Velocista cruzou a linha de chegada em primeiro na prova dos 400m T20, em Kobe, no Japão
Atleta do Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo, o velocista Samuel da Conceição venceu os 400m na categoria T20 (para atletas com deficiência intelectual) no Mundial de Atletismo Paralímpico de Kobe, no Japão, e faturou o seu segundo título na competição – em 2023, ele foi ao topo do pódio na mesma prova em Paris, na França.
O velocista natural de Santo André (SP) completou o percurso com o tempo de 47s43, à frente do colombiano Obando Asprilla, o segundo colocado, e do malaio Nor Azmi, o terceiro. A vitória de Samuel foi contestada pela equipe de Nor, que alegou à World Para Athletics (WPA) que o brasileiro, ao tropeçar a poucos centímetros da linha de chegada, atrapalhou o atleta malaio. A queixa, no entanto, foi considerada improcedente.
Samuel é um fenômeno do paratletismo. Aos 25 anos, ele tem, além do bicampeonato mundial, o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago em 2023 e é o recordista mundial da prova. Ele treina na estrutura do Centro de Excelência Esportiva há oito anos.
Centro de Excelência Esportiva
Concebido em parceria da Secretaria de Esportes do Estado de SP com o município de São Bernardo do Campo, o Centro de Excelência de São Bernardo do Campo é um local dedicado ao aprimoramento de atletas de judô e atletismo. Localizado na cidade de São Bernardo do Campo, o objetivo principal do centro é desenvolver talentos esportivos, proporcionando-lhes condições ideais para treinamento, competição e desenvolvimento físico, técnico e psicológico.