Foto: Divulgação |
Professor Laqua, renomado por ser o criador da primeira Pós-graduação de Ilustração Infantil do Brasil, participa do lançamento de dois novos livros infantis. Essas obras foram ilustradas por ele e estão disponíveis de forma digital. Foram realizadas nas técnicas de aquarela com lápis de cor em papel 100% algodão.
Os dois livros fazem parte do projeto de fomento à cultura da Biblioteca Gralha Azul e realizados pela Editora ABC Projetos Culturais. Os dois livros infantis são: "Caçador de Borboletas", escrito por Diego Giani, e "O Mistério do Pote Amarelo", escrito por Dione Navarro. O primeiro foi ilustrado pelo Laqua e o segundo a quatro mãos com o amigo e ilustrador Wagner Muniz.
As obras estão disponíveis na Biblioteca Gralha Azul que é uma plataforma virtual dedicada a promover a produção literária do Paraná e dar visibilidade a escritores e ilustradores locais. A iniciativa valoriza talentos regionais e busca revelar novos, fundamentando-se em três pilares: o livro, a literatura e a leitura. Oferecendo obras em formatos impresso, digital e áudio, a biblioteca facilita o acesso à literatura paranaense, incluindo recursos para pessoas com deficiência visual, não alfabetizadas e com dislexia. Além de disponibilizar e-books gratuitos, a Biblioteca Gralha Azul promove o protagonismo infantojuvenil por meio de oficinas literárias gratuitas. Realizada pela Editora ABC Projetos Culturais, a biblioteca se estabelece como um ambiente cultural inclusivo e seguro para jovens leitores.
"Caçador de Borboletas" narra a história da Família Fonseca através dos olhos de um relógio de parede, o narrador oculto. Esse relógio passou de geração em geração até ser cuidado por José Fonseca. A história se desenrola com José construindo uma família, enfrentando a perda de sua esposa e, ao envelhecer, sendo forçado a se separar do relógio amigo. Trata-se de uma narrativa emocionante que explora temas de amizade, tradição e o passar do tempo.
"O Mistério do Pote Amarelo" segue a história de um pote amarelo, favorito do neto da Tia Su, que chega a uma casa cheia de belas louças femininas. O pote se torna o centro das atenções, mas um dia desaparece. Uma abelha detetive é chamada para investigar e descobre que o Pote Amarelo está visitando uma caixa de louças quebradas, onde se apaixona por uma xícara de asa quebrada. Este conto aborda temas de amor, aceitação e inclusão.
Com esses lançamentos, a Biblioteca Gralha Azul reforça seu compromisso de promover a literatura paranaense e incentivar a leitura entre crianças e adultos. Para facilitar o acesso à literatura, todos poderão baixar gratuitamente os livros em formato PDF. Esse recurso permitirá que escolas utilizem o material em suas aulas, pais leiam para seus filhos em tablets e contadores de histórias promovam rodas de leitura para crianças e adultos.
Você pode acessar o livro “O Caçador de borboletas” neste link: https://bibliotecagralhaazul.com.br/cacador-de-borboletas/
Foto: Divulgação |
Com mais esse dois livros Laqua continua a enriquecer o universo da literatura infantil, oferecendo obras com ilustrações que trazem em sua narrativa sua forma autoral de encantar crianças.
Laqua é sempre ativo nas redes sociais, onde compartilha seu trabalho e interage com os seguidores seu instagram é (@professorlaqua) e YouTube (@laquaverso). Nos dias 7 e 8 de junho, ele estará em Ponta Grossa para lançar os dois novos livros infantis e fará a palestra “O ilustrador de livros infantis no mercado de trabalho: da interpretação do texto à prospecção ativa nas redes sociais”.
A pós-graduação de ilustração infantil terá nova turma se iniciando em agosto e você pode saber mais informações no link: https://ilustracaoinfantilautoral.com.br/