Referência no assunto, o médico desenvolveu um protocolo específico para tratar a celulite e a gordura localizada
Dr. Gustavo Rocha | Foto: Divulgação |
O Brasil voltou a ser, em 2023, o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. Entre os procedimentos mais procurados estão alguns que redefinem o contorno corporal, em especial dos glúteos e pernas. Mas, apesar de muito procuradas, essas cirurgias exigem grande expertise dos profissionais envolvidos, que têm de ser muito bem preparados para garantir o resultado desejado.
Isso é o que explica o cirurgião Dr. Gustavo Rocha, especialista em medicina estética avançada que atende em Minas Gerais e São Paulo. O médico, que se tornou referência em sua área ao longo dos anos, afirma que esses procedimentos, para darem certo, exigem um enorme conhecimento de anatomia humana — algo que ele adquiriu com seus estudos e prática, inicialmente em ortopedia e, depois, na medicina estética.
O médico conta, inclusive, que seu interesse pela cosmiatria ganhou força quando percebeu que a melhoria na aparência pode ter um impacto emocional profundo nos pacientes e suas famílias. "Como ortopedista e traumatologista, tratei muitos pacientes com sequelas estéticas. Trabalhando junto com a cirurgia plástica, percebi a importância do resgate da autoestima das pessoas", relembra.
Aliando seus conhecimentos nas duas áreas, Dr. Gustavo Rocha começou a ministrar cursos sobre lipoenxertia guiada, procedimento que consiste na retirada de gordura de uma área do corpo e aplicação em outra. Hoje em dia, o foco de sua atuação profissional é a harmonização de glúteos, "Melhoramos a aparência do glúteo, especialmente em mulheres que sofrem com celulite ou que perderam peso após uma cirurgia bariátrica", explica.
Nesses tratamentos, Dr. Gustavo Rocha utiliza um método próprio, focado no descolamento da gordura e na estimulação de colágeno. Para isso, utiliza produtos como o ácido polilático e tecnologias como as ondas de choque acústicas — recurso que trouxe da ortopedia. O tratamento dura de 2 a 3 meses e melhora significativamente a celulite e a aparência da pele na região do glúteo e coxas. Além disso, Gustavo Rocha também realiza procedimentos nas panturrilhas, abdômen, braços e peitoral, sempre com foco na melhoria da condição da pele e, em muitos casos, no aumento de volume.
Em paralelo aos atendimentos, Dr. Gustavo Rocha também se dedica ao ensino, atuando em conjunto com outros colegas para formar novos profissionais de acordo com os padrões mais elevados da medicina. "O mercado de estética inicialmente foi dominado por profissionais sem qualificação adequada. Agora, é o momento para profissionais bem qualificados entrarem nesse mercado", observa. Ele ressalta, ainda, a importância da fiscalização de clínicas de estética pela Vigilância Sanitária, além do rastreamento dos produtos utilizados nos procedimentos.
Atualmente, o Dr. Gustavo Rocha atende em Belo Horizonte, onde reside, além de São Paulo e Montes Claros, sua terra natal. Os interessados em saber mais sobre o trabalho do médico podem entrar em contato através do telefone (31) 97266-1571 ou pelo Instagram @dr.gustavo_rochaa