Viver - Saúde

Os benefícios da hipnose para ansiedade, depressão, síndrome do pânico, insônia e procrastinação

2 de Julho de 2024

A hipnoterapeuta Agatha Olinger explica como funciona e quais os efeitos dessa abordagem

Foto: Freepik/ Divulgação

As técnicas de hipnose vêm sendo aplicadas por terapeutas há mais de um século e vêm ganhando cada vez mais espaço graças às pesquisas que confirmam sua segurança e eficácia. De acordo com esses estudos, a hipnoterapia, quando combinada com o tratamento clínico, pode trazer resultados positivos no controle de quadros como depressão, insônia, ansiedade, procrastinação, entre outros.

Além disso, as técnicas de hipnose também podem ser usadas para aprimorar o foco e a concentração, ou para auxiliar no desenvolvimento de outras competências mentais desejadas pelo paciente. No entanto, ainda é comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre essa abordagem. Mas, afinal, como funciona a hipnoterapia?

A hipnoterapeuta Agatha Olinger explica que durante uma sessão, o terapeuta induz no paciente um estado de relaxamento profundo e foco intenso, conhecido como transe hipnótico, em que ocorrem alterações no cérebro do paciente. “Durante o tratamento, o neo-córtex, região responsável pela nossa consciência, passa a ignorar os sinais enviados pela amígdala, nosso centro emocional. Assim, sem o senso crítico, as sugestões hipnóticas tornam-se viáveis”, detalha. “Nesse estado, o terapeuta pode ajudar a pessoa a acessar pensamentos, sentimentos e memórias subjacentes que podem ser difíceis de alcançar em estado de consciência normal”.

Agatha lembra, também, que pesquisas conduzidas em algumas das universidades mais renomadas do mundo estão explorando a ciência por trás da técnica, fornecendo subsídios para maximizar os benefícios da hipnose. Dessa forma, a abordagem pode ser utilizada para tratar traumas emocionais ou doenças psicossomáticas com sucesso, promovendo o reequilíbrio do organismo e melhorando o desempenho em diversas atividades, como estudos, esportes ou trabalho.

A especialista enfatiza que a hipnoterapia é um tratamento seguro, esclarecendo dúvidas comuns e desfazendo concepções erradas sobre o tema.. “Independentemente do objetivo para o qual a hipnose é aplicada, o paciente mantém total controle sobre seus atos durante o tratamento: sabe onde está e o que acontece ao seu redor”, explica. “O resultado aparece justamente da colaboração da consciência com as sugestões feitas pelo hipnoterapeuta”.

Agatha aponta que entre os principais benefícios da hipnoterapia estão:

  • Controle da ansiedade: a hipnoterapia pode ajudar a reduzir sintomas como pensamentos intrusivos e preocupações constantes.
  • Alívio da dor crônica: a hipnoterapia tem se mostrado eficaz no tratamento de dores crônicas, ajudando a pessoa a gerenciar e reduzir o desconforto físico.
  • Superação de medos e inseguranças: Através do tratamento, é possível abordar e superar ideias que causam sofrimento, promovendo um senso de autoconfiança.
  • Melhoria do sono: a hipnose ajuda a pessoa a relaxar a mente e o corpo, facilitando um sono mais tranquilo e reparador.
  • Autoconhecimento: no estado hipnótico, a pessoa é capaz de entender melhor suas emoções e padrões de pensamento, o que permite trabalhar diversas questões psíquicas.

Um dos pacientes de Agatha Olinger, Marcos A., relata que o tratamento com hipnoterapia foi um divisor de águas em sua vida. “Tinha crises de ansiedade quase diariamente, até já fui parar no hospital várias vezes achando que estava tendo um ataque cardíaco”, afirma. “A hipnose realmente foi a cura para as crises que me assombravam. Sou muito grato a Agatha por todo o processo de evolução nas sessões de hipnoterapia”, completa ele.

Agatha Olinger, hipnoterapeuta | Foto: Divulgação

Atualmente, Agatha Olinger oferece atendimento online e presencial nas cidades de Florianópolis, Curitiba e São Paulo. Se você também deseja recuperar o bem-estar emocional através de um tratamento natural e eficaz, saiba mais sobre o trabalho da terapeuta em www.agathaolinger.com.

Comentários
Assista ao vídeo