Ben bate bambu gui úgui/ Bumba meu boi bon bini bom de gudi/ Orangotango bolero merengue/ Tupini-King-Kong tem dengo tem dengue”, canta Rita na viajandona “Bamboogiewoogie”. A viagem de “Bagdá” é outra: fazendo amor em um tapete voador e recheada de piadas e trocadilhos, em uma produção de Roberto que nos encaminha a locais muito próprios de um mundo criado por Rita nessa canção.
O bom humor de “Bagdá” se junta a mais duas impagáveis: "Tutti-Fuditti", uma “homenagem, pero no mucho” à Rita Pavone brincando com palavras em italiano, e “Gororoba”.
A instrumental e psicodélica “Pow” fecha o disco com o casamento entre o theremin de Rita com a guitarra de Roberto. Gravado majoritariamente no estúdio de Rita e Roberto na “casa no mato”, na grande São Paulo, o álbum merece ser celebrado junto dos grandes clássicos da dupla fundamental para a música. Afinal, o pop/ rock brasileiro pode ser dividido em ARR e DRR, antes e depois de Rita & Roberto.
-
É grátis: Bazar das Bruxas aterrissa na Avenida Paulista pela primeira vez
Evento, que acontece no dia 4, conta com 100 expositores esotéricos, apresentações de dança, oraculistas e performances
Foto: Divulgação |
Já pensou participar de um evento gratuito cheio de magia do universo da bruxaria? No dia 4 de agosto, a Avenida Paulista vai receber pela primeira vez o Bazar das Bruxas, que está em sua 14ª edição, com o especial Conto de Fadas.
Segundo os organizadores, é um evento em prol da liberdade espiritual, em que os espiritualistas de todo Brasil se encontram em um dia mágico. O bazar conta com 100 expositores esotéricos, apresentações de dança, oraculistas e performances.
Nesta edição haverá, o especial concurso de melhor fantasia de contos de fadas com direito a prêmios!
Acompanhe todas as informações pelo instagram: @obazardasbruxas e participe deste evento mágico! - Entrada Gratuita!