Conteúdo e a parte estética estão entre os pontos de análise
Foto: Divulgação/ Freepik |
As viagens da imaginação e o desenvolvimento intelectual das crianças são aspectos que merecem significativa atenção por parte dos adultos.
Neste contexto, é válido investir em ampliar o acervo literário da criança, com o objetivo de proporcionar aos pequenos experiências significativas, e aumentar o apreço pela arte e oferta de estímulos que ajudem a fomentar uma melhor compreensão em relação ao ambiente em que eles estão inseridos.
No que diz respeito à escolha dos livros infantis, é preciso levar em consideração algumas questões inerentes ao perfil de cada criança, sem falar na faixa-etária que precisa ser observada.
Entretanto, é possível observar alguns pontos que podem influenciar nessa decisão. Conheça alguns deles!
Qualidade da escrita e estética
Além do conteúdo literário que ajuda a ampliar o vocabulário e o repertório cultural do leitor, os livros também precisam agregar valor do ponto de vista estético. Pensando nisso, confira na sequência quais devem ser os tópicos observados nesse contexto:
Qualidade básica do texto, no que diz respeito a parte gramatical e abordagem do tema;
Trabalho estético executado com relação a fotos e acabamento final da obra;
Adequação da abordagem e conteúdo com a faixa-etária indicada;
Equilíbrio entre volume de texto e imagens.
Projeto gráfico
O projeto gráfico precisa apresentar equilíbrio entre texto, ilustrações, materialidades (cor da página a e tipo de material que é composto), diagramação, entre outros pontos. Neste contexto, os pontos a serem observados devem ser:
Adequação da proposta gráfica ao texto e as competências de leitura do leitor;
Ajuste no tamanho e tipos de letras ao nível de leitura e faixa etária da criança;
Nível de qualidade das ilustrações e suas relações com o texto;
Durabilidade do livro.
Quais os tipos de livros ideais para crianças?
Depois de abordarmos quais os critérios de escolha das obras, também é importante saber quais os tipos de livros infantis que são importantes e não podem faltar na vida da criança. Confira quais são!
Livro-imagem
Como o próprio nome já diz, esse tipo de literatura tem na imagem o elemento que é protagonista para facilitar a compreensão de todo o enredo proposto na publicação.
A narrativa puramente visual consiste em uma experiência na qual a imagem é usada para criar uma sequência de possibilidades que geram significado.
Humor
Quando falamos de humor, logo pensamos em uma abordagem com linguagem coloquial e divertida. Entretanto, essa parte mais engraçada também pode estar atrelada aos pequenos detalhes que, quando combinados com o texto, refletem esse teor mais descolado.
Neste contexto, é possível destacar a conexão entre palavras e imagens que, quando unidas, podem ser usadas com o elemento da ilustração para deixar a narrativa mais engraçada.
Texto informativo
Obras literárias que têm como propósito abordar histórias de ficção e histórias inventadas, para informar e agregar conhecimento para o leitor tem muito valor.
Elas conseguem, não só contribuir para a formação de quem lê, mas também aguçar a curiosidade e divertir as pessoas.
E aí, já sabe como escolher o melhor livro infantil para seu pequeno?
Para ser ainda mais assertivo na escolha de um livro, o ideal é fazer parte de um clube de leitura, que é o espaço ideal para troca de conhecimento e potencializar a proximidade entre as famílias.