Parte da programação oficial dos 168 anos de Ribeirão Preto; lançamento inclui um passeio guiado pelos locais
Créditos: Vinicius Barros |
De frente para a Praça XV de Novembro, um palacete de 19 cômodos, na esquina das ruas Duque de Caxias e Tibiriçá, atrai o olhar de quem circula diariamente pelo Centro. Embora familiarizada com a fachada burguesa característica da década de 1920, a maioria da população jamais entrou ali ou conhece a história do sobrado construído para servir de lar a um prefeito da época.
A poucos metros do Palacete Camilo de Mattos, na mesma calçada, está a biblioteca Sinhá Junqueira. A casa de dois andares foi erguida no início da década de 1930 sob influência da arquitetura neoclássica e elementos do período neocolonial brasileiro. Ali, moravam o maior produtor de açúcar das Américas e sua esposa.
Estes e outros prédios compõem o patrimônio cultural do Centro e foram retratados no projeto ‘Que Lugar é Esse?’, a ser lançado pelo Sesc de Ribeirão Preto nesta quarta-feira, dia 19 de junho, quando o município comemora 168 anos de fundação. O projeto consiste num kit com um mapa do entorno e treze cartões-postais, cada um deles retratando um patrimônio, que será distribuído em pontos estratégicos da cidade e aos participantes das atividades do Sesc.
Com a presença de autoridades locais — como o prefeito Duarte Nogueira e o secretário municipal de Cultura, Pedro Leão —, o evento de lançamento será às 10 horas do dia 19, no auditório do Sesc Ribeirão Preto. “Para construir um bom futuro é necessário conhecermos a fundo o passado. Valorizar nosso patrimônio é fundamental para isso”, comemorou Pedro Leão.
Depois da apresentação do projeto, por volta das 10h45, começa ali uma visita guiada a cinco dos patrimônios culturais, com acompanhamento do turismólogo e guia de turismo Rogério Gomes e mediação do designer e ilustrador Denis Tchepelentyky. Com vagas limitadas, a atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo portal sescsp.org.br ou pessoalmente, na central de atendimento do Sesc. No portal, também será possível acessar detalhes sobre o projeto e os treze patrimônios.
Com textos da escritora e jornalista Ana Flávia Lima e imagens de Denis Tchepelentyky, os cartões-postais não revelam o nome do edifício a que se referem, mas trazem informações e a imagem de um detalhe dele. A ideia é instigar o interesse e o pertencimento, ampliando o acesso das pessoas aos bens públicos.
“Queremos que o maior número possível de pessoas tenha oportunidade de conhecer e frequentar estes espaços que carregam em si parte da nossa história”, afirmou o turismólogo Vitor Hugo Vieira, responsável pela programação de Turismo do Sesc Ribeirão Preto.
Os cartões-postais
Revelando novas facetas de uma Ribeirão Preto formada de múltiplas temporalidades e histórias, os postais trazem informações dos seguintes locais:
1- Palacete Camilo de Mattos
2- Biblioteca Sinhá Junqueira
3- Centro Cultural Palace
4- Theatro Pedro II
5- Edifício Meira Júnior
6- Edifício Diederichsen
7- Praça XV de Novembro
8- Praça Carlos Gomes
9- MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto)
10- Palácio Rio Branco
11- Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto
12- Mercado Municipal
13- Sesc Ribeirão Preto.
SERVIÇO
Lançamento do projeto ‘Que Lugar é Esse?’
Data: 19/6, quarta, às 10h
Local: Auditório Sesc Ribeirão
Inscrições no portal www.sescsp.org.br/ programacao/que-lugar-e-esse-