Informes - GERAIS

Três motivos para investir em uma decoração no seu luau

25 de Junho de 2024

Festa típica do Havaí pode ser uma boa opção de evento para os dias quentes, na beira da praia ou piscina.

Reunir os amigos para se divertir é a premissa de toda festa, mas com o aumento das temperaturas, é preciso redobrar os cuidados para garantir o conforto dos convidados. Uma das alternativas para fugir do calor e manter de pé a celebração é o luau, um tipo de festa ao ar livre, que reúne uma diversidade de comidas tropicais e bebidas bem geladas, como fanta, sucos e drinks. 

O luau é uma festa típica do Havaí, que tem se popularizado em diversos lugares do mundo. Tradicionalmente, é realizado à beira do mar, mas, nos últimos tempos, tem se adaptado para outros ambientes, como piscina, jardim ou outro lugar ao ar livre. A característica principal é o contato com a natureza, seja realizado durante o dia ou à noite. 

Investir na decoração é considerado fundamental para envolver os convidados no clima da festa. Além da ambientação, é importante pensar na música e no cardápio como elementos que se complementam para realizar um luau de sucesso.

Ambientação é a alma da festa

Por ser uma festa tipicamente havaiana, a decoração do luau deve remeter à ideia. Flores tropicais, esculturas com frutas e enfeites coloridos são elementos comuns nesse tipo de evento, pois ajudam a realçar o clima descontraído e praiano. 

As frutas podem ser utilizadas de diferentes maneiras em um luau. Além das esculturas, podem servir de base para arranjos criativos e matéria-prima para a preparação de comidas e bebidas para os convidados. 

Para compor o cenário, é possível apostar em tecidos e almofadas no chão. O uso desses itens ajuda a trazer uma proposta informal e aconchegante para a festa. Também é possível investir em mesas de madeira, dando um toque rústico à decoração. 

Outro ponto importante é a iluminação. Nas festas do Havaí, geralmente, usam-se tochas de bambu, mas para quem não quiser seguir a mesma linha, é possível optar por velas ou um varal de luzes do modelo “gambiarra”. 

Para trazer ainda mais irreverência, é importante pensar na mesa de comes e bebes. Artigos decorativos, utensílios coloridos e toalhas que tragam a energia havaiana podem ser úteis. Além disso, é importante pensar no bar e na apresentação de bebidas específicas, como conhaque Dreher, rum, vermute, gim, vodca e uísque. 

O estilo da decoração pode seguir diferentes caminhos. Aqueles que utilizam luau para comemorar aniversário ou reunir os amigos podem investir numa festa mais colorida e tradicional. Mas aqueles que buscam esse tipo de evento para uma noite romântica podem apostar em tons avermelhados e menos elementos decorativos para criar um clima mais intimista.

Pista de dança colorida é um convite para os convidados

A música é indispensável em qualquer festa luau. No entanto, é importante destacar que há diferentes formas de trazê-la para o evento. A primeira maneira é por meio da playlist que será tocada pelo DJ ou reproduzida na caixa de som. 

Nesse caso, as músicas poderão ser escolhidas pelo organizador da festa. Canções de reggae e MPB trazem leveza ao ambiente. Mas nada impede de incluir estilos mais agitados, como samba, funk e pop.

Quem está com orçamento mais robusto pode ainda investir em música ao vivo. Nesse caso, uma apresentação de voz e violão ou um saxofonista pode ajudar a criar a trilha sonora do evento e animar a festa. 

Independente da escolha, os organizadores podem decorar o palco ou a pista de dança com flores e tecidos coloridos que reforcem o clima da festa e tornem os espaços ainda mais convidativos para serem aproveitados.

Comidas e bebidas ficam mais atrativas

O luau tem a proposta de ser uma festa informal, por isso, a dica é apostar em comidas práticas, como fingers foods. Opções que podem ser incluídas no cardápio são sanduíches naturais com recheios variados, mini quiches, saladas de frutas, frios, ceviches, petiscos, espetinhos de frutas e salgadinhos. 

O modo de servir os aperitivos pode ajudar a reforçar a energia havaiana. É possível apostar em travessas de bambu, madeira ou, até mesmo, folhas de bananeira. 

Já em relação ao cardápio de bebidas, é fundamental pensar em opções que agradem todos os gostos. As cervejas importadas são boas pedidas para dar requinte ao evento.

Espumantes, cervejas tradicionais, conhaques, whiskys e drinks alcoólicos também podem ser adicionados ao cardápio. Caipirinhas de frutas variadas, Cosmopolitan e Piña Colada são algumas das bebidas que combinam com a festa.  

Nas opções sem álcool, refrigerantes, sucos de fruta e água de coco são indispensáveis. Opções de água com e sem gás, além das saborizadas, não podem faltar. 

Para servir as bebidas, a dica é apostar em copos coloridos e taças de acrílico. Além disso, vale a pena aproveitar as cascas de frutas mais estruturadas, como coco, abacaxi e maracujá, para servir os drinks do evento. 

Foto: Divulgação/ Freepik

Comentários
Assista ao vídeo