Investigados criaram meio para desviar benefícios previdenciários válidos
Foto: Divulgação/ PF |
Campinas, SP – A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (11/07), três mandados de busca e apreensão na cidade de Campinas-SP, para aprofundar a investigação sobre desvio de valores de benefício previdenciário.
A investigação, iniciada no mês de junho de 2023, envolvendo a apuração da prática dos crimes de estelionato e organização criminosa, teve por ponto de partida um boletim de ocorrência registrado em 14.07.2022, na Delegacia de Polícia Civil em Araguatins-TO, noticiando supostas fraudes por meio de violações nos sistemas operacionais do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, que resultaram em pagamentos indevidos de benefício previdenciário.
O real beneficiário do INSS foi surpreendido com a transferência do seu pagamento para Campinas-SP.
Por meio do rastreamento dos pagamentos, operações de depósitos e transferências de valores, a Polícia Federal chegou a duas investigadas e diversos favorecidos pelo esquema na cidade de Campinas.
Na data de hoje foram cumpridos 3 (três) mandados de busca e apreensão, expedidos pela Juíza Federal Valdirene Ribeiro de Souza Falcão, titular da 9ª Vara Federal de Campinas, nos bairros Cidade Satélite Íris, Jardim Novo Campos Elíseos e Jardim Planalto de Viracopos, sendo apreendidos celulares, dispositivos eletrônicos e documentos físicos.
O prejuízo até agora conhecido perfaz o montante de R$ 67 mil.
O nome da operação (Cash Way), que em tradução livre do inglês significa "caminho do dinheiro", advém da busca dos destinos das operações de depósitos e transferências de valores subtraídos.