Max B.O, no comando da comissão de frente do especial de carnaval do Manos e Minas, recebe os puxadores do Berço do Samba. A edição carnavalesca vai ao ar no sábado (1/3), às 17h, na TV Cultura.
Formado por compositores e músicos do bairro de São Mateus, em São Paulo, o reduto do samba foi iniciado há cerca de 20 anos com o propósito de mostrar ao grande público suas composições e intérpretes, cantando suas crônicas, poesias e exaltações em forma de samba de terreiro, partido alto, calango, jongo, samba de roda, sincopado, dentre outros.
O grupo já se apresentou em diversos locais de São Paulo, participou de festivais de música e chegou a representar o Brasil em Nova York, no Synphony Space pelo World Music Institute.
Durante o programa, o Berço do Samba apresenta clássicos do samba enredo do carnaval paulistano. Dentre elesNegros Maravilhosos, da Camisa Verde e Branco (1982); Palmares raiz da Liberdade, da Nenê de Vila Matilde (1982); e Se a moda pega, da Vai-Vai (1983).
Os integrantes ressaltam que a formação nasceu em rodas de sambas realizadas nas casas de familiares. Em 2007, lançaram o álbum Berço do Samba de São Mateus.
No quadro Discoteca Básica, a cantora e pesquisadora Juçara Marçal mostra preciosidades de Gilberto Gil, Germano Mathias, Paulinho da Viola e Clementina de Jesus.
O videorrepórter Rodney Suguita foi até o Cambuci acompanhar o ensaio da escola de samba Lavapés, a mais antiga de São Paulo, que desfila neste sábado (1/3) no carnaval paulistano.