Informes - GERAIS

De desenvolvedora de software a uma das principais líderes em bancos digitais: fintech Cronos

16 de Julho de 2024

Fundada para ser banco digital, startup mudou o rumo e hoje é referência no setor

Foto: Divulgação

A história da fintech Cronos começou quando seu idealizador e CEO, Luis Henrique Archanjo, vislumbrou no hype dos bancos digitais uma oportunidade de negócio em 2018.

Ele fundou a Cronos com o objetivo de criar seu próprio banco 100% digital. Porém, durante a pesquisa de mercado, se deparou com o conceito de BaaS (Banking as a Service) e mudou completamente o propósito da empresa.

O BaaS permite que qualquer companhia, mesmo não financeira, possa criar seu próprio banco digital com sua marca por meio da tecnologia de uma fintech especializada.

Percebi que fazer meu próprio banco digital não fazia sentido quando eu poderia permitir que dezenas de empresas tivessem o delas”, relembra Archanjo.

A Cronos então passou a focar nesse nicho ainda pouco explorado no Brasil. Com sua expertise em desenvolvimento de softwares customizados, conseguiu se diferenciar da concorrência ao entregar bancos digitais personalizados muito rapidamente.

Enquanto outras empresas levavam mais de 90 dias nesse processo, a Cronos consolidou seu slogan “Crie seu banco digital em 48 horas” na prática, garantindo enorme vantagem competitiva.

Foto: Divulgação

Ousadia e visão de mercado

Essa estratégia foi fundamental para o crescimento acelerado da fintech nos últimos anos. De 2018 até 2023, a Cronos desenvolveu mais de 300 bancos digitais para empresas de diversos setores e portes no Brasil, alcançando a incrível marca de mais de 1 bilhão em volume transacionado em 2023.

Começamos com uma equipe muito enxuta. Conforme fomos crescendo, melhoramos processos e trouxemos talentos do mercado”, explica Archanjo.

Sempre fui fascinado por inovação e novas ideias. Quando entendi que podia virar referência nesse segmento de BaaS, mergulhei de cabeça. Hoje me dedico 100% a Cronos”, afirma.

E a estratégia funcionou. Em pouco tempo, a fintech conquistou admiração e reconhecimento de grandes empresas, apesar de sua origem no interior paulista.

Foto: Divulgação

Novos mercados

Agora, com o negócio maduro e rentável, Archanjo se prepara para uma nova fase de crescimento ainda mais acelerado.

A partir de 2024, a Cronos quer se tornar protagonista também no mercado de crédito, atendendo a demanda de seus atuais clientes por soluções financeiras mais completas.

Já somos uma das principais referências em criação de bancos digitais, agora vamos replicar esse sucesso em outros segmentos”, projeta.

O executivo diz que a expertise no relacionamento com empresas e o uso de tecnologia a favor da velocidade são trunfos da Cronos para ser referência também no mercado de crédito digital nos próximos anos.

Hoje já com mais de 50 colaboradores, a fintech se mantém fiel às suas origens de agilidade, proximidade com o cliente e soluções sob medida. Conheça mais pelo site e no Instagram @cronos.fintech.

Comentários
Assista ao vídeo