Filmagens de “Outres de Nós” estão marcadas para este mês e serão realizadas no Teatro ETT, no Campus Park UniSociesc
O Teatro ETT, no Campus Park UniSociesc, em Joinville (SC), foi o local escolhido por Jesus Lumma para a gravação de seu novo clipe: “Outres de Nós”. As filmagens estão marcadas para este mês. O novo trabalho da cantora e compositora maranhense radicada em Joinville vai percorrer narrativas da luta de gênero e da busca por equidade.
Com a participação especial da cantora e compositora Dandara Manoela, o projeto foi aprovado em primeiro lugar na Lei Paulo Gustavo, que destina recursos para ações e projetos culturais em todo o país.
Autora de “E eu” - composição conhecida nacionalmente depois de ser incluída na trilha sonora da novela “Quanto mais vida, melhor!”, da Rede Globo - Jesus Lumma diz que a escolha do Campus Park UniSociesc para a gravação do novo clipe foi baseada, principalmente, na história do Teatro ETT.
“A abertura desse espaço à comunidade e o olhar voltado ao fortalecimento e à divulgação do que se produz na cidade, no que diz respeito à arte, foram alguns dos motivos para a escolha. Os anos de existência do Teatro, por onde já passaram tantos talentos artísticos de Joinville, e sua importância para a classe artística também pesaram na decisão”, comenta Jesus Lumma.
A infraestrutura moderna de som e luz somada à arquitetura “tradicional” do Teatro ETT foram outros fatores importantes. “A arquitetura tradicional vai ser parte da estética visual do videoclipe, mas não é só isso. Não posso deixar de destacar o quanto a UniSociesc e o Campus Park se colocaram disponíveis para contribuir com o projeto”, continua a artista.
Segundo Jesus Lumma, a música fala sobre o apoio da comunidade, a importância dessa força e a necessidade de retribuir. “A UniSociesc deu todo esse apoio ao permitir que as gravações fossem realizadas em suas dependências.”
O que esperar do novo trabalho de Jesus Lumma
"Outres de Nós" explora duas personagens principais, Jesus e Dandara, em uma narrativa na qual a luta de gênero e a busca por equidade serão transformadas em um ritual teatral, surrealista e místico.
O universo metafórico do clipe vai dar às cenas a poética que as artistas desejam. Inspirado na estética cinematográfica clássica, em formato 4:3 e com câmera estática, a ideia é criar a sensação de quadros.
Jesus Lumma explica que, neste trabalho, a direção de arte está voltada à valorização das artes manuais e do artesanato, na contramão da maioria das produções de vídeo que supervalorizam a inteligência artificial, tirando de cena o talento dos profissionais de arte.
“Vamos trazer para dentro da concepção visual do clipe o trabalho de artistas locais que, em sua arte e artesanato, usam resíduos que seriam descartados, poluindo o meio ambiente”, revela a artista.
A diretriz do videoclipe, finaliza Jesus, é justamente essa: “Trabalhar com uma equipe predominantemente local, valorizar os talentos da região e dar visibilidade a pessoas que compõem recortes historicamente minorizados.”
A simetria e a harmonia das imagens foram cuidadosamente planejadas pela produção. Tudo está alinhado ao processo narrativo das cenas e ao estilo das artistas. A data de lançamento do novo clipe, no entanto, ainda não foi divulgada e os fãs de Jesus Lumma terão de esperar mais um pouco por esse spoiler.
Ficha técnica