Informes - GERAIS

Veja por que o iPhone tentou se transformar em um console, mas não está conseguindo

11 de Julho de 2024

Desde 2021, quando a Apple lançou a décima terceira geração do iPhone, muitos analistas enxergaram uma ligeira movimentação da marca em direção ao lucrativo mercado de videogames. Um dos principais destaques do iPhone 13 Pro e do iPhone 13 Pro Max foram o seu armazenamento de até 1 TB e um desempenho gráfico mais potente do que nunca.

Para os analistas, essas melhorias não foram por acaso, pois coincidem exatamente com o que se esperava de um aparelho capaz de rodar jogos cada vez mais pesados e complexos. No entanto, anos depois, mesmo com os esforços da empresa, a realidade atual é que o iPhone não deu certo como um console de jogos.

Tentativa frustrada

Existem vários motivos que justificam o fracasso do iPhone em se estabelecer como um console de jogos. Primeiramente, há a questão dos controles. Apesar dos usuários terem se acostumado a jogar games como Candy Crush e Clash of Clans em telas sensíveis ao toque, os jogos de videogame mais complexos, conhecidos na indústria como “AAA”, ainda exigem controles físicos para oferecer uma jogabilidade mais completa e agradável.

Outro aspecto que também coloca o iPhone abaixo dos principais consoles da atualidade é a bateria. Ou seja, não restam dúvidas de que bateria do iPhone é ótima para assistir a filmes e séries, acessar jogos de cassino de qualidade e rodar jogos de menor complexidade, mas para executar títulos tão pesados e intrincados como os “AAA”, o iPhone precisaria de uma bateria ainda melhor e com mais horas de autonomia.

Além disso, existe o custo envolvidos para otimizar ou criar jogos de console para uma nova plataforma, que é o iOS. Como muitos desenvolvedores ainda permanecem céticos sobre o iPhone como console, a verdade é que a Apple falhou em convencê-los acerca do potencial do smartphone. Como resultado, a biblioteca de jogos do iPhone ainda é limitada, e com pouquíssimas opções de games similares ao que é encontrado nas bibliotecas do PS5, Nintendo Switch ou Xbox Series S.

O que é necessário para ter sucesso no mercado de consoles?

Cada vez maior e responsável por movimentar dezenas de bilhões de dólares ao ano, a indústria de games e consoles já despertou a atenção de várias marcas gigantes do setor de tecnologia. Porém, a grande questão é: o que as empresas precisam fazer para ter sucesso nesse meio?

Na última década, o console mais bem-sucedido do mercado foi o Nintendo Switch, lançado pela Nintendo em 2017. Com mais de 141 milhões de consoles vendidos até o início de 2024, o Switch alcançou esse status ao oferecer um design diferente e flexível, além de apostar constantemente em jogos inovadores.

Outra razão para o sucesso do aparelho é a sua variedade de jogos, com títulos “AAA” para todos os públicos. Portanto, o consenso entre os especialistas é que ter a coragem de ousar e ser criativo talvez seja o grande segredo para fazer sucesso no mundo dos games no século XXI.

Comentários
Assista ao vídeo